Como Otimizar Seu Site WordPress Em 11 Passos

Como Otimizar Seu Site WordPress Em 11 Passos

Ter e manter um site de sucesso exige que os desenvolvedores fiquem alguns passos à frente dos concorrentes. Uma maneira de fazer isso é ter um site rápido com alto desempenho.

Felizmente, se você tiver um site WordPress, existem algumas maneiras de otimizar seu site e melhorar o desempenho dele de um jeito relativamente fácil. Este guia abordará algumas dicas gerais para otimizar WordPress e manter tudo funcionando sem problemas em 2021 e além.

Por Que Otimizar WordPress É Tão Importante em 2021

Paradoxalmente, os usuários da internet estão ficando mais impacientes à medida que a internet se torna mais rápida.

Quando se trata de reter novos visitantes, cada milissegundo conta. Portanto, você deve garantir que todos aspectos do seu site respondam imediatamente às exigências do usuário.

Você já deve ter ouvido algumas dessas estatísticas de desempenho da web antes. Mas, vale a pena relembrar:

  • Um atraso de um segundo no tempo de resposta da página pode causar uma queda de 7% nas conversões.
  • Mais da metade dos sites acessados via celular são abandonados após apenas três segundos.
  • A BBC compartilhou recentemente que estava perdendo 10% dos visitantes por cada segundo que sua página inicial demorava para carregar.
  • O AliExpress teve um aumento de 10,5% nos pedidos e um aumento de 27% nas conversões após reduzir o tempo de carregamento da página inicial em 36%.

Antes sair fazendo qualquer ação para otimizar WordPress, você deve usar o maior número possível de métricas para poder quantificar seu progresso.

Por Que a Velocidade de Carregamento de Páginas Importa?

Segundo o Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam um site que demora mais do que três segundos para carregar.

Nos dispositivos móveis, a taxa de rejeição sobe para 53%, mostrando que metade da sua audiência vai sair do seu site se ele não carregar rápido o suficiente.

Abaixo estão alguns contratempos causados por um site lento:

  • Diminui o Tráfego do Site – Como as pessoas não gostam de ficar esperando, ter um site lento vai afastar visitantes e cliques no seu site.
  • Cria uma Primeira Impressão Ruim – Uma baixa velocidade de carregamento indica que você não está levando seu projeto a sério, o que pode afugentar leitores e clientes.
  • Diminui as Conversões – Se você estiver gerenciando um ecommerce, uma experiência de usuário ruim pode desencorajar os usuários a comprarem da sua loja virtual.
  • Prejudica o Ranking no Google – Os motores de busca não favorecem os sites que carregam lentamente. Por isso, pode ser que seu site não seja mostrado nas posições mais altas dos buscadores.

Se você quiser ficar longe desses problemas, veja, a seguir, algumas maneiras gerais de otimizar WordPress e acelerar a velocidade de carregamento do seu site.

1. Usar HTTP/2

Caso você ainda não use o HTTP/2, você precisa começar agora mesmo. O protocolo HTTP/2 suporta multiplexação, paralelismo e compactação HPACK superiores, entre outros recursos que o tornam uma versão melhorada em relação ao seu antecessor.

Para implementar o HTTP/2, primeiro você precisa habilitar o HTTPS. Felizmente, o HTTP/2 elimina a sobrecarga do TLS que normalmente é necessária ao usar HTTPS.

O novo protocolo deixa os sites mais rápidos e mais seguros de várias maneiras. Por exemplo, se você estiver usando o recurso de envio do servidor, poderá contornar o ciclo de solicitação/ resposta HTTP, buscando determinados arquivos antes que seu HTML seja analisado.

Dessa forma, elementos de importação como logotipos, banners e CSS aparecerão antes de qualquer outra coisa.

2. Usar CDN

Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) é uma rede de servidores estrategicamente posicionados que facilitam uma entrega rápida de recursos da internet em todo o mundo.

Esses pontos de presença, ou POPs, hospedam versões em cache de seus ativos para serem entregues a usuários que estão geograficamente distantes do servidor host. É assim que as CDNs reduzem a latência ou o tempo que os dados levam para trafegar pela rede.

Quando um usuário de outro país faz uma solicitação em sua página, a CDN detecta a localização do usuário e compartilha seu site no POP mais próximo. Portanto, visitantes do exterior não precisam esperar mais que os usuários locais para receber conteúdo.
mapa explica como mostra uma CDN nos Estados Unidos e na Europa
As CDNs também podem descarregar a CPU e os recursos do servidor de origem para que o host não fique sobrecarregado por picos de tráfego.

Otimizar WordPress com uma CDN protege você de usar muita largura de banda, garantindo uma experiência tranquila para todos os visitantes. Se um servidor cair, o CDN automaticamente redirecionará o tráfego para o POP mais próximo.

