Steve Jobs e Mark Zuckerberg na lista dos maiores inovadores de todos os tempos

Steve Jobs e Mark Zuckerberg já podem ser considerados gênios de seus tempos. Pelo menos foi o que revelou uma pesquisa feita pelo grupo Lemelson-MIT. O grupo entrevistou 1.010 americanos entre 16 e 25 anos de idade.

Steve Jobs. (Foto: Divulgação)Steve Jobs. (Foto: Divulgação)

Jobs ficou em segundo lugar na lista, com 24% dos votos. Zuckerberg teve apenas 3%. O vencedor foi Thomas Edison, inventor da lâmpada (52%). Entraram na lista, também, Alexander Graham Bell, criador do telefone, e Marie Curie, ganhadora dos prêmios Nobel de Física e Química e criadora dos elementos Rádio e Polônio da tabela periódica.

De acordo com Leigh Estabrooks, diretor do programa, o alto número de respostas dos jovens apontando Jobs como o segundo colocado na pesquisa mostra a importância das novas tecnologias para a sociedade atual.
Segundo ele, o criador da Apple e Mark Zuckerberg mudaram as vidas das pessoas. E isso pode ser confirmado por outros números do estudo. 40% dos entrevistados, por exemplo, responderam que não conseguiriam imaginar suas vidas sem um smartphone ou tablet.
No entanto, os jovens norte-americanos se sentem pouco incentivados a trilharem o mesmo caminho desses grandes inventores da história. Boa parte dos entrevistados (45%) afirmou que não recebe atenção dos professores e diretores de suas escolas quando tem projetos do tipo, enquanto 28% afirmaram que se sentem bastante despreparados para entrarem em ramos da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática.