Novo padrão de rede cabeada pode oferecer até 5 Gbps transferência de dados

Um novo padrão para redes cabeadas, que promete melhorar a transmissão de dados, recebeu aprovação internacional do Instituto de Engenheiro Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) nesta semana. Conhecido como ‘802.3bz-2016, 2.5G / 5GBASE-T’, o novo padrão pode variar entre 2,5 Gbps a 5 Gbps de velocidade, superior aos 1 Gbps das redes mais comuns. Lembrando que o IEEE também tem representação no Brasil.
Um dos diferenciais da tecnologia é que ela não necessita de um cabo especial para chegar a essas taxas de transferência. Com o novo padrão é possível atingir 2,5 Gbps com cabos Cat 5e e a velocidade máxima com os cabos Cat 6.

Novo padrão funciona em cabos Cat 5e e Cat 6 (Foto: Divulgação)
Novo padrão funciona em cabos Cat 5e e Cat 6 (Foto: Divulgação)
O novo padrão foi desenvolvido para ser um meio termo entre as redes de 1 Gbps e as de 10 Gigabit Ethernet, que necessitam de cabeamento especial – consequentemente mais caro – e são mais comuns em ambientes corporativos, como em data centers e servidores.
Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma tecnologia semelhante às redes 10GBASE-T, porém com uma largura de banda menor – entre 100 MHz e 200 MHz, contra 400 MHz. Com isso, os cabos não necessitam de uma blindagem de alta qualidade, permitindo o uso de cabos Cat 5e, comuns em redes domésticas, e Cat 6.
Atualmente, as redes domésticas contam com equipamentos – roteadores e placas de rede – que podem atingir em torno de 1 Gbps de taxa de transferência. Por outro lado, as redes Wi-Fi que utilizam o protocolo ACpodem chegar a mais de 6 Gbps.
Com o novo padrão, a taxa de transferência de dados dentro da rede cabeada será mais do que o dobro da atual. Assim, a troca de grandes arquivos, como filmes em 4K, ou o acesso a NAS (Network Attached Storage), para armazenar arquivos em uma rede de computadores, será muito mais rápido. Lembrando que isso não influenciará na velocidade da Internet, que depende do provedor contratado.
No entanto, o padrão 2.5G/5GBASE-T ainda deve demorar algum tempo até se tornar popular, visto que ainda são vendidos roteadores sem portas Gigabit.