Olá pessoal! Depois de um tempo parado com os artigos, volto hoje trazendo pra vocês tudo sobre o Macromedia Fireworks.
Vocês vão ver que esse software é muito poderoso. Se existe o Photoshop em sua ação máxima para mídia impressa, existe o Fireworks para a mídia online. E vamos começar nossas matérias semanais com um tema que sempre dá aquele toque especial nos trabalhos: o efeito Aqua.
Utilizaremos em nossas matérias o Fireworks MX 2004.
Veja abaixo as imagens que vamos trabalhar nessa matéria:
Esse efeito tem resultados muito impressionantes. Repare pelas imagens acima o poder da cor e o clima que o Aqua cria.
O principal componente do Aqua é o degradé. Com ele, conseguimos ajustar as cores para que, junto com o reflexo, dê uma impressão de vidro. Sem degradé, o aqua não é aqua…
Vamos para a parte prática. Inicialmente com a estrela, que vai nos dar uma boa impressão sobre como trabalhar com formas diversas e irregulares.
Para criar essa estrela, vamos passar por cinco estágios:
Em cada estágio, a forma vai ficando com um visual mais detalhado até completarmos o efeito. Daqui para frente, você verá que a intensão para qualquer geometria é a mesma, mas que para chegar ao resultado final, passamos por diferentes experiências. Faremos tudo manualmente, sem utilizar nenhum plugin.
O primeio estágio é simples. Criamos uma estrela utilizando a ferramenta “Star” do Fireworks:
Após selecionar essa ferramenta, clicamos e arrastamos o mouse no palco até criarmos a geometria no tamanho desejado, que no caso do efeito aqua, pode ser qualquer tamanho. Tudo é feito com vetores. Repare que com as ferramentas para geometrias prontas têm pequenos polígonos amarelos em alguns pontos. Veja: | |
Esses pontos servem para que você altere certas características da geometria. No caso da estrela, podemos alterar a quantidade de pontos, arredondar as extremidades e as curvas internas, além de aumentar os braços da geometria.
Para nosso caso, arredondamos as extremidades e as curvas internas e colocamos 5 pontos.
Como acabamento, deletamos o preenchimento e deixamos apenas a borda laranja no tamanho 2 (o tamanho da borda depende do tamanho da sua geometria. Não deixe que ela fique nem muito apagada nem muito chamativa).
Após a criação dessa geometria, tiramos uma cópia da mesma, enviamos para trás da original, excluímos a borda e aplicamos um preenchimento sólido na cor #FFB907.
No terceiro passo, iniciaremos uma combinação de efeitos. Além de ter o reflexo, precisamos criar uma espécie de relevo, onde teremos um glow mais escuro que o laranja do preenchimento e uma sombra em apenas um dos lados da estrela, com uma cor bem forte e derivada do laranja.
O primeiro efeito será um Inner Glow, que você encontra na área “Effects” no painel de Propriedades.
Selecione a geometria com o preenchimento, clique no ícone “+” da área Effects e selecioneShadow and Glow > Inner Glow. Explicando cada uma dessas ferramentas: = Tamanho do Glow = Cor do Glow = Transparência do Glow. Se você escolheu a cor preta, colocando 100% o glow ficará totalmente preto. Quanto menor a transparencia, mais suave fica. = Suavização do glow Offset = Afasta o glow da borda da geometria |
Para nosso exemplo, configuramos um Inner Glow bem suave, apenas para demarcar um relevo de leve, mas o suficiente para o efeito.
Ainda nessa terceira etapa, aplicaremos outro efeito na mesma geometria, complementando o primeiro efeito.
É o Inner Shadow. As opções são quase as mesmas, com excessão da ferramenta de ângulo:
Essa ferramenta muda o ângulo da sombra, fazendo com que ela fique para qualquer lado.
Veja a aplicação desse efeito na estrela:
Repare que já temos um relevo na estrela, e que o Inner Shadow deu um aspecto muito interessante nas cores.
