Hard Disk: S.M.A.R.T Status Bad – Tem solução?

Tecnologia S.M.A.R.T é capaz de prever falhas e perda de dados em disco rígidos antes que ela aconteça.

hdd
A sigla S.M.A.R.T. significa Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology, é uma tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório inteligente desenvolvida pela IBM. Esta é uma tecnologia muito que pode avisar com antecedência que o disco rígido irá falhar e consecutivamente deixar de funcionar ou que há alguma falha no dispositivo.
Esta tecnologia realiza toda sua operação ao iniciar o computador, logo na inicialização é possível ser alertado sobre falhas no HD caso a opção esteja habilitada no BIOS.
A avaliação do HD é feita através de vários dispositivos de monitoramento que medem a confiabilidade do disco, indicando possíveis erros que irão ocorrer em breve.
Ao ligar o seu computador e ver a mensagem “Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD, backup and replace”, é melhor fazer um backup completo de todos os seus dados, pois indica que seu disco rígido está apresentando valores anormais para trabalhar com segurança, o que pode indicar que uma perda de dados está próxima.

É possível resolver este problema?

Apesar de ser recomendado tentar reparos simples como o Verificador de Erros de Disco do Windows, ou uma formatação Low-Level, a tecnologia S.M.A.R.T. não acusa somente erros de sistema de arquivo, a tecnologia também aponta erros físicos no HD, causados por um transporte inadequado do produto, temperaturas irregulares, ou até mesmo pelo tempo que são as falhas chamadas de previsíveis, como todo aparelho o disco rígido também tem sua vida útil, então resolver este problema é quase impossível, mas iremos dar algumas dicas para tentar resolver.

O que fazer quando o S.M.A.R.T acusar erro?

O primeiro passo é salvar seus arquivos e evitar o uso do computador até que todos os arquivos estejam em outro disco, lembrando que outro disco não é a mesma coisa que outra unidade, mesmo se você reparticionar o HD, não irá adiantar copiar os arquivos em outra unidade sendo que o disco é o mesmo, ambas unidades serão perdidas em breve.
Recomendamos entrar em contato com o fabricante do HD para saber se existem ferramentas para corrigir esta opção, eles irão lhe recomendar um software próprio para analisar e tentar corrigir o problema.
Para os fabricantes mais comuns existem as ferramentas:

Caso o produto ainda esteja na garantia, recomendamos a troca imediata após salvar seus dados.

O que fazer com um HD defeituoso?

Apesar de estar com defeito, ele ainda pode durar cerca de alguns meses, dias, semanas ou questão de minutos, porém a certeza é que irá falhar, não há dúvidas pois a tecnologia S.M.A.R.T tem muita precisão em seus avisos. Você pode usa-lo como um HD de testes, para instalar programas que ainda esta testando, ou testar sistemas operacionais nele, porem não use como uma fonte de dados importantes, pois você sabe que a qualquer momento ele pode deixar de funcionar.
Apenas tente aproveitar seus últimos& dias de vida dando alguma função para o mesmo, caso apresente barulhos estranhos é recomendado o seu desuso imediato para não danificar outros componentes.