Apple anuncia novo sistema para Macs chamado de ‘Mountain Lion’

Versão 10.8 deve ser lançada para o usuário final na metade de 2012.
Sistema introduz iMessage e Twitter se torna nativo em programas.

A Apple anunciou nesta quinta-feira (16) a nova versão do seu sistema operacional para computadores e notebooks, o Mac OS X, que recebeu o nome de “Mountain Lion”. O sistema já está disponível para download para desenvolvedores.

A versão 10.8 do Mac OS X traz mais de 100 novos recursos para os Macs e deve ser lançada oficialmente para usuários finais em julho, mas a Apple ainda não divulgou data oficial.

A grande novidade é que o sistema aposenta o iChat, que permitia conversar por meio de texto e vídeo com outros usuários, e introduz o iMessage, programa de troca de mensagens já usados no iPad e iPhone. Segundo a Apple, os usuários poderão mandar mensagens ilimitadas, vídeos e fotos com outras pessoas e retomar a conversa iniciada em um Mac no iPhone ou iPad.

Novo Mac OS X, chamado de 'Mounain Lion' integra os Macs ao iPad e iPhone (Foto: Divulgação)Novo Mac OS X, chamado de ‘Mounain Lion’ integra os Macs ao iPad e iPhone (Foto: Divulgação)

Há também um sistema de notificações de mensagens, e-mails e tuítes, que aparecem em uma aba especial na tela principal do computador, aplicativo de notas e listas de tarefas, tal qual no tablet e smartphone da Apple. Ao clicar nas notificações, os programas referentes à mensagem abrem automaticamente.

O sistema “Mountain Lion” substitui o “Lion”, apelido da versão 10.7, lançada em julho passado, e tenta unir os Macs com o sistema portátil iOS, armazenando e sincronizando os dados com o sistema iCloud, já usado por 100 milhões de usuários. O “Lion”, lançado em junho de 2011, foi adotado por apenas 30% dos usuários de Macs, com 50% ainda usando o “Snow Leopard”, de 2010.

“O Mac está crescendo mais rápido que o PC há 23 trimestres seguidos”, disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple. “A versão de desenvolvedores do Mountain Lion chega apenas sete meses depois do Lion, o que dá um ritmo rápido para o desenvolvimento do sistema.”

A Apple cobra US$ 30 pelo download do Lion e do Snow Leopard. Ainda não há informações do preço do Mountain Lion.

Maior integração
O usuário poderá tuitar sem precisar acessar o site ou um programa específico do Twitter. No Safari, navegador da empresa, ao acessar uma determinada página, basta clicar no ícone do Twitter para publicar uma mensagem na rede social. O mesmo pode ser feito para enviar uma mensagem para um contato por meio do iMessage.

Centro de notificações do iPhone e iPad será introduzido no novo sistema operacional dos Macs (Foto: Divulgação)
Centro de notificações do iPhone e iPad será
introduzido no novo sistema operacional dos Macs
(Foto: Divulgação)

O “Notification Center”, centro de notificações de aplicativos do iPad e iPhone, chega ao Mac para avisar o usuário sobre o recebimento de e-mails e de mensagens, de compromissos agendados no calendário e de lembretes. Os avisos aparecem automaticamente no canto superior direito da tela e desaparecem após alguns segundos. Ao clicar em cima do aviso, o programa correspondente é aberto. Um novo ícone será introduzido na barra superior da tela. Ele ficará ao lado da lupa do Spotlight, que permite buscar qualquer arquivo ou programa no computador, e, ao ser clicado, ele faz a tela deslizar para apresentar as últimas mensagens.

O Game Center, rede social de jogos da Apple presente no iPad e iPhone, foi introduzida nos computadores. Os jogadores podem desde saber o que seus amigos estão jogando nas plataformas móveis até marcar partidas on-line de games dos próprios Macs –é possível iniciar uma partida em um iPhone, por exemplo, e terminá-la no notebook da Apple. Há também rankings com resultados de amigos e de outros usuários nos games que podem ser visualizados pelo serviço. O Game Center já possui mais de 100 milhões de usuários cadastrados.

Para os usuários da Apple TV, o “Mountain Lion” permitirá visualizar a área de trabalho do computador na TV. Desse modo, sem fios, o usuários pode trabalhar em seus programas no notebook, por exemplo, e visualizar as imagens em um televisor. Além de assistir a filmes feitos no iMovie, o usuário poderá jogar games instalados no Mac na TV.

Novo sistema operacional permitirá visualizar área de trabalho do MAc na televisão por meio da Apple TV (Foto: Divulgação)Novo sistema operacional permitirá visualizar área de trabalho do MAc na televisão por meio da Apple TV (Foto: Divulgação)

Segurança
A nova versão do Mac OS X traz um recurso de segurança chamado “Gatekeeper” que funciona em conjunto com o Mac App Store, a loja oficial de aplicativos da Apple. O Gakekeeper permite selecionar um nível de segurança para os programas que forem baixados e executados no computador.

O nível mais restrito permite apenas que aplicativos do Mac App Store sejam executados, exatamente como acontece no iPhone.

O segundo nível também permite, além dos softwares no App Store, os programas assinados digitalmente com o “Apple Developer ID”. O “Apple Developer ID” é uma iniciativa da Apple que identifica os desenvolvedores dos programas para a plataforma Mac, uma função que existe de forma semelhante no Windows por meio de um recurso chamado Authenticode.

O terceiro nível de segurança permite que qualquer aplicativo seja executado, exatamente como o sistema funciona hoje.

O novo recurso deve complementar o antivírus embutido no Mac OS X desde o Snow Leopard, lançado em agosto de 2009, e que também foi a primeira versão do sistema com o Mac App Store.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*