Como programar seu primeiro app Android

Este artigo será o início de uma série no AndroidPIT dedicada ao desenvolvimento e à programação de apps. Conhecimentos de linguagem de programação serão úteis para acompanhar este tutorial, mas não imprescindíveis.

O desenvolvimento em Android é em grande parte feito no Java, que é a linguagem usada para ensinar programação nos cursos de ciência da computação. O ambiente de desenvolvimento que iremos usar é o novo Android Studio anunciado na última conferência de desenvolvedores do Google (I/O 2013).

Nosso objetivo no mini-projeto desta semana é criar um aplicativo que mostre “Hello AndroidPIT” na tela do seu dispositivo Android.

LV1A3278
© AndroidPIT

Primeiros passos

A primeira coisa a ser feita é instalar o Android Studio.

Usarei o Ubuntu Linux para este tutorial, mas você também pode usar o Windows ou Mac. É preciso apenas adaptar as instruções para o seu programa.

O Android Studio é desenvolvido em Java, e você irá desenvolver em Java para este tutorial, portanto você também deve instalar o Java Development Kit (JDK). Baixe aqui a versão para o seu sistema.

Iremos instalar o nosso app “Hello” diretamente em seu smartphone. Por essa razão, você deve habilitar o USB debugging em seu dispositivo, que só está disponível se você estiver no modo de desenvolvedor do seu dispositivo.

Para ativar o modo de desenvolvedor, vá a “Configurações > Sobre o aparelho e clique em “Número da compilação” até que apareça a notificação de que você é um desenvolvedor. Em seguida, na tela anterior você verá uma nova entrada chamada “Opções de desenvolvedor” e ali você deve habilitar o USB debugging.

Criando seu primeiro projeto Android

Depois de instalar o Android Studio, chegou a hora de criar um novo projeto. Usarei screenshots para facilitar a visualização do processo.

pi
© AndroidPIT

Vamos chamar o nosso projeto de HelloAndroidPIT. Com isso, Module name, Package name e Project Location são preenchidos automaticamente e você não precisa mudá-los.

O que devemos mudar é o SDK para API 15. Sim, vamos ignorar o Android 2.3 (API 8) que irá morrer provavelmente em 2014. Sei que o Android 2.3 ainda ocupa 26,3% do mercado, mas essa porcentagem deve começar a cair rapidamente depois do Natal. Se quiser saber mais sobre o número de usuários de cada versão do Android, clique aqui.

Nosso SDK alvo será o KitKat, e você pode escolher o Java 6 ou o 7. Algumas funções para este último só estarão disponíveis se o seu SDK mínimo for 19, o que não irá acontecer tão cedo.

Como não iremos criar um ícone próprio, você pode desmarcar essa opção.

Depois de pressionar “Next”, você verá esta tela:

pi1
© AndroidPIT

Clique novamente em “Next” e você verá o seguinte:

pi2
© AndroidPIT

Ignore todos esses campos e clique em “Finish”.

Depois disso, conecte o seu dispositivo ao computador, clique no botão verde de “Play” e o código auto-gerado deverá ser executado.

Agora que o aplicativo está rodando, ele deve mostrar “Hello world”. Dizer olá para o mundo é legal, mas vamos dizer olá para o AndroidPIT também.

pi4
© AndroidPIT

Hello AndroidPIT

Para isso, você deve abrir o arquivo strings.xml dentro da pasta values, que por sua vez está dentro da pasta res. Lá você verá a frase “Hello World!”, mude-a para Hello AndroidPIT e clique em “Play” novamente.

pi5
© AndroidPIT

Localização (L10n)

Localização (usualmente abreviada por L10n) é muito importante hoje em dia. Não estamos mais na época em que um software só estava disponível em inglês, portanto é necessário saber como o Android lida com a L10n.

Como sou de Lisboa, vivo em Berlim e falo inglês todos os dias no trabalho (sim, alemão não é fácil), vamos aprender como dizer “Hello” nessas duas outras línguas.

Entrando na pasta values do seu projeto, você verá que lá existe um arquivo strings.xml.

Para adicionar outras línguas, basta adicionar uma pasta values seguida de um traço e o código do país à sua pastares dentro do seu projeto. Por exemplo: values-pt e values-de. Copie o arquivo strings.xml da pasta padrão de valuespara cada uma das duas pastas e em seguida edite esses arquivos e substitua “Hello AndroidPIT” por “Hallo AndroidPIT” e “Olá AndroidPIT” para o alemão (values-de) e português (values-pt) respectivamente.

Se mudar a língua do seu dispositivo e rodar o aplicativo de novo, você verá a tradução.

Espero que este tutorial tenha despertado a sua curiosidade sobre a programação Android. Talvez meu próximo texto mostre como exibir os artigos de notícias do AndroidPIT. O que acha?