Nesse momento, inciamos o trabalho com os reflexos que terá 2 etapas. A primeira trará o seguinte efeito:
Para isso, criamos outra cópia da estrela sem borda e aplicamos o degradê como a imagem abaixo:
Você deverá ver a seguinte imagem:
Esse degradê indo do branco para o preto vai servir para colocar o efeito do reflexo na estrela. Porém, antes de aplicar o efeito final, vamos editar essa forma para que você chegue naquele efeito de curva do reflexo. |
Delete alguns pontos da estrela e teremos uma curva como a de baixo:
(Para criar a curva, utilize a Pen Tool – Nas próximas matérias, veremos todos os detalhes dessa ferramenta).
Agora, para que o degradê fique transparente, aplicaremos o modo “Screen”:
Dessa forma chegamos ao final dessa etapa.
Para finalizar, criaremos duas novas geometrias como na imagem abaixo:
Aplicamos o mesmo efeito e finalizamos a estrela. Com um trabalho para fazer o fundo e o reflexo, fechamos com essa imagem:
Vimos nessa estrela o conceito básico da criação do Aqua. Os tipos de efeitos e suas aplicações. No próximo exemplo, veremos o Aqua aplicado em uma bola, que tem alguns detalhes diferenciados da estrela.
Veja abaixo:
A necessidade dos efeitos é a mesma, porém, no caso da bola, temos que aplicá-los de outra forma pra ter um resultado realmente legal.
Inciamos o processo, criando um círculo apenas com borda e outro embaixo, na cor sólida. Você terá esse resultado:
Em seguinda, crie outro círculo como os outros, coloque-o abaixo da borda e acima do preenchimento e aplique um degradê “Ellipse” como mostra a imagem abaixo:
Agora, aplique o modo “Multiply” nessa bola (No mesmo lugar onde você aplicou o modo “Screen”). Você terá o relevo como o Inner Glow fez na Estrela. Veja:
Se aplicássemos o Inner Glow, não chegariamos nesse efeito pelas limitações que essa ferramenta possui. Então, como solução, utilizamos um degradê com a mistura Multiply.
Agora faremos o reflexo, onde vc vai criar uma bola com o degradê do branco para preto e aplicar o modo Screen. Você chegará nesse preview:
Estamos quase terminando. Falta apenas o efeito que, para a estrela, foi o Inner Shadow.
Para a bola, novamente, será uma aplicação diferenciada. Você deverá criar uma geometria como essa imagem:
Detalhe que ela não precisa ser toda certa pois aplicaremos o Edge Feather:
A geometria então, ficará com as bordas suavizadas. Para concluir o efeito, passaremos essa geometria para trás do degradê Ellipse e finalizamos este exemplo com a seguinte imagem:
Todos os efeitos que foram aplicados na estrela foram novamente aplicados na bola, porém, com outras ferramentas.
As aplicações também não mudam para letras. Começamos criando a borda e o preenchimento:
Dica: Para trabalhar melhor com as fontes, você pode convertê-las em vetor… vá no menu Text > Convert to Path (Ctrl+Shift+P).
Aplicaremos agora os efeitos Inner Glow e Inner Shadow como na estrela. (Baixe o arquivo com o png no fim da coluna para ver as configurações de cada um dos efeitos). Ficamos com a seguinte imagem:
O próximo passo é criar os reflexos que serão três:
Assim, finalizamos a aplicação para Texto:
Pra fechar nossa matéria falaremos sobre os ícones.
É sempre muito legal utilizar ícones nos sites, em gerenciadores de conteúdo. Enfim, em muitas ocasiões, os ícones tornam o trabalho muito mais detalhado e, claro, explicativo.
Criar os ícones Aqua é com certeza sinônimo de um resultado final muito bom. Para nosso exemplo, aplicamos aqua apenas na parte de fora da pasta. O processo é exatamente mesmo dos outros casos, porém, não utilizaremos os efeitos Inner Glow e Inner Shadow. Apenas o degradê e o reflexo já são suficientes para deixar o ícone legal.
Finalizamos ele assim:
Bom, assim chegamos ao final da nossa matéria. Baixe AQUI os arquivos PNG de cada uma dessas imagens finais.