Problemas para se conectar ao Skype? Veja dicas e saiba como resolver

Skype ainda é uma das melhores ferramentas de videochamadas do mercado, mas muitos internautas ainda têm dificuldades para acessá-la. Há várias versões disponíveis e a integração do nome de usuário com uma conta da Microsoft pode se tornar confusa. Veja algumas soluções para os problemas de conexão mais comuns. Basta ver a que se adequa ao problema e aplicar a solução.
Lista traz os recursos de acessibilidade do Skype; veja dicas

Veja dicas para resolver problemas de acesso ao Skype (Foto: Arte/TechTudo)
Veja dicas para resolver problemas de acesso ao Skype (Foto: Arte/TechTudo)

1) Atualização pendente
Antes de tudo, verifique se não tem nenhuma atualização pendente para instalar. Updates da Microsoft para corrigir erros podem impedir o acesso de usuários que utilizam versões antigas do programa. Caso haja algum aviso sobre download de atualizações, siga as instruções para atualizar o software.
2) Skype versão moderna (Windows 8 e 8.1)
Há problemas e soluções específicas para usuários da versão moderna do Skype, aquela que abre em tela cheia no Windows 8 e 8.1. Em caso de falha na conexão, tente desinstalar o programa e instalá-lo novamente por meio da Windows Store (o app “Loja” que vem pré-instalado) nos computadores.
Se não resolver, pode haver falha de identificação da sua conta Microsoft. Experimente logar com e-mail e senha em outro app oficial da fabricante do Windows, como Xbox ou Pessoas. Depois, abra novamente o Skype e tente conectar. Caso não consiga, aguarde 24 horas e tente novamente.
3) Problemas com e-mail e senha
Pode ser porque é pouco utilizada ou devido a uma confusão depois da união entre contas Skype e Microsoft, mas o fato é que é comum que usuários esqueçam e-mail e senha, ou tenham outros problemas similares para acessar o Skype corretamente. A Microsoft oferece uma página que ajuda em casos como esses, dando informações para cada tipo de situação. A dica, portanto, é acessar a página de solução do programa (support.skype.com) e escolher um item. Há também login por Facebook.
4) Conta suspensa
Se você vir o alerta de conta suspensa, é necessário recuperá-la primeiro, para depois acessar novamente o serviço. O motivo de suspensão pode variar entre invasão de conta por hackers, verificação de pagamentos indevidos ou mesmo falta de uso do software por mais de 90 dias.
Se você se enquadra em algum desses termos, precisará entrar em contato com a Microsoft por meio de um formulário online (skype.com/account-recovery) ou via atendimento ao cliente (support.skype.com).
5) Erro de entrada/saída de disco
Um problema pouco comum, mas muito sério, é quando aparece na tela de entrada do Skype, a frase “Erro de entrada/saída de disco”. Essa falha ocorre quando o programa não encontra as informações necessárias no computador para iniciar sua conta. Provavelmente esses dados foram corrompidos, mas podem ser recuperados com algum trabalho e paciência.
Caso você tenha certeza de que esteja rodando a versão mais recente do Skype para Windows, é necessário fazer logoff, apagar os dados da pasta AppData no computador e entrar novamente com a sua conta. As instruções variam conforme a versão do sistema operacional, e estão detalhadas por tipo de sistema e versão: Windows XPWindows VistaWindows 7 e Windows 8/8.1.
6) Bloqueio do firewall
Em alguns casos, o firewall pode ser o culpado por você não conseguir acessar o Skype. Para resolver, basta acessar o programa de proteção – que pode ser o nativo do Windows ou outro baixado pelo próprio usuário – e listar o Skype como confiável. O procedimento varia de acordo com o firewall instalado, mas sempre requer que o Skype esteja fechado completamente – ou seja, primeiro você deve encontra-lo na bandeja do Windows e clicar em “Sair”.

Se você quer aproveitar e substituir o firewall do Windows por outras opções mais amigáveis e gratuitas, confira a lista com os melhores firewalls gratuitos que preparamos com algumas opções interessantes.
O que fazer quando a câmera não funciona em conversas de Grupo no Skype? Veja no Fórum do TechTudo.
7) Skype para Mac
As dicas que listamos acima são exclusivas de usuários de Windows, mas não significa que o Skype não possa apresentar problemas também no Mac. Grande parte das soluções são aplicáveis também na plataforma da Apple. Mas, às vezes, há uma mudança ou outra nos passos, explicados de maneira simples em uma página dedicada no site da Microsoft para o Mac OS X (support.skype.com).