Home Últimas Notícias Como Proteger seu Site WordPress com Senha...

Como Proteger seu Site WordPress com Senha: Todos os Métodos

Como Proteger seu Site WordPress com Senha: Todos os Métodos

Como Proteger seu Site WordPress com Senha: Todos os Métodos

Procurando uma maneira de proteger o WordPress com senha? Há uma série de maneiras diferentes que você pode adicionar proteção por senha ao seu site, que vão desde a senha protegendo todo o seu site WordPress, apenas uma parte específica do conteúdo, ou mesmo apenas parte de um outrowise-pública peça de conteúdo.

Algumas dessas soluções requerem o uso de um plugin, enquanto outras funcionam com funcionalidades ou configurações centrais do WordPress que você pode fazer em um nível de servidor.

Neste post, vamos tentar cobrir o maior número possível de métodos diferentes. No total, vais aprender:

Você pode clicar em qualquer um dos links acima para saltar direto para um método específico, ou você pode ler para aprender todos os métodos como proteger seu site WordPress com senha.

Como Proteger seu Site WordPress Inteiro com Senha

Se você quiser proteger com senha todo o seu site WordPress, você tem duas opções principais:

  • Um plugin
  • Autenticação HTTP ao nível do servidor

Dos dois, o método plugin é definitivamente mais amigável e melhor para um site voltado para o usuário, enquanto a autenticação HTTP é um método eficaz para proteger um site de propagação em fases ou outro tipo de site não voltado para o usuário.

Como Proteger o Site WordPress com um Plugin

Para proteger todo o seu site WordPress com senha, recomendamos o plugin gratuito Protegido por senha da Ben Huson, que é altamente classificado e disponível no WordPress.org.

Depois de instalar e ativar o plugin, pode aceder a Definições → Password Protected para configurar as definições do plugin.

Marque a caixa Status protegido por senha para ativar a proteção por senha e digite a senha desejada na caixa Nova senha.

Outra coisa boa sobre o plugin é que ele também lhe dá a opção de listar certos tipos de usuários/pedidos, bem como endereços IP. Você pode configurá-los se desejar:

Como proteger com senha todo o seu site WordPress

Como proteger com senha todo o seu site WordPress

Depois de ativá-lo, qualquer pessoa que tente visitar o seu site terá de introduzir uma palavra-passe numa versão descascada da página de início de sessão do WordPress:

O formulário de senha para todo o site

O formulário de senha para todo o site

Se pretender alterar o logótipo da página de início de sessão para longe do logótipo genérico do WordPress, pode utilizar o plugin gratuito do Login Logotipo.

Como Proteger com Senha o Site WordPress com Autenticação HTTP

Com a autenticação HTTP básica (também conhecida como proteção htpasswd), você pode adicionar uma camada extra de proteção por senha antes que as pessoas possam até mesmo carregar seu site, e é por isso que ela faz uma ótima opção para sites de desenvolvimento ou de preparação.

Se você hospedar seu site WordPress em Kinsta, você pode usar nossa ferramenta de proteção de senha fácil (htpasswd) no painel do MyKinsta. Você pode encontrá-lo na seção “Ferramentas” do seu site. Basta clicar em “Ativar”, escolher um nome de usuário e senha, e você está pronto para ir!

Ativar proteção .htpasswd

Ativar proteção .htpasswd

Depois de ativado, seu site do WordPress precisará de autenticação para acessá-lo. Você pode alterar as credenciais a qualquer momento ou desativá-las quando não precisar mais delas.

Prompt de autenticação .htpasswd

Prompt de autenticação .htpasswd

Como Proteger um Diretório com Senha

Precisa de uma senha para proteger um diretório no seu site? Talvez você tenha uma pasta que reside fora da sua instalação do WordPress que você não quer que o público tenha acesso.

Se você hospedar seu site WordPress em Kinsta, nossa equipe de suporte pode ajudar com isso. Caso contrário, você também pode fazer isso com a proteção htpasswd, você só precisa atualizar os diretórios de acordo.

Apache

Para configurá-lo manualmente, você precisará primeiro criar um arquivo .htpasswd. Você pode usar esta útil ferramenta geradora. Em seguida, carregue o arquivo para um diretório que você está querendo proteger.

www/user/public/protecteddirectory

Em seguida, crie um arquivo .htaccess com o seguinte código e enviá-lo para o caminho do diretório que você deseja proteger. Certifique-se de atualizar o caminho do diretório e o nome de usuário.

