Microsoft anuncia as três edições que serão lançadas para o Windows 8

Para computadores com chip da Intel, plataforma terá duas edições.
Versão chamada ‘Windows RT’ será destinada a tablets e smartphones.


O próximo sistema operacional da Microsoft virá em apenas três edições diferentes, anunciou a companhia na segunda-feira (16).
Para os computadores compatíveis com a tecnologia da Intel, o sistema operacional estará disponível em duas versões, chamadas Windows 8 e Windows 8 Pro. Para os dispositivos – na maior parte tablets – com capacidade para rodar os chips da ARM, a versão se chamará Windows RT.
Segundo a Microsoft, a versão Windows 8 será o padrão da plataforma para os consumidores. Já o Windows 8 Pro será destinado a usuários mais avançados e empresas. A última versão do sistema operacional, o Windows 7, tinha seis edições. A companhia também informou que na China e em outros mercados emergentes será oferecida uma edição do Windows 8 na língua local.
Conforme o anúncio no blog do Windows, a Microsoft quer simplificar a maneira como ela comercializa o Windows 8, que tem previsão para chegar ao mercado na primavera deste ano. A companhia disse que o Windows 8 terá o mais importante redesenho da sua interface desde o sistema operacional Windows 95.
A versão do sistema operacional com tecnologia da ARM reflete o desejo da Microsoft de levar a plataforma, conhecida por rodar em computadores, para smartphones e tablets. O Windows RT será concorrente do sistema iOS, da Apple, e do Android, do Google.