Como recuperar sua conta do Orkut???

Apesar de o Orkut ter sido superado pelo Facebook em número de usuários no Brasil recentemente, isso não significa que a rede social que por anos foi a mais popular por aqui e que está fazendo aniversário nesta terça-feira (24), tenha sido abandonada completamente. É o que indica o relatório anual Google Zeitgeist disponibilizado pelo Google sobre os assuntos mais pesquisados no buscador. Entre as pesquisas mais recorrentes, a quarta mais procurada pelos brasileiros em 2011 na categoria “como fazer” é “como recuperar o Orkut”.
(Série “Como fazer”: o G1 publica neste início de ano artigos e reportagens sobre os temas mais buscados em 2011 para o termo “como fazer”, listados pelo Google Zeitgeist.)
Os motivos são diversos. Algumas pessoas procuram manter em atividade o perfil, migrar fotos para o Facebook, acessar comunidades, contatar amigos ou até mesmo acessar o perfil para, em seguida, removê-lo. E, por essa razão, a coluna Tira-dúvidas vai ensinar passo-a-passo como recuperar o acesso à conta do Orkut.

Dados básicos para a recuperação da conta

A rede social possui uma recuperação de login e senha, desde que o usuário faça parte dela. Logo na página inicial do Orkut, em que são informados os dados de login, existe a opção “Não consegue acessar a sua conta?”.

Tela de login para acessar o Orkut (Foto: Reprodução)

Clicando nesta opção, o usuário será redirecionado para a página de recuperação da senha. Porém, para que o sistema funcione, é preciso informar a conta de e-mail ou o usuário que foi cadastrado no perfil do Orkut e depois pressionar o botão “Enviar”.
Antes que a nova senha seja enviada para a conta de e-mail, é preciso redigitar o código de segurança gerado pela sequência de caracteres. Feito isso, é preciso pressionar o botão “Continuar”. Após o Orkut verificar se a sequência de caracteres está correta, o usuário terá a opção de receber um link para a página de recuperação da senha ou receber o código de verificação por telefone.

Página de solicitação de uma nova senha de acesso (Foto: Reprodução)

Neste exemplo, foi escolhida a opção de receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha. Para concluir o procedimento, acesse a caixa de entrada da conta de e-mail e clique no link que corresponde à mensagem recebida do serviço do Google. A partir disso, será exibida uma página em que a nova senha poderá ser adicionada. Clique em “Redefinir senha”. Esse procedimento não só irá redefinir a senha do Orkut, mas também a senha da conta no Google. Tal  senha será a mesma para acessar a conta de e-mail no Gmail e a conta no Google Plus.

Usuário não lembra ou não possui acesso à conta de e-mail ou ao número de celular

Em situações em que o usuário não tenha mais acesso à conta de e-mail informada no perfil ou não tenha mais como receber mensagens no número de celular que também foi informado no perfil, as chances de recuperar a conta no Orkut diminuem. Mas existe a alternativa de responder a um questionário e o serviço do Google tentará checar a veracidade dos dados informados e associá-los com o requisitante.

Página em que o usuário pode escolher entre receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha ou receber por SMS o código de acesso (Foto: Reprodução)

Para responder ao questionário e tentar recuperar o acesso ao perfil, clique em “Verifique sua identidade”. Será preciso responder ao máximo de perguntas para permitir que o solicitante seja identificado como proprietário da conta. Nos campos em que for necessário preencher datas, não há problema em não lembrar os dias exatos, mas é preciso ter alguma proximidade do período informado. Ao término do preenchimento do formulário, clique em “Enviar respostas”.
Esse processo pode demorar um pouco, pois os casos são analisados individualmente. A resposta será enviada para a conta de e-mail informada no formulário. Vale salientar que esse procedimento não é 100% garantido, pois ele depende da precisão das respostas informadas no formulário. Caso não seja possível recuperar o acesso por esse procedimento, não haverá outra maneira de acessar a o perfil.
Se você tiver alguma dúvida referente ao procedimento de recuperação, não deixe de postá-la na área de comentários.