Dicas para o iniciante no StarCraft 2

Conheça as dicas essenciais para você não fazer feio e nem cometer alguns erros comuns de novatos
O StarCraft 2 é o novo game de estratégia em tempo real que está fazendo a cabeça dos gamers nas últimas semanas. O sucessor de StarCraft demorou 12 anos sair, razão pela qual a comunidade estava ansiosa para jogá-lo. Com a versão brasileira lançada no último dia 27 de julho, filas se formaram em frente às lojas brasileliras para comprá-lo. Grande parte da equipe do Superdownloads também se empolgou, tanto que oito pessoas jogam todas as noites no modo Online.

 
Cada um tem o seu nível de experiência. Alguns nunca se aventuraram em games de estratégia em tempo real, outros jogaram games antigos, como Age of Empires e Comand & Conquer, mas ainda estão relembrando os macetes do gênero. Também há aqueles que possuem um nível mais elevado e dão dicas valiosas para quem está começando, como é o caso deste redator que lhe escreve esta matéria.
Resolvemos reunir algumas dicas preciosas para que os jogadores novatos em Starcraft 2 não desanimem logo de cara, em virtude da inexperiência, e possam aumentar rapidamente suas habilidades. Logicamente não se trata de um guia definitivo, pois é preciso horas e horas de jogo para começar a rivalizar com oponentes na Internet. No entanto, já é um bom começo para se ambientar no mundo de Starcraft 2.

As Dicas

  • Seja rápido: os melhores jogadores do mundo fazem mais de 200 APM (Ações por minuto). Obviamente, no começo, nenhum novato conseguirá chegar próximo a este número, mas é preciso ter consciência de que a rapidez é fundamental. A hesitação em agir certamente acabará com a perda da partida.
  • Conheça as teclas de atalho: todas as jogadas podem ser feitas com o uso do mouse, por meio de cliques nos menus e no mapa. Entretanto, conhecer as teclas de atalho para ações e construções é essencial, já que elas poupam segundos preciosos entre um evento e outro. Nas opções do jogo, existe a lista com todas as teclas de atalho. Procure decorar pelo menos menos as essenciais no começo.
  • Comece contra a IA: a inteligência artificial (IA) do jogo está muito avançada. O modo contra a máquina é o ideal para aprender a jogar, já que são cinco níveis de dificuldade. Muito bom para aprender antes de sair para as partidas nos servidores da Battle.net. Comece pelos mais fáceis para conhecer as árvores de tecnologia e a evolução do game.
  • Jogue com os amigos: se você gosta de Starcraft e games em geral, é muito provável que conheça alguém que também o jogue. Jogue contra e com ele e não seja tímido, tire as dúvidas com os mais experientes.
  • Veja os replays: depois de cada partida, o jogo oferece a opção de salvamento do replay. Assista-os quando tiver um tempo, pois são bem úteis para conhecer a tática do adversário e aprender com os erros. Dica essencial.
  • Assista a IA: um macete interessante é colocar duas unidades de IA para se enfrentarem no modo mais difícil e entrar como espectador da batalha. Você terá a chance de conhecer a estratégia mais avançada de cada uma das três raças do game. Esta é uma boa dica também para ter noção dos pontos fortes e fracos de Terranos, Zergs e Protoss.
  • Use o “Ataque” para se mover: quando você seleciona suas unidades militares para que elas se movam para um ponto no mapa, elas se andam tranquilamente até a área escolhida. Entretanto, caso encontrem algum inimigo pelo caminho, elas não atacarão e provavelmente serão dizimadas em poucos segundos. É importante que todas elas sejam movidas com a ação de Ataque, já que sempre entrarão em combate contra o inimigo que aparecer pelo caminho.
  • Seja rápido, mas paciente: não construa unidades grandes antes de ter um número razoável de Zerglings, Zealots e Marines. Acredite, elas são importantes para o jogo. Evolua seu exército gradativamente.
  • Pesquise no YouTube: na rede existem muitos vídeos com táticas diferentes e originais do Starcraft. Procure por “Starcraft 2 Rush”, “Protoss Rush”, “Zergs Rush” e “Terrans Rush”.

 

Exemplo de Rush encontrado no Youtube