PHP: Sintáxe Básica

Limites do código PHP
O código PHP fica embutido no próprio HTML. O interpretador identifica o código PHP pelas seguintes tags:<?php
comandos
?>
<script language=”php”>
comandos
</script>
<?
comandos
?>
<%
comandos
%>
O tipo de tags mais utilizado é o terceiro, que consiste numa “abreviação” do primeiro. Para utilizá-lo, é necessário atribuir a opção short-tags na configuração do PHP. O último tipo serve para facilitar o uso por programadores acostumados à sintaxe de ASP. Para o utilizar também é necessário configurar, através do ficheiro de configuração php.ini.
Separador de instruções
Entre cada instrução de PHP é necessário colocar ponto-e-vírgula(;), tal como em C, Perl e outras linguagens mais conhecidas. Na última instrução do bloco de script não é necessário o uso do ponto-e-vírgula, mas por questões estéticas recomenda-se, sempre, o seu uso.
Nomes de variáveis
Todas as variáveis em PHP têm o nome composto pelo caracter $ e uma string, que deve iniciar por uma letra ou o caracter “_”.PHP é case sensitive, ou seja, as variáveis $vivas e $VIVAS são diferentes. Por isso é preciso ter muito cuidado ao definir os nomes das variáveis. É bom evitar os nomes em maiúsculas, pois como veremos mais adiante, o PHP já possui alguma variáveis pré-definidas cujos nomes são formados por letras maiúsculas.
Comentários
Há dois tipos de comentários em código PHP:Comentários de uma linha

Marca como comentário até o final da linha ou até ao final do bloco de código PHP – o que aparecer primeiro. É defenido pelo caracter “#” ou por duas barras “//”.
Exemplo:
<? echo “teste”; #isto é um teste ?>
<? echo “teste”; //este teste é similar ao anterior ?>

Comentários de mais de uma linha

É defenido com os caracteres “/*” no início do bloco e “*/” no final do comentário. Se o delimitador final do código PHP ( ?> ) estiver dentro de um comentário, não será reconhecido pelo interpretador.
Exemplos:
<?
echo “teste”; /* Isto é um comentário com mais
de uma linha, mas não funciona corretamente ?>
*/
<?
echo “teste”; /* Isto é um comentário com mais
de uma linha que funciona corretamente
*/
?>