Review: em Mass Effect 3, suas escolhas podem influenciar em tudo e em todos


A BioWare preparou um final cinematográfico para a última parte da trilogia que começou há quatro anos. Mass Effect 3, lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, trouxe novas mecânicas na jogabilidade, e os erros presentes nos títulos anteriores foram consertados e as soluções aprimoradas. Tudo para aumentar a experiência do usuário em um dos melhores jogos de RPG da história.
A trama se inicia algum tempo depois dos acontecimentos de Mass Effect 2. Shepard descobre que uma raça de criaturas sintéticas, os Reapers, iniciarão um ciclo de extinção para substituir toda a vida humana por organismos sintéticos. Ao chegar na Terra, o comandante tenta alertar as autoridades do parlamento sobre a vulnerabilidade do planeta, mas é ignorado pelos políticos, que não acreditam em suas palavras. Não demora muito até que Shepard veja a Terra sofrer um ataque dos inimigos, e é a partir daí que ele terá de aplicar todos os esforços para salvar a humanidade daquela ameaça.
Assim como foi nos dois primeiros jogos, você, na pele do comandante Shepard, precisa tomar decisões importantes que irão afetar todo o desenrolar da aventura. A diferença é que suas escolhas são ainda mais influentes, e cada diálogo pode dar um novo desfecho à história, o que inclui fazer alianças com povos alienígenas, evitar ou provocar a extinção de galáxias ou de pessoas próximas ao protagonista, se envolver em relacionamentos afetivos e até mesmo recrutar inimigos para a batalha final. Dessa forma, os personagens são construídos pelo próprio jogador, que molda as icônicas figuras heróicas de acordo com seu gosto pessoal. E se você jogou os dois games anteriores, a produtora oferece a opção de importar um jogo salvo no HD externo ou do seu console para que todas as suas decisões anteriores influenciem neste terceiro capítulo da trilogia espacial.
As primeiras adições são feitas logo quando se começa um novo jogo, já que é possível optar por mudanças que vão desde biotipo e personalidade até o sexo do comandante. Dessa forma, o game apresenta um ótimo sistema de evolução com habilidades totalmente personalizadas, e o melhor: adaptáveis. Isso porque, na tela de inicialização, você pode escolher entre três modos diferentes: o Action, com mais tiroteios e cenas menos interativas; o Story, com um foco maior na trama; e o RPG, que mescla as duas modalidades, permitindo que usuários com características distintas aproveitem a história envolvente de Mass Effect 3.