Como jogar StarCraft 2, o jogo de estratégia mundialmente famoso

StarCraft 2 é um dos jogos de estratégia e ficção científica mais jogados, aclamados e populares da atualidade. O título da Blizzard mantém a tradição de disputas online emocionantes e fortalece a posição da franquia como um dos principais eSports de hoje. Confira abaixo nosso passo-a-passo desde a instalação às primeiras batalhas espaciais em StarCraft 2.
Faça o download de StarCraft 2 e confira o review de StarCraft 2: Heart of the Swarmaqui.

Star Craft 2 é pura estratégia e ficção científica (Foto: Reprodução / TechTudo)StarCraft 2 é pura estratégia e ficção científica (Foto: Reprodução / TechTudo)

Pré-requisitos

Requisitos mínimosRequisitos recomendados
Sistema operacional
Windows® XP/Windows Vista®/Windows® 7/Windows® 8 (Atualizado com os últimos Pacotes de Serviço)Windows® 7/Windows® 8 (Pacote de Serviço mais recente)
Processador
Intel® Pentium® D ou AMD Athlon™ 64 X2Intel® Core™ 2 Duo E6600, AMD Athlon™ 64 X2 5000+ ou melhor
Placa de vídeo
NVIDIA® GeForce® 7600 GT, ATI™ Radeon™ X800 XT ou melhorNVIDIA® GeForce® 8800 GT (512 MB), ATI™ Radeon™ HD 4850 ou melhor
Memória
1.5 GB RAM2 GB RAM
Armazenamento
20 GB disponíveis no disco rígido20 GB disponíveis no disco rígido
Internet
Conexão de Banda Larga à InternetConexão de Banda Larga à Internet
Mídia
Drive de DVD-ROMDrive de DVD-ROM
Resolução
Resolução mínima de 1024X768Resolução mínima de 1024X768

Registro e instalação
Os primeiros passos são a instalação do jogo e o cadastro no site oficial da Battle.net. A seguir você poderá acessar os recursos e serviços da conta através da página inicial na opção de ‘Gerenciamento de Conta’.

A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação) (Foto: A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação))A sempre impressionante Queen of Blades (Foto: Divulgação)

Caso queira experimentar o jogo antes de comprá-lo, você poderá baixar a versão Starter Edition, que conta com:
– As quatro missões iniciais da campanha individual de StarCraft II: Wings of Liberty, incluindo 3 em Mar Sara e a opção de embarcar na primeira missão de Tychus ou Dr. Hansen.
– As duas primeiras missões de desafio: Comando Tático e Operações Secretas.
– Acesso à raça terrana em jogos personalizados e individuais vs. IA.
– Acesso aos seguintes mapas personalizados (esta seleção de mapas pode ser alterada com o tempo): Cavernas Xel’Naga, O Templo Destruído, Discórdia IV e Órbita Elevada.
O game completo custa R$105,00 e pode ser adquirido de dois modos: através de uma cópia digital, que lhe dará a opção de fazer o download do jogo logo após confirmado o pagamento; ou pela solicitação da mídia física (DVD).
Dando seus primeiros passos
Na tela inicial você pode escolher entre as opções de Jogo Individual (Campanha, Contra I.A., Desafios e Tutoriais) ou o Jogo em Grupo (Modos 1×1, 2×2, 3×3, 4×4, Todos Contra Todos, Jogos Personalizados e Cooperativos). Confira a imagem:

Tela Inicial para o modo de jogo individual (Foto: Reprodução / StarCraft2 Brasil)Tela Inicial para o modo de jogo individual (Foto: Reprodução / StarCraft2 Brasil)

1 – Neste trecho, aparecem o nome e descrição da última missão realizada na Campanha.
2 –
 Continua a Campanha do último ponto salvo.
3 – Ignora sua Campanha atual e começa outra na dificuldade que você escolher. Suas realizações de Campanha adquiridas até o momento são mantidas.
4 – Permite que você carregue a campanha em um ponto salvo anteriormente.
5 –
 Permite criar um jogo no qual você enfrenta a Inteligência Artificial fora do ambiente da campanha (leia mais sobre isso em ‘Jogos Personalizados’).
6 – Um série de desafios com dificuldade crescente, que ensinam técnicas avançadas de economia, micro e macro gerenciamento, uso de habilidades, ordens de construção e mais.
7 – Uma série de tarefas simples, ensinando os comandos básicos do jogo.
Confira a imagem do modo de jogo em grupo:

