10 Razões para trocar de HD para SSD no Mac

Há alguns anos, o SSD vem se destacando cada vez mais entre os usuário dos computadores da Apple, especialmente porque quem mexe com edição de fotos e vídeos precisa de rapidez e estabilidade na hora de trabalhar. Isso nunca foi algo que os HDs normais eram capazes de oferecer, ainda mais por serem tão frágeis. Com a tecnologia dos SSDs avançando e se tornando mais comum, seus preços também ficaram mais viáveis e esta se tornou uma ótima opção para se usar nos diferente modelos de Mac. Se ainda quiser saber os benefícios, basta conferir nossa lista abaixo com as 10 principais razões para trocar o HD pelo SSD no Mac!

1. Rapidez

nao-comprar-o-novo-macbook-pro-poder

O aspecto mais apelativo de se usar um SSD no Mac é que ele é muito mais rápido que um HD comum. Durante as mesmas situações, é possível ter uma performance 100 vezes mais rápidas com um SSD em relação a um HD, seja na hora de ligar o Mac ou de se usar seus softwares.

Se a agilidade do computador é algo que vai facilitar o seu trabalho, não há dúvidas de que trocar para um SSD te ajudará bastante, ainda mais se for editar fotos e vídeos em programas mais pesados.

2. Sem aquecimento excessivo

O HD consiste de um disco que fica girando sempre que está em uso, o que explica o barulho que ele fica fazendo constantemente. Esta  movimentação toda também é o motivo para a peça ficar bem quente com uso intenso, algo definitivamente preocupante a longo prazo.

No SSD, não há partes móveis e isso significa que você nunca precisará se preocupar com o aquecimento excessivo. É claro que ele ainda emitirá algum calor, mas nada suficiente para causar danos internos.

3. Resistência

Outro aspecto extremamente importante do SSD é que ele é bem mais resistente que o HD. Isso se deve principalmente pelo fato do HD ter partes mecânicas que podem colidir umas com as outras e riscar o disco onde toda a informação está armazenada.

Como o SSD é mais sólido e sem partes separadas, ele pode até sofrer algumas quedas ou colisões que ainda continuará funcionando e não perderá os dados armazenados. É claro que você ainda deve tomar todo cuidado do mundo com seu SSD, afinal, nem ele dura para sempre.

4. Flexibilidade

Bateria do MacBook

Outro ponto positivo do SSD é como ele é flexível em seu uso, já que você pode instalá-lo no lugar do HD dentro do Mac ou simplesmente usá-lo como um flash drive gigante quando precisar de armazenamento extra.

5. Excelente para jogos

Sabemos que o Mac não tem tantas opções de jogos quanto o Windows, mas ainda há uma boa variedade de games que você pode aproveitar nele. Se tiver um SSD para acompanhar, você ainda terá a vantagem dos games rodarem ainda mais rápidos que nunca, o que pode ser uma vantagem em jogos online, por exemplo.

O bom é que no geral, a performance toda do jogo será aprimorada e você notará tempos de carregamento consideravelmente menores que o normal.

6. Longevidade

Como mencionamos, o HD é uma peça totalmente mecânica e que pode quebrar com qualquer colisão mínima. Isso é péssimo a longo prazo e meio que faz com que você tenha que comprar outros modelos depois de alguns anos.

Com o SSD, você terá uma longevidade bem melhor e não terá que se preocupar se a peça vai quebrar a qualquer momento depois de apenas 2 ou 3 anos de uso.

7. Silencioso

hd-externo-para-mac-ssd

Já que o SSD não tem nenhuma parte móvel, ele também é consideravelmente mais silencioso que o HD, que fica com o disco girando sem parar e fazendo barulho toda hora. Desta forma, fica muito mais confortável de usar o Mac de noite ou quando alguém está tentando dormir no mesmo cômodo.

8. Preços caindo

O que mais afastava as pessoas do SSD é que ele era muito caro quando foi introduzido no mercado, mas isso já está mudando há um bom tempo. Atualmente, você conta com excelentes opções de preço dependendo do que está procurando e a diferença entre o SSD e o HD já não é tão perceptível quanto antes.

9. Diversos modelos

Parte do que mencionamos sobre os preços estarem caindo se deve ao fato de tantos modelos de SSD estarem no mercado atualmente. Empresas como a Samsung, Sandisk e Kingston (só para citar exemplos bem comuns) estão produzindo cada vez mais modelos de SSDs todos os anos.

Isso ajuda o consumidor a escolher o modelo que mais se adapta às suas necessidades, seja pelo tamanho da peça, preço ou espaço de armazenamento.

10. Sem magnetismo

ssd

O HD precisa de magnetismo para funcionar, já que é assim que os dados são escritos ou lidos no disco rígido. A parte negativa disso é que qualquer força magnética mais forte (como um imã potente) pode apagar todos os dados do HD.

Já o SSS não precisa e nem depende do magnetismo para funcionar, então você nunca precisará se preocupar com um problema desses e seus dados sempre estarão à salvo.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Me falta dinheiro e coragem para ter um MAC

Deixe uma resposta ou comentário

%d blogueiros gostam disto: