FIFA 14 traz grandes mudanças na jogabilidade do ótimo jogo de futebol

Fifa 2014
Fifa 2014

Baixar

 
FIFA 14 é o mais novo game de futebol da famosa série para PS3Xbox 360, e PC que vem conquistando mais fãs a cada ano. A versão 2014 promete trazer avanços significativos na jogabilidade e será lançado na versão virtual no dia 26 de Setembro para PC. Mas, a versão em disco só será lançada no dia 2 de Outubro. Para usar a versão demo é necesário ter conta na Origin e ter o instalador da loja oficial da EA Games.

Jogabilidade

Assim como o jogo de futebol Fifa 13, o jogo foi dublado por Tiago Leifert e Caio Ribeiro e traz muitas novidades! O jogo promete estrear uma inteligência artificial mais moderna para tornar melhor a experiência das partidas. Com isso, os jogadores se movem de modo mais natural e mais real.  O sistema de impacto também foi melhorado para oferecer ao jogador a sensação de controlar personagens reais e não “bonecos em uma tela”. É possível notar grandes diferenças entre os jogadores controlados, principalmente quando executamos dribles e observamos o controle de bola.
Entre as novidades da nova inteligência artificial estão os jogadores virtuais, que agora podem fazer proteção à bola, passes com efeito e maior precisão, novos dribles, e muito mais. Fazer o gol também está mais difícil. Para aumentar o nível de realidade o chute dependerá da posição do jogador, a força do chute, se há ele foi atrapalhado por outros jogadores e se ele está em equilíbrio físico para chutar da melhor forma.
Assim como a física influencia no chute e no comportamento do jogador, com a bola não poderia ser diferente. A “redondinha” agora é mais veloz de acordo com o gramado. Quando o chute é executado de forma perfeita é possível sentir a bola mais precisa. Por isso, o jogo é mais difícil do que as versões anteriores e oferece desafios maiores. É preciso cadenciar mais o jogo para poder vencer uma partida. É cada vez mais distante a possibilidade de um “boneco” atravessar o campo driblando os adversários e fazer o gol, como era possível há alguns anos. Assim, jogar o FIFA 14 tem se tornado uma experiência cada vez melhor e mais real sobre futebol.

Modos de jogo

O FIFA 14 conta com novidades no modo de jogo Ultimate Team. O modo da versão para Xbox 360 e Xbox One, contará com jogadores clássicos como Pelé, Bergkamp, Gullit e até craques mais recentes como Shevchenko. Esse modo permite que você crie times baseado em cartas de habilidades de jogadores e até complemente a falta de habilidade de alguns boleiros se outras cartas melhores forem colocadas no time.
Esse modo de jogo é tão real, que alguns fatores influenciam no entrosamento do time. Se os jogadores forem de uma mesma nacionalidade, ou tiverem vindo do mesmo time o entrosamento será bom. Se os jogadores vieram de times rivais, o gamer pode demorar mais tempo para criar um bom ambiente dentro do time. Tudo isso é representado por linhas coloridas e informativos que aparecem na tela mostrando tudo que acontece em seu time.
O modo “Jogos de Habilidades” oferece desafios como: defender pênaltis, realizar cruzamentos à área, finalização, drible, cobrança de faltas e muitos outros. Alguns desafios mesclam dribles com finalizações. À medida que o jogador vai avançando os desafios e ganhando mais pontos, a dificuldade aumenta. É claro que há diversos achievements preparados para os jogadores que vencerem os mais diversos desafios.

Gráficos

A aparência dos jogadores está naturalmente mais real, porém os grandes avanços são esperados para a versão que será lançada, ainda sem data definida, para o Playstation 4 e oXbox One. As imagens divulgadas pela EA Sports apresentam um visual incrivelmente real.
O menu principal é bastante diferente dos últimos jogos lançados pela franquia. No FIFA 14 você vai encontrar muito mais imagens. O game sofreu uma verdadeira revolução gráfica e nessa versão oferece muito mais informações, fotos e gráficos mostrando habilidades, táticas e posicionamento já no menu. A primeira impressão pode ser ruim para o jogador, porém, rapidamente, você se adapta e a interface passa a ser um atrativo a mais para o game.

Campeonato Brasileiro

O Brasil tem se tornado um dos principais mercados de game do mundo. Seguindo essa tendência o FIFA 14 terá todos os times da série A do Campeonato Brasileiro e, possivelmente, alguns times da série B como Palmeiras e Figueirense. Outra novidade é que depois de tantos anos, finalmente os uniformes dos times brasileiros devem ser os originais. Quem já jogou uma versão anterior sabe que os uniformes genéricos no geral são feios e, na maioria da vezes, decepcionam o torcedor apaixonado.

Versão Demo

Na versão liberada para testes o FIFA 14 traz apenas os clubes Barcelona, Milan, PSG, Borussia Dortmund, Manchester City, Boca Juniors, Tottenham Hotspur e New York Red Bulls. Além desses clubes o game só tem um estádio liberado para a partida, o Camp Nou.
A versão demo de FIFA 14 conta modos além da partida. Estão disponíveis o Ultimate Team, que conta com um set de cartas pré-determinadas com os maiores jogadores atuais para que os gamers entendam como o modo funciona. As opções são simples, permitem apenas montar a equipe titular e disputar uma partida amistosa contra os clubes presentes no jogo.
Um modo divertido e que também está disponível no demo é o Treinamento Livre. Nele você pode arriscar chutes ao gol e treinar o novo sistema de finalizações do FIFA 14. Antes das partidas amistosas, é possível jogar novas modalidades de treinamento. Nela estão incluídas o treino de passes e lançamentos.
Uma das limitações da versão de demonstração do game é o tempo de jogo. As partidas estão definidas para tempos de 3 minutos, o que pode irritar jogadores. Apesar disso, a diversão não fica presa ao tempo da partida e isso não é impedimento para experimentar o novo game.
Baixe já o demo do FIFA 14 e seja o primeiro a jogar o game entre seus amigos!