Tela Inicialdo modo de jogo em Grupo (Foto: Reprodução / StarCraft2 Brasil)Tela Inicialdo modo de jogo em Grupo (Foto: Reprodução / StarCraft2 Brasil)

1 – Aqui você escolhe se quer jogar 1 contra 1, 2 contra 2, 3 contra 3, 4 contra 4 jogadores ou Todos contra Todos (TCT, modalidade onde 4 jogadores se enfrentam, cada um por si). Aqui você também escolhe a raça com que vai jogar.
2 – Começa uma busca por jogadores para jogar no seu time e/ou contra você na modalidade escolhida acima.
3 – Aqui você pode votar contra 3 mapas que você não goste de jogar. O sistema dará preferência aos demais mapas.
4 – Cria um jogo cooperativo, no qual você e mais 1, 2 ou 3 aliados enfrentam a I.A. Você pode escolhe a dificuldade da I.A., mas não o mapa e as raças dela.
5 – Lista todos os jogos que ainda não estejam em andamento cujos hospedeiros tenham configurados como jogos públicos. Você pode então escolher entrar em algum deles.
6 – Você cria um jogo totalmente personalizado, podendo escolher o mapa, convidar jogadores ou incluir I.A., além de poder escolher raças e dificuldades.
Raças disponíveis
Terranos, Protoss, e Zerg são as três raças disponíveis em StarCraft 2 e cada uma delas possui unidades, construções e mecânicas de jogo exclusivas. Ou seja, cada raça oferece uma dinâmica de jogo diferente, possibilitando estilos e estratégias diferenciadas. Conheça um pouco das três raças abaixo:

Os Terranos são adaptáveis,  (Foto: Os Terranos são adaptáveis, )Terranos (Foto: Divulgação )

– Terranos

Os terranos provam ser altamente preparados para o combate, mesmo estando atrasados tecnologicamente se comparados aos Protoss e Zerg.
A raça é relativamente nova no setor Koprulu. São descendentes de uma terrível expedição de colonização lançada da Terra séculos atrás. Os sobreviventes estabeleceram três colônias que se tornaram a base para os blocos de grandes potências no espaço terrano: a Confederação, a União Kelmoriana e o Protetorado de Umoja.
A Confederação foi derrubada pelo terrorista e revolucionário Arcturus Mengsk durante a invasão dos Zerg. Agora, a Supremacia dos Terranos emergiu das cinzas da velha Confederação como poder dominante, governado pelo próprio Imperador Arcturus I.
As principais características desta raça são sua alta mobilidade e adaptação, com a possibilidade de migrar suas naves de um local para outro decolando com bases completas, se for necessário, de forma imediata.

Os Protos possuem poderes psíquicos e tecnológicos elevados (Foto: Divulgação) (Foto: Os Protos possuem poderes psíquicos e tecnológicos elevados (Foto: Divulgação))Protoss (Foto: Divulgação)

– Protoss
Os misteriosos e enigmáticos Protoss são altamente evoluídos tecnologicamente e durante milhares de anos eles usaram seus conhec para manter a ordem e a paz em sua parte da galáxia.
A raça se considerava como a mais poderosa da galáxia, porém na guerra contra os Zerg ficou provado que até o guerreiro mais forte não é capaz de superar sozinho os números impressionantes do inimigo. Esta foi uma dura lição para os Protoss, que foram obrigado a adotar a mudança para sobreviver.
Suas características principais são o alto poder tecnológico e a habilidade de se equipar com escudos de energia protetores. Porém, esses escudos possuem um limite de dano que podem aguentar antes de serem desativados. De qualquer modo, a raça continua se destacando por sua alta resistência.

