O que é Extranet?

Extranet é um ambiente baseado na Internet para relacionamento entre uma empresa ou instituição e seus stakeholders. Diferencia-se da Intranet basicamente por atingir um público diferente, já que a Intranet restringe-se ao público interno. Para ficar mais claro, vamos entender o que cada termo significa.
Intranet
A Intranet é um ambiente utilizado por empresas ou instituições em geral para compartilhar informações e viabilizar processos com os colaboradores/ público interno. Trata-se de um mecanismo de comunicação interna que integra as equipes e permite chegar a todos os colaboradores de forma homogênea. Na rede compartilhada por LAN (Local Area Network), os computadores ficam localizados em um mesmo espaço físico, como em um escritório, e não precisam estar conectados à Internet para que os usuários tenham acesso à Intranet da empresa.

Intranet para alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). (Foto: Reprodução)Intranet para alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). (Foto: Reprodução)

Através deste ambiente, a companhia consegue enviar comunicados, notificar os colaboradores a respeito de mudanças, comunicar crises, estabelecer canais que possibilitem o relacionamento da direção com o público interno e entre os próprios elementos que integram este público.
A Intranet é construída sobre o modelo da Internet, usando os mesmos recursos, como Protocolos TCP/IP (para fazer a conexão entre os computadores), HTTP ( para mostrar conteúdos e serviços de rede), SMTP (para serviços de e-mail) e FTP (para transferência de arquivos).
Extranet
Pouca coisa diferencia a Extranet da Intranet. A Extranet utiliza invariavelmente a Internet para poder ser acessada e o mesmo modelo de construção baseado na Internet da Intranet. Mas, além do público interno, a empresa utiliza o ambiente para manter um relacionamento com outro nicho de stakeholders, seus parceiros nos negócios, como clientes e fornecedores.

Extranet da Vivo. (Foto: Reprodução)Extranet da Vivo. (Foto: Reprodução)

Conectados à Internet, o público externo consegue acessar a Extranet mediante login e senha. O relacionamento de uma empresa com seus parceiros através da Extranet traz benefícios para ambas as partes, como redução de transação de informação, custos com serviços de apoio contabilístico, controle de acesso à informação, integração da informação e facilidade de acesso.