Distribuição Ubuntu Linux – VERSÃO 12.10 (32 bits PC Intel)

Versão 12.10 do sistema operacional Linux. Baixe!

 
Versão 12.10 – 32 bits: http://releases.ubuntu.com/quantal/ubuntu-12.10-desktop-i386.iso
Versão 12.10 – 64 bits PC AMD 64: http://releases.ubuntu.com/quantal/ubuntu-12.10-desktop-amd64.iso
Versão 12.10 MAC AMD 64: http://releases.ubuntu.com/quantal/ubuntu-12.10-server-amd64+mac.iso
O Ubuntu, principal distribuição Linux do momento, é um sistema operacional que ganha força a cada lançamento, preparando-se para concorrer (pelo menos em funcionalidades) com o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. Sua versão 12.10, também chamada de “Quantal Quetzal”, traz diversas correções de bugs, novas funcionalidades e muitos refinamentos relacionados à melhoria da performance do SO.
A distribuição vem com o gerenciador Grub 2, Unity 6.8.0 com o recurso Unity Preview, Nautilus File Manager 3.4 com gerenciador de arquivos padrão e Kernel 3.5. A nova edição também coloca mais controle, ao permitir que as configurações de sistema dos aplicativos padrões para músicas, vídeos, fotos e navegador de internet agora possam ser modificadas diretamente pelo usuário.
ubuntuBoa parte das novidades desta versão está relacionada com mudanças na interface. O Dash integra agora a pesquisa no Ubuntu One e Amazon, os menus foram reorganizados e o novo recurso de preview permite ver mais informações sobre um arquivo antes mesmo de abri-lo.
Este último, aliás, está bem integrado à estrutura, exibindo detalhes de documentos de escritório, músicas e fotos, ao clicar neles com o botão direito quando estiver navegando no painel. Com o Unity Preview também é possível abrir a pasta onde o arquivo se encontra e até mesmo enviá-lo por e-mail.
ubuntuO Ubuntu 12.10 traz ainda uma maior interação com serviços baseados na nuvem. Ao realizar uma pesquisa, tanto o HD do aparelho, quanto as contas cadastradas de serviços como o Google Drive são verificados. O uso de contas do Google, Facebook, Twitter, Flickr agora estão integradas ao sistema, abrindo a possibilidade de gerenciá-las de forma centralizada. Para completar, o LightDM passou a ter suporte para logins remotos.
Infelizmente, o arquivo ISO de instalação tem 800 MB, o que torna impossível gravá-lo em um CD e obriga o usuário a usar um pen drive ou DVD para a tarefa. Mesmo com isso, vale a pena baixar o Ubuntu 12.10 e experimentar.

Aplicativos

ubuntuUma das características do Ubuntu é o Software Center (Centro de Software em português), um repositório de aplicativos no qual o usuário do sistema pode escolher o que interessa e baixar automaticamente para o computador, de forma semelhante ao que acontece em lojas de aplicativos para celulares (como a App Store da Apple).
São milhares de app gratuitos espalhados por inúmeras categorias, que incluem Educação, Escritório, Gráficos, Jogos, e Áudio e Vídeo. O processo de instalação é bastante simples e rápido: apenas escolha quais aplicativos quer instalar, pois o Ubuntu se encarrega de todo o resto.
Em vez de desenvolver um navegador ou um reprodutor de mídia próprio, a desenvolvedora optou por inserir no Ubuntu os melhores aplicativos com essas finalidades. Portanto, o sistema é distribuído com Mozilla Firefox de fábrica, um dos navegadores mais rápidos e estáveis do mercado. Já os aplicativos de escritório ficam por conta do LibreOffice

Navegação web

O Ubuntu tem tudo que você precisa para navegar na web com rapidez e segurança. O Navegador Mozilla Firefox vem como padrão e você pode escolher navegadores alternativos, como o Google Chrome no Ubuntu Software Centre. Com atualizações automáticas de segurança, tecnologia anti-phishing e defesa contra vírus e malware, o sistema operacional e o navegador ajudam você a manter suas informações pessoais privadas.
Firefox no Ubuntu O Ubuntu é lançado com aplicações para comunicação rápida e fácil. Com o Evolution Mail, você pode acessar seus e-mails, agenda de endereços e calendário. Você pode acessar e atualizar suas contas do Facebook e Twitter direto do desktop com Ubuntu Me Menu. Você pode se conectar ao seu favorito todos os canais de chat e fazer atualizações através de uma única janela.

Ubuntu One

Ubuntu One Desenvolvido pela Canonical, o Ubuntu One é um recurso que dá ao usuário do Ubuntu a possibilidade de armazenar parte dos dados dele na computação em nuvem, servidores espalhados pelo mundo que mantêm os arquivos são e salvos. Inicialmente, são 2 GB grátis para cada usuário, com a opção de pagar por espaços maiores.
Como todo bom sistema baseado no Unix, o Ubuntu é distribuído em dezenas de idiomas. Diferentemente do que acontece no Windows, o arquivo para instalação é o mesmo, mas com uma diferença: no momento de instalar o sistema, o usuário escolhe qual será a língua padrão.

Instalação

A instalaçao do Ubuntu é informativo e fácil de usar. As etapas de instalação têm instruções e vários elementos extras. É possível, por exemplo, instalar o Fluendo MP3 junto com o sistema, apenas marcando um item no instalador, e baixar atualizações diversas antes mesmo de colocar o sistema no HD.

Função uTouch

De olho na era do iPad e aparelhos sensíveis ao toque, o Ubuntu traz ainda a função uTouch para dentro do pacote. Com esta funcionalidade, tablets e PCs com touchscreen podem ser comandados a partir do simples contato com as mãos. Além de caracterizar uma revolução na forma de uso, o recurso abre caminhos interessantes e bastante diversos para desenvolvedores, que pretendem criar programas com funcionalidades que aproveitem esta possibilidade, enriquecendo a interação entre máquina e usuário.

Launch e atalhos

Launch É muito difícil perder o launch que fica no lado esquerdo da tela. Ele foi projetado para facilitar a obtenção de suas ferramentas e aplicativos favoritos de forma rápida e fácil. Você pode esconder e revelar, no canto superior esquerdo da tela, adicionar e remover aplicações e marcadores, e acompanhar as janelas abertas.
Quando você clicar no logotipo do Ubuntu no canto superior esquerdo da tela, o dash vai aparecer. É uma outra maneira simples de chegar aos seus atalhos e buscas de outras aplicações e programas. Então você pode obter acesso rápido ao seu e-mail, músicas, fotos e muito mais.

Gerenciando janelas

Ubuntu oferece uma maneira muito fácil gerenciar várias janelas e aplicativos. Basta clicar no ícone de espaços de trabalho do lançador e todos os seus espaços ativa irá aparecer. Você pode mover entre as janelas diferentes facilmente, então não haverá mais aplicativos cólicas múltiplas em um espaço pequeno.