Zergs multiplicam-se rapidamente e tendem a formar exércitos infinitos (Foto: Divulgação) (Foto: Zergs multiplicam-se rapidamente e tendem a formar exércitos infinitos (Foto: Divulgação))Zerg (Foto: Divulgação)

– Zerg
Os Zerg são altamente ardilosos e têm a necessidade de espalhar o terror pela galáxia por puro prazer. Liderados pela Rainha da Lâminas, eles têm o objetivo de consumir tudo o que estiver em seu caminho.
A história dos Zerg conta que quando eles chegaram pela primeira vez no setor Koprulu, foram unificados por sua obediência absoluta à sabedoria coletiva conhecida como Supermente. A Supermente dirigia as ações de cada criatura no Enxame, funcionando como uma grande unidade
Porém, embora a Supermente tenha sido, ao menos a princípio, conduzida por seu desejo de dominar os Protoss, ela encontrou valor na humana Sarah Kerrigan. Ambos se fundiram, desenvolvendo uma criatura nova e única: a Rainha das Lâminas. Após a destruição da Supermente pelos Protoss, a Rainha das Lâminas passou a controlar o Enxame.
As características dos Zerg são alta velocidade de multiplicação e formação de grandes exércitos, a capacidade de se esconder e se mover no subsolo e a possibilidade de entocar vermes traiçoeiros que percorrem rapidamente vastas distâncias através de túneis intestinais.
Alguns Comandos

Comandos básicos em Star Craft 2 (Foto: Divulgação) (Foto: Comandos básicos em Star Craft 2 (Foto: Divulgação))Comandos básicos em StarCraft 2 (Foto: Divulgação)

O game possui diversos outros controles que serão assimilados pelo jogador no decorrer da história do jogo e alguns comandos são exclusivos de certas raças. Abaixo você pode ver os principais atalhos do jogo e suas descrições.

ComandoDescrição
Botão esquerdo do mouseSeleciona uma unidade ou instalação
Shift + Botão esquerdoAdicionar ou remover unidades ou instalações da seleção
Ctrl + Botão esquerdoSeleciona o tipo de unidade (pode ser utilizando também efetuando dois cliques sobre a unidade)
F1
Seleciona o trabalhador que estiver ocioso
A + Clique com botão esquerdo no soloCom uma unidade selecionada, use essa combinação de teclas para atacar
Botão direito do mouseSelecione sua unidade e clique com o botão direito do mouse no solo para se movimentar
S
Ordena a parada do ataque ou movimentação da sua unidade
H (segurar)Ordena a unidade selecionada a permanecer onde está e atacar os inimigos que estão dentro do alcance
P + Botão esquerdo do mouse no soloOrdena a unidade selecionada para patrulhar entre sua posição atual e a área alvo. As unidades atacam os inimigos próximos
Alt esquerdoExibe as barras de saúde de suas unidades
Alt direitoExibe as barras de saúde das unidades inimigas
Scrool do mouse para cimaEfetua um zoom sobre a área onde está seu cursor
Insert e DeleteINSERT gira a câmera 90º para a direita enquanto que DELETE gira a câmera 90º para a esquerda

Objetivo simplificado
O objetivo principal do jogo é comandar seu exército para conseguir o controle do campo de batalha e assim derrotar seu inimigos. Cada uma das três raças do jogo tem acesso a unidades exclusivas com papéis específicos no campo de batalha. Combinar diferentes unidades para formar exércitos versáteis é um dos muitos caminhos para a vitória.

Star Craft 2 Campo de batalha (Foto: Divulgação) (Foto: Star Craft 2 Campo de batalha (Foto: Divulgação))StarCraft 2: Campo de batalha (Foto: Divulgação)

Alguns truques
Os Cheat codes podem ser usados em modo de campanha single-player pressionando a tecla ‘Enter’ durante o jogo e digitando os códigos no console. Atenção: Utilizar cheats impedirá que você ganhe pontos adicionais até que seja iniciada uma nova campanha.

CódigoDescrição
WhatIsBestInLifeVitória instantânea
LetsJustBugOutAndCallItEvenDerrota instantânea
TerribleTerribleDamageAtiva o modo Deus
SoSayWeAllPermite o uso de toda a tecnologia disponível
IAmIronManHabilita todos os upgrades instantaneamente
HanShotFirstDesativa cooldowns sobre Magias
NeverGiveUpNeverSurrenderPermite continuar o jogo depois de uma derrota
ImADoctorNotARoachJimPermite curar uma unidade rapidamente
MoreDotsMoreDotsLibera construção de todas as unidades e edifícios sem custo