Manipulando arquivos através do FTP com PHP

Manipulando arquivos através do FTP com PHP

Olá pessoal, nesse artigo irei abordar algumas funções para manipular arquivos através do FTP (File Transfer Protocol), como por exemplo: fazer a conexão com o servidor, enviar um arquivo, remover um arquivo ou diretório, entre outros.

Vamos começar definindo as informações necessárias para realizar a conexão com o servidor FTP. Para isso irei criar um array() com o host, usuario e senha.

Definidos os dados para realizar a conexão, vamos abrir a conexão com o servidor e fazer o login:

Conectados no servidor FTP, podemos começar a manipulação de arquivos. Vamos começar enviando um arquivo local para o servidor FTP:

Para realizar o processo inverso, ou seja, copiar um arquivo do servidor FTP para o servidor local, utilizamos a seguinte função:

Podemos também remover um arquivo ou um diretório:

Há ainda várias outras funções para manipulação de arquivos, como:

Depois de realizarmos todas as operações necessárias, precisamos fechar a conexão com o servidor FTP:

Podemos, através do PHP, realizar várias funcionalidades que um programa FTP, como o Filezilla, por exemplo, realiza. Você pode ver todas as funções disponíveis no manual do PHP. Bom pessoal, é isso. Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, abraços.

Fonte: http://rafaelcouto.com.br

Tags: ftp, php

Related posts

Upload de imagens com PHP

Upload de imagens com PHP

Upload de arquivos é a possíbilidade de você enviar um arquivo local para o servidor através do seu navegador. Antes de colocarmos a mão na massa...

Posted

Leave a Reply

Deixe uma resposta ou comentário