Primeiras impressões: testamos o iOS 10, nova versão do SO da Apple [vídeo]

 

Apresentado oficialmente durante a WWDC 2016, o iOS 10 já é uma realidade para muitos usuários que estão testando a nova versão do sistema operacional móvel da Apple. A versão Beta do SO está disponível para download desde o começo de julho e antecipa algumas das novidades que chegarão para vários aparelhos em breve.
Há funcionalidades novas em várias partes do sistema, com destaque para aquelas que aprimoram a experiência de usuário. Está curioso para conhecê-las? Então fique ligado, pois vamos explicar cada uma. Confira!
Saiba mais: Como atualizar o seu iPhone ou iPad para o Beta público do iOS 10

1. Sai o “Slide to unlock” e entra o botão Home

As novidades do iOS 10 começam logo na tela de desbloqueio, que recebeu a maior mudança desde o lançamento do primeiro iPhone. Agora, o movimento de deslizar para desbloquear foi substituído por uma simples instrução: apertar o botão Home.

2. Levantar para acordar

Além disso, o iOS 10 também ganhou a habilidade de acordar quando for levantado, um movimento natural que acontece quando pegamos o aparelho. Essa é uma função que já existe faz um tempo em outros aparelhos Android e pode mudar bastante a forma de interação com os dispositivos.

3. Notificações

As notificações na tela de bloqueio ficaram ainda mais ricas e cheias de funcionalidades. Agora elas estão divididas em balões separados, oferecendo funções úteis conforme o aplicativo mostrado.
Com ajuda do 3D Touch, as mensagens podem ser respondidas até mesmo sem desbloquear o aparelho. Outra novidade para quem dispõe do 3D Touch é a possibilidade de dispensar todas as notificações antigas de uma só vez: é só pressionar o pequeno ícone “X”.

4. Central de Controle

A Central de Cotrole foi outra parte do iOS que recebeu novidades. No iOS 10, voltamos a ter acesso a apenas quatro funções básicas: lanterna, timer, calculadora e câmera. A quinta função, o Night Shift, que ajusta a luminosidade para a hora de pegar no sono, ganhou um botão dedicado e maior logo acima.
E os controles de música? Eles foram transportados para um painel totalmente dedicado do lado direito, com todos os controles e até um espaço para capa do álbum tocado.

5. Atalho para a câmera e widgets

Voltando para a tela de bloqueio, temos uma nova forma de ativar a câmera. Em vez de deslizar para cima, é preciso fazer um movimento para a esquerda a fim de tirar fotos. Antes que você pergunte, nós respondemos o que o deslize para direita faz: ele mostra os widgets, que estão ganhando cada vez mais opções de customização.
Saiba mais: Apps rodarão com muito mais fluidez no iOS 10

6. Atalhos do 3D Touch mais ricos

Na tela inicial, ao selecionar algum app com o 3D Touch, novas opções gráficas podem ser exibidas por alguns aplicativos. Além das tradicionais ações, widgets são exibidos com informações úteis, como eventos próximos no calendário ou álbuns de fotos na galeria.

7. Siri compatível com apps de terceiros

Com a chegada do iOS 10, a Siri ficou mais inteligente e será capaz de fazer ainda mais. A promessa da Apple é de que a assistente se torne compatível com aplicativos de terceiros, podendo invocar outros apps e realizar funções através deles. Será possível, por exemplo, mandar mensagens através do WhatsApp utilizando apenas comandos de voz da Siri.

8. Siri mais inteligente no reconhecimento

A Apple também promete que a assistente vai ficar cada vez mais inteligente no reconhecimento de palavras ditas pelo usuário. Usando o contexto, o histórico e outros aspectos, a Siri será capaz de entender melhor o que é dito para ela.

9. Fotos mais organizadas

Usando métodos mais inteligentes de organização e reconhecimento facial, o aplicativo de fotos do iOS 10 também ganhou melhorias. Com a ajuda da função Memórias, a Apple promete tornar a fatídica tarefa de procurar uma imagem algo agradável e sem estresse.

10. Aplicativos

Na parte de aplicativos, a Apple também trouxe melhorias consideráveis. O Maps, por exemplo, começa a exibir o tráfego e permite uma navegação livre pelo mapa durante um trajeto.
Já o Apple Music está redesenhado e ganhou outras funções para recomendar as canções certas para você. Um novo aplicativo batizado de Casa faz a sua estreia no iOS com a missão de gerenciar todos os acessórios automatizados do seu lar. O aplicativo de mensagens da Apple também vai receber novidades, como formas de se expressar e mais emojis.

11. Ocupa menos espaço

Outra novidade muito bem-vinda é o fato de o iOS 10 ocupar menos espaço que seu antecessor. A redução pode chegar a até mesmo alguns gigabytes dependendo da capacidade do seu aparelho. Lembrando que agora também é possível esconder e até desinstalar alguns aplicativos da página inicial do sistema.
Saiba mais: Hackers já teriam conseguido um jailbreak do iOS 10

Lista de compatibilidade

  • iPad (4ª geração)
  • iPad Air
  • iPar Air 2
  • iPad Pro
  • iPad mini 2
  • iPad mini 3
  • iPad mini 4
  • iPod Touch (6ª geração)
  • iPhone 5
  • iPhone 5c
  • iPhone 5s
  • iPhone SE
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus

…..

Essas são algumas das principais novidades do iOS 10. É claro que a Apple pode estar reservando outros recursos para a versão final do sistema, que deve ser apresentada em setembro, junto com o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus. Até lá, fique ligado aqui no TecMundo para não perder nada!