O que fazer quando seu Mac não liga pelo Modo Seguro

Modo de inicialização pode ser saída para quando Mac fica muito lento. Solução para bug está ligada a retirada de acessórios externos da máquina.

O leitor Simon Hansen acha que o Mac dele está lento demais para fazer as tarefas que deseja. Ele nos escreveu explicando sua dúvida:

“Meu Mac está muito lento ultimamente e queria ver o quão mais rápido ele ficaria se eu desabilitasse seus itens de inicialização. Mas quando tento inicializar no Safe Mode (Modo Seguro), ele mostra a barra de progresso, mas ela nunca fica cheia e meu Mac não inicializa. O que está acontecendo?”

Pensando nos leitores que não conhecem o Safe Mode (também conhecido como Safe Boot Mode), vamos voltar um pouco e explicar como acessá-lo e o que ele é.

É possível acessar o Safe Mode ao desligar seu Mac e então ligá-lo enquanto segura a tecla Shift apertada. Você pode soltar essa tecla quando ver o logo da Apple e uma barra de progresso na tela. De acordo com a Apple, isso é o que acontece durante o Safe Mode:

-Força uma verificação de diretório no volume de inicialização. Você pode ver uma barra de progresso durante essa checagem, e o computador pode levar mais tempo do que o normal para ligar.

-Só carrega extensões kernel necessárias (alguns dos itens em System/Library/Extensions).

-No Mac OS X 10.3.9 ou anteriores, o Safe Mode roda apenas itens de inicialização instalados pela Apple (esses itens podem estar instalados em Library/StartupItems ou /System/Library/StartupItems; eles são diferentes dos itens de login de conta selecionados pelo usuário).

-Desabilita todas as fontes com exceção das presentes em /System/Library/Fonts (a partir do Mac OS X 10.4).

-Move para o Lixo todos caches de fontes normalmente armazenados em /Library/Caches/com.apple.ATS/(uid)/, em que (uid) é um número de ID de usuário como 501 (a partir do Mac OS X 10.4).

-Desabilita todos os itens de inicialização e de login (a partir do Mac OS X 10.4).

-A partir do Mac OS X 10.5.6: o Safe Boot apaga o cache compartilhado de carregador dinâmico (em /var/db/dyld/). Um cache com problemas pode causar uma tela azul na inicialização, especialmente após uma Atualização de Software (Software Update). Reiniciar normalmente recria esse cache.

macmodoseguro01.jpg

A Apple vai em frente para notar que determinados recursos não funcionarão quando seu for inicializado dessa maneira. Especificamente, DVD Player, captura de vídeo pelo iMovie, aparelhos de entrada e saída de áudio, e modems não funcionarão. Se você está rodando o Mac OS X 10.5 ou mais recente, placas de aceleração gráfica também ficam “fora de combate”. E com o OS X 10.6 ou mais recente, o acesso ao compartilhamento de arquivos é desabilitado para que você não conecte armazenamento de rede anexada (como o drive da Time Capsule, da Apple).

Agora que você fez tudo isso, por que seu Mac não liga? Temo que minha resposta será bem menor do que as informações de background que fornecemos acima. Minha aposta é que um aparelho externo (ou vários deles) estão causando o problema. Tenho diversos HDs externo ligados ao meu Mac Pro e simplesmente não posso fazer boot no Safe Mode – assim como no seu Mac, o meu “trava”. No entanto, assim que desligo o Mac e desplugo todos esses HDs, meu computador realiza a inicialização no Safe Mode sem nenhum problema. Como você fazendo essa inicialização no modo seguro especificamente para ver como seu Mac se comporta “pelado”, fazer isso sem esses acessórios externos por um momento não vai te machucar.

 E se você descobrir que seu Mac é muito rápido no Safe Modo, mas fica lento novamente quando o reinicia sem segurar nenhuma tecla apertada? É hora de abrir as Preferências de Sistema, escolher Usuários & Grupos, selecionar sua conta, e dê uma olhada mais de perto nos seus itens de login. Tente novamente apenas com aqueles que você realmente precisa e veja como seu Mac se comporta.