O que é intranet?


Intranet facilita a interação (Foto: Divulgação)

É comum as organizações fornecerem um login para os colaboradores acessarem os serviços disponíveis na intranet.  Com a utilização do protocolo VPN (em português Rede Privada Virtual), escritórios em diferentes lugares da mesma empresa podem conectar-se a intranet e compartilhar informações. Isto facilita a interação e a comunicação da empresa.
Por meio da internet é possível entrar em uma intranet utilizando o protocolo VPN, permitindo que seja criada uma comunicação com a rede privada. Com isso, é obtido acesso a todos os recursos da rede local (acesso a arquivos, impressão nas impressoras conectadas a rede, etc). Para a segurança e integridade dos dados é necessário que essa conexão VPN seja criptografada.
Normalmente nas organizações a intranet está ligada à internet e permite que os usuários usem e-mail, mensagens instantâneas, acesso a sites, FTP e outros serviços. Para a segurança desses acessos à internet é utilizado um firewall e proxy para o bloqueio de conteúdo indevido que possa transitar entre a rede privada e a rede pública.

tabelaComparação entre Intranet e Internet (Foto: Divulgação)