5 razões para montar um Hackintosh (e como começar)


Fãs do Windows podem montar seus próprios computadores quando eles não conseguem encontrar um nas lojas que atenda suas necessidades, mas Macs são feitos sob medida e são muito mais difíceis de montar, já que a Apple não gosta de ter seu software e hardware separados. Mas se você tem tempo, e realmente precisa de um robusto computador executando MacOS, então você deve construir o seu próprio hackintosh – é assim que as pessoas chamam máquinas personalizadas rodando em MacOS.
Instalar o MacOS em equipamentos que não são da Apple viola seu acordo de licença do usuário final (EULA). Então você realmente tem que hackear um pouco para deixar tudo funcionando perfeitamente. Isto também significa que, desde o começo, você não terá qualquer suporte técnico da Apple ou qualquer opção se começarem a bloquear o seu sistema de seus serviços de nuvem.
Dito isto, muitos construtores de sistemas empreendedores montaram um hackintosh, e não é assim tão difícil de construir um se você tiver uma tarde livre. Primeiro você vai precisar do software: Uma cópia funcionando do MacOS. Você não pode simplesmente entrar em uma loja da Apple e comprar o sistema operacional, e até mesmo se você pudesse não iria funcionar direto no seu novo computador.
Em vez disso você vai precisar obter acesso a uma máquina Mac de alguma forma, usar a App Store para baixar o sistema operacional atual, em seguida, colocá-lo em um pendrive USB com Unibeast, uma ferramenta de software usada para criar um MacOS inicializável em máquinas que não sejam da Apple.

Em segundo lugar, conseguir os componentes certos também é importante se você não quer ser recebido por uma onda de bugs insuportáveis –o MacOS não gosta de lidar com uma grande variedade de hardware que não reconhece– mas recursos online como TonyMacx86 podem ajudar neste caso. Você mesmo pode montar uma máquina ou escolher um desktop ou laptop pré montado, desde que ele seja reconhecido por funcionar bem com o MacOS.
Se isso tudo parece assustador, não se acanhe! Construindo um hackintosh é muito mais fácil do que você suspeita. E há uma abundância de grandes razões para dar uma chance a ele. Abaixo estão cinco boas razões para investir o tempo e esforço na construção de um hackintosh, juntamente com algumas dicas para começar.

1) Você pode controlar a especificação

Talvez a razão número um para alguém construir seu próprio computador (MacOS, Windows ou outro): A especificação é tudo para você. As pessoas geralmente pensam sobre a velocidade do processador e discos rígidos extras, mas especificação também cobre coisas como portas e periféricos, se o novo MacBook não tem portas suficientes para você, monte uma máquina de hackintosh que tenha.
Sobre as placas gráficas internas até o tamanho da tela, é tudo com você (dentro da razão, como já dissemos, o MacOS não vai rodar suavemente com qualquer componente de hardware). Então há o aspecto do upgrade a se considerar, porque você pode configurar o sistema para ser muito mais fácil de acrescentar coisas no futuro do que algo comprado diretamente da Apple.
Placa de vídeo muito lenta? Com um hackintosh você pode simplesmente comprar uma nova placa online e instalá-la no dia seguinte.

2) O lento ciclo de atualização da Apple

Apple está tornando a vida cada vez mais difícil para seus usuários que gostam de potência imediatamente. Os MacBook Pros recentes são um pouco enganosos, o maior e mais recente iMac Pro não chegará até pelo menos dezembro, e para o tão esperado sucessor do Mac Pro em formato de cesto de lixo, você pode esperar ainda mais.
Sobre esse assunto, por que não montar sua prória máquina Mac de alta potência e especificações? Como mencionado acima, você tem sua própria escolha de características e componentes (dentro do possível), e se você não concordar com as escolhas da Apple isso é bom. Você pode executar o MacOS em alta velocidade muito antes de qualquer dono de iMac Pro ou Mac Pro.

3) A sua máquina Mac atual está com lentidão

Isso vem junto do ponto anterior, mas por mais longevos que os Macs sejam, eles acabam mostrando a sua idade e nesse ponto você pode começar a verificar alguns dos preços das máquinas novas. Que costumam ser meio salgados. Construir um hackingtosh pode ser uma maneira de se manter no sistema operacional sem gastar muito dinheiro.
Ter uma máquina MacOS existente em funcionamento faz com que seja mais fácil para você se apossar do software e as ferramentas necessárias para criar seu hackintosh. Isso também significa que você tem um sistema antigo para voltar se algo der errado com o seu novo.

4) Você pode construir um sistema para um fim específico

Nós mencionamos sobre a criação de uma especificação personalizada para a sua máquina, mas um outro motivo relacionado com a construção de um hackintosh é que você pode escapar dos designs padrão e formatos apresentados pela Apple. Se você quer um MacOS rodando em meio a um pequeno centro de mídia, ou como parte de um sistema de casa inteligente, ou mesmo funcionando em seu carro, um hackintosh torna isso possível.
De repente você tem a mesma flexibilidade que os usuários do Windows sempre tiveram, graças à infinidade de opções de dispositivos por aí. Talvez você até mesmo queira tentar instalar o MacOS em um tablet 2-em-1, ao invés de comprar um iPad Pro. A liberdade de escolha que você ganha com um hackintosh se aplica tanto ao tipo de dispositivo quanto seus componentes internos.

5) Você pode aprender algo no caminho

Montar um hackintosh não é tão difícil quanto costumava ser, mas não é exatamente fácil: Você ainda vai ter que sujar as mãos com downloads de software e atualizações de BIOS (se você escolher uma plataforma totalmente personalizada). Provavelmente, você vai enfrentar alguns obstáculos ao longo do caminho conforme você tenta deixar tudo funcionando.
Dito isto, porém, como qualquer um que já construiu um sistema Windows sabe, você vai aprender muito mais sobre o funcionamento interno do seu novo laptop ou desktop que você aprenderia se apenas saísse para comprar algo pronto. Pode levar mais tempo para deixar tudo rodando com o seu hackintosh, mas, em retrospectiva, a viagem vai valer o tempo.
Se você quiser saber mais sobre construir seu próprio Mac, existem excelentes recursos à sua disposição no TonyMacx86. Este site tem guias de como fazer, guias de componentes e toneladas de outros hackers construindo os seus próprios dispositivos que podem fornecer muito apoio e orientação conforme você monta sua própria máquina. É facilmente o melhor recurso hackintosh disponível na internet, e o próximo lugar você deve ir em sua jornada.