5 maneiras de tornar seu Facebook menos público


A gente até sabe que o Facebook é uma rede social, que está na Internet e tudo isso. Independente de configurações de privacidade, é importante pensar duas vezes antes de deixar algo online, porque muito do que está no Facebook a seu respeito pode vir a público.
Tem algumas maneiras, porém, de evitar que todo mundo saiba tudo a seu respeito. Confira abaixo uma lista com 5 jeitos de deixar seu Facebook menos público.
1. Use as listas de amigos
O Facebook te ajuda criando algumas listas automáticas com pessoas que estudaram com você ou que trabalham com você. Dá para colocar gente em listas restritas ou de amigos mais próximos. A partir daí, você pode selecionar exatamente a que cada pessoa vai ter acesso no seu perfil (desde os posts que você publica até as suas fotos e informações).
2. Como conectar
Se você tem medo do que seus amigos podem postar no seu FB (ninguém quer o chefe lendo coisas como “esquece o trabalho, vamos viajar!” ou piores, certo?), só ir em configurações de privacidade > como conectar e o último item determina quem pode ver o que seus amigos postam. Se você clicar em “personalizado” dá para permitir que todo mundo (menos, por exemplo, a sua avó) veja a publicação.
3. As famosas “tags”
Na mesma página há o como funcionam as marcações. Nessa janela você pode determinar se as marcações aparecem direto na sua timeline ou se você precisa revisá-las (altamente recomendável) antes de elas se tornarem públicas para seus amigos.
4. Aplicativos e sites
Quando você tiver um tempo, vale a pena dar uma olhada nessa página. Ela contém todos os apps que você já deixou acessar sua página na rede social. É importante limpar essas permissões de tempos em tempos – não adianta muito restringir seus dados aos seus amigos e deixar todas suas informações disponíveis para aplicativos aleatórios da Internet.
A parte de Como as pessoas colocam suas informações nos aplicativos que usam também é bastante crucial. Só clicar nela pra ter uma ideia de quão importante é. Na janela que abre você vai poder ver o que os seus amigos (sem sua permissão e sem eles saberem) podem oferecer de informação pessoal sua para aplicativos que eles usarem. Coisas como atualizações de status e até mesmo suas fotos podem estar vulneráveis.
5. Seus amigos podem ver tudo o que você curte ou comenta
ok, não tudo que você comenta ou curte, mas seus amigos recebem notificações na timeline deles toda vez que você curte ou comenta algo público. Na prática, significa que se você entrar na foto que sua tia postou como “pública” e comentar, seu chefe vai ver na timeline dele a foto e o seu comentário.
E não tem como você alterar isso. O máximo que você pode fazer é pedir para as pessoas que te têm no facebook clicarem no seu perfil e passar o mouse por cima do botão “assinado”, que está logo abaixo da sua cover photo. Depois, desmarcar aquilo que eles não querem mais saber a seu respeito – no caso, todos os “comentários e opções Curtir” que você fizer.
Se você também não quiser tanto acesso à vida de seus amigos, ou se simplesmente achar que é informação em excesso na sua timeline, dá para cancelar essa opção para vários amigos de uma vez só. Basta ir na sua home e clicar em uma lista de amigos. No alto, à direita, clique em gerenciar lista > escolher tipos de atualização e fazer a mesma coisa que fez com o perfil individual: clicar naquilo que você não quer mais receber notificação. E pronto.