Como reiniciar sua placa de vídeo sem reiniciar o Windows

Como reiniciar sua placa de vídeo sem reiniciar o Windows

De repente, tudo trava na tela. Isso pode acontecer no meio de um jogo que leva sua placa de vídeo ao limite, mas também pode acontecer navegando por sites com scripts pesados ou mesmo realizando outras tarefas no computador. Nada responde e reiniciar o sistema operacional parece ser a solução.

Antes de invocar os poderes do Ctrl+Alt+Del ou apertar com vontade o botão de reset no gabinete, você pode tentar reiniciar o sistema gráfico do Windows, praticamente reiniciando a placa de vídeo no lugar da CPU inteira.

Basta utilizar o atalho Win+Ctrl+Shift+B para forçar somente a reinicialização do subsistema gráfico do Windows 10 ou 8. Abaixo dessas versões, essa dica não funciona. O atalho independe do tipo de GPU, seja AMD, Intel ou Nvidia.

Executada essa ação, sua tela irá apagar por um breve momento e poderá haver o som de um beep. Mas depois disso tudo voltará ao normal, sem que nenhum programa aberto seja fechado e nenhum arquivo seja modificado. Se o travamento anterior foi provocado por uma falha na renderização de vídeo, o problema estará resolvido de forma mais segura e rápida do que uma reinicialização total do sistema.

Related posts

Leave a Reply