AuthType Basic  
AuthName "restricted area"  
AuthUserFile /www/user/public/protecteddirectory.htpasswd  
require valid-user

Nginx

Se você estiver executando o Nginx, você também pode restringir o acesso com autenticação básica HTTP. Confira este tutorial.

Se você hospedar com um provedor que tenha cPanel, você pode configurar um diretório protegido por senha com a ferramenta “Privacidade do Diretório”, localizada na seção Arquivos.

Privacidade do diretório cPanel

Privacidade do diretório cPanel

Como Proteger um Post com Senha, Página e Produtos WooCommerce

Se você quiser proteger com senha um único post, página ou produto WooCommerce, o WordPress realmente inclui um recurso incorporado para ajudá-lo a configurá-lo através de sua configuração de Visibilidade.

Você encontrará a configuração Visibilidade no editor WordPress, para que possa usá-la para todos os tipos de conteúdo que mencionamos acima, bem como para qualquer outro tipo de mensagem personalizada que você possa estar usando em seu site.

Para começar:

  • Abra o editor WordPress para o conteúdo ao qual você deseja adicionar proteção por senha.
  • Encontre a opção Visibilidade na barra lateral do lado direito.
  • Clique nele.
  • Selecione Password Protected e digite a senha que você deseja usar para desbloquear a publicação.

Aqui está o que parece no novo editor de blocos do WordPress:

Onde encontrar opções de visibilidade no editor de frases

Onde encontrar opções de visibilidade no editor de frases

E aqui está o que parece no editor WordPress clássico mais antigo:

Onde encontrar as configurações de Visibilidade do WordPress

Onde encontrar as configurações de Visibilidade do WordPress

Uma vez que você publicar ou atualizar o conteúdo, os visitantes serão solicitados a digitar a senha antes de poderem ver o post. Além disso, o WordPress irá prefixar “Protegido” antes do título da publicação:

Como funciona a proteção integrada da senha do WordPress

Como funciona a proteção integrada da senha do WordPress

Uma reviravolta legal neste método é que você pode realmente deixar as pessoas desbloquearem várias mensagens digitando a senha uma vez. Para configurar isso, tudo o que você precisa fazer é reutilizar a mesma senha em várias mensagens. Fácil, certo?

Uma vez que um visitante digite a senha uma vez, ele irá desbloquear automaticamente todas as partes do conteúdo que usam essa mesma senha. Se outra parte do conteúdo usar uma senha diferente, então os visitantes ainda precisarão digitar essa senha exclusiva.

Finalmente, para lhe dar uma idéia de como esse tipo de proteção por senha pode funcionar para um conteúdo diferente, aqui está como funciona com um produto WooCommerce. Você pode ver que os controles de visibilidade aparecem no mesmo local:

Como proteger com senha o produto WooCommerce

Como proteger com senha o produto WooCommerce

Como Proteger uma Categoria de Mensagens do WordPress com Senha

Como alternativa à proteção por senha de partes individuais de conteúdo, você também pode proteger categorias inteiras com senha.

A vantagem dessa abordagem é que ela facilita a adição de proteção por senha a vários pedaços de conteúdo e também é mais simples para seus visitantes, pois eles só precisam digitar a senha uma vez para desbloquear todo o conteúdo dessa categoria.

Para configurar essa funcionalidade, você precisará da ajuda de um plugin. Recomendamos duas opções:

  1. Categorias protegidas por senha, um plugin premium do Barn2 Media.
  2. Acesse a Categoria Senha, um plugin gratuito no WordPress.org

Como Usar Categorias Protegidas por Senha

As categorias protegidas por senha funcionam adicionando basicamente a mesma característica “Protegida por senha” que você viu na seção acima às suas categorias.

Depois de instalar e ativar o plugin, você pode ir para Posts → Categorias e editar a categoria à qual você deseja adicionar uma senha. Na parte inferior, você verá agora a mesma caixa de Visibilidade que você usou para proteger partes individuais do conteúdo com senha.

Escolha Senha protegida e digite a senha desejada.

Uma coisa boa é que o plugin permite que você adicione várias senhas, cada uma das quais irá desbloquear a categoria. Isso permite que você dê a cada pessoa/grupo uma senha única, o que torna mais fácil remover o acesso no futuro, se necessário:

Como adicionar uma senha a uma categoria

Como adicionar uma senha a uma categoria

Assim que você salvar suas alterações, os visitantes serão solicitados a inserir uma senha sempre que tentarem acessar uma publicação em uma categoria protegida por senha:

O formulário de senha para desbloquear a categoria

O formulário de senha para desbloquear a categoria

Em Configurações → Categorias protegidas, você também pode acessar algumas configurações extras que permitem que você controle a funcionalidade do plugin. Você pode:

  • Defina um prazo de validade para a senha (por exemplo, quanto tempo o conteúdo fica desbloqueado antes que os visitantes precisem digitar a senha novamente).
  • Escolha se deseja ou não mostrar conteúdo nas categorias protegidas em áreas públicas do seu site ou se deseja ocultá-lo completamente até que alguém digite a senha.
  • Personalize o formulário de login que você viu acima.
Definições de Categorias Protegidas por Senha

Definições de Categorias Protegidas por Senha

Se você estiver executando uma loja WooCommerce, o mesmo desenvolvedor também tem um plugin semelhante projetado para trabalhar com WooCommerce chamado WooCommerce Protected Categories.

Como Usar a Senha da Categoria de Acesso

A senha da categoria de acesso está disponível gratuitamente em WordPress.org. Depois de instalá-lo e ativá-lo, você pode ir para Settings → Access Category Password.

Pronto, agora você pode:

  • Escolher a senha a ser usada.
  • Selecionar as categorias a serem protegidas por senha.
  • Lista branca de certos papéis de usuário para que eles possam ver as categorias ocultas sem a necessidade de digitar uma senha.
  • Escolher se quer tornar o excerto público ainda ou esconder tudo.
  • Personalize o aviso protegido por senha/página de login.
Acesso Categorias de acesso Configurações de senha

Acesso Categorias de acesso Configurações de senha

Depois que você salvar suas alterações, os visitantes precisarão inserir a senha quando tentarem acessar qualquer conteúdo em uma categoria restrita.

Enquanto este plugin é gratuito, uma desvantagem é que você só pode digitar uma senha e você é forçado a usar a mesma senha para todas as categorias que você deseja proteger com senha.

Se você quiser usar senhas diferentes para cada categoria, você provavelmente estará melhor com o plugin Categorias Protegidas por Senha acima.

Outra diferença aqui é que o Access Protected Categories ainda mostra o título do post mesmo antes do usuário inserir a senha, enquanto o plugin Password Protected Categories acima esconde o título:

Acesse o formulário de Senha de Categoria de Acesso

Acesse o formulário de Senha de Categoria de Acesso

Como Proteger Parte de uma Mensagem do WordPress com Senha

Finalmente, vamos olhar para a maneira mais específica de como proteger com senha apenas uma parte de uma outra publicação pública do WordPress.

Para configurar essa funcionalidade, você pode usar o plugin gratuito do Passster em WordPress.org.

Depois de instalar e ativar o plugin, acesse Settings → Passster para gerar o código de atalho que você usará para restringir seu conteúdo.

Digite sua senha desejada e escolha Gerar senha:

Gerador de atalhos Passster

Gerador de atalhos Passster

Em seguida, salve suas alterações e copie o shortcode que o Passster lhe fornece:

Copiar o atalho do Passster

Copiar o atalho do Passster

Em seguida, adicione este shortcode à parte do conteúdo onde você deseja usar a proteção por senha. Além disso, edite o espaço reservado “Seu conteúdo aqui” e substitua-o pelo conteúdo que você deseja proteger com senha:

Exemplo do shortcode Passster

Depois de publicar o seu post, aqui está um exemplo de como o formulário de proteção de senha padrão parece:

O formulário de login do Passster

O formulário de login do Passster

Para personalizar a aparência deste formulário, você pode usar o Personalizador do WordPress (Aparência → Personalizar).

Procure a seção Passster no WordPress Customizer. Lá, você poderá personalizar o texto e as cores do formulário:

As opções de estilo Passster no WordPress Customizer

As opções de estilo Passster no WordPress Customizer

Precisa de senha para proteger um post inteiro do blog ou apenas uma seção dele? Talvez uma única categoria com todo o conteúdo? Confira nosso último guia de como fazer isso… é super…CLICK TO TWEET

Resumo

Se você quiser restringir o acesso a todo o seu site, parte de um conteúdo ou algo intermediário, você tem muitas opções para proteger o WordPress com senha.

Escolha a abordagem que funciona melhor para você, siga as etapas do nosso tutorial e aproveite sua nova funcionalidade de proteção de senha do WordPress.

Tem mais perguntas sobre como proteger um site WordPress com senha? Deixe um comentário e tentaremos ajudar.

Related posts

Leave a Reply

  • Install social plugin that has it's own SHORTCODE and add it to Theme Options - Socials - 'Login via Social network' field. We recommend: Wordpress Social Login
Minimum 6 characters