O uso de uma CDN também tem vantagens no SEO. O Google e outros mecanismos levam em consideração a velocidade do site em seu ranqueamento, Por conta disso, qualquer coisa que você faça para tornar seu site mais rápido o levará mais perto de alcançar o topo dos resultados de pesquisa.

Além disso, as CDNs facilitam o rastreamento de imagens e outros arquivos de mídia e aumentam a chance de que apareçam nas pesquisas de imagens do Google.

Ter uma CDN desde o início do seu projeto facilita a escalabilidade do seu site à medida que sua base de usuários cresce. Como as CDNs comerciais são criadas para aumentar a velocidade, ter um provedor CDN de confiança elimina grande parte das suposições relacionadas à otimização de sites.

Em alguns casos, ter uma CDN também facilita a implementação de HTTP/2 e a entrega de conteúdo por HTTPS. Dito isso, escolher uma CDN é apenas um dos passos para melhorar o desempenho do site WordPress.

3. Compactação Brotli

O algoritmo de compressão Google Brotli é conhecido por superar o Gzip em termos de economia de tamanho.

comparação entre gzip e brotli para compactação de imagens

Para aproveitar as vantagens do Brotli, seu servidor de origem deve estar ativado. O Brotli ainda é recente e, por isso, nem todos os navegadores o suportam.

No entanto, você pode implementar mecanismos de fallback para que um navegador suportado solicite os recursos Brotli enquanto um navegador não suportado solicite ativos Gzip.

Como o GZIP, o Brotli deve ser usado somente para comprimir arquivos HTML, CSS, JavaScript e outros arquivos de base de texto. Tentar compactar arquivos binários, como JPEGs e MP4s, pode realmente resultar em arquivos maiores.

Sitepoint possui um artigo detalhado que descreve o processo de implementação do Brotli no servidor de origem, além de medir os efeitos da compactação do Brotli em um site WordPress.

4. Usar Resource Hints

Resource Hints aceleram a entrega de conteúdo otimizando a forma como os recursos são carregados. Eles permitem que o navegador do usuário comece a baixar arquivos antes que eles sejam realmente necessários.

Por exemplo, “preload/” permite que os desenvolvedores priorizem determinados recursos e “prefetch/” instrui o navegador do usuário a baixar recursos durante o tempo ocioso.

Otimizar WordPress com essa técnica garante que o número de round trips necessárias para carregar a página é reduzido e as respostas às entradas do usuário parecem mais instantâneas.

O WordPress introduziu o suporte para resource hints em 2016 com o WordPress 4.6. Se o seu site usa uma versão mais antiga do WordPress, agora é a hora perfeita para atualizar.

5. Otimizar WordPres Com Formatos de Imagem WebP

JPEGs e GIFs estão se tornando obsoletos, ainda que em passos lentos. Novos formatos de imagem como FLIF, WebP e HEIF usam algoritmos de compactação inovadores para compactar imagens de alta qualidade em tamanhos de arquivo menores. Assim, converter suas fotos em um desses formatos pode trazer um aumento significativo na velocidade do seu site.

A única desvantagem aqui é que nem todos os navegadores suportam esse formato. Por conta disso, você deve fornecer um formato alternativo para alguns usuários.

Alguns navegadores que atualmente não oferecem suporte ao novo formato de imagem estão planejando fornecer suporte no futuro. Confira quais navegadores suportam esses novos formatos de imagem com a ferramenta Can I Use.

6. Testar a Velocidade do WordPress

Antes de começar a jornada de otimização do seu WordPress, você precisa saber como esta o sue site comparado com os outros sites.

testar velocidade do site wordpress

Testando a velocidade do seu site não é meramente uma formalidade, você pode se livrar de problemas seguindo o restante deste tutorial se seu site já tiver uma boa velocidade. Existem milhares de ferramentas uteis para indicar a performance do seu site.

Recentemente publicamos um tutorial detalhado de como testar o seu site no GTmetrix, isto da dicas uteis de melhoria de velocidade combinado com intuições do Google Page Speed e resultados YSlow. Finalmente, se você verificar seu site contra outros sites, você pode você pode verificar o Pingdom.

7. Remover Plugins e Temas Desnecessários

É normal adicionar novas funções em seu site para mantê-lo moderno e relevante. Em sites WordPress, isto é feito via plugins e temas.

Muitas vezes, novos plugins substituem funcionalidades das funções originais que não são tão funcionais. Conforme o tempo passa, você deve encontrar seu site cheio de plugins e temas que não utilizados há algum tempo.

Um número excessivo plugins, especialmente os obsoletos, podem reduzir drasticamente o desempenho do WordPress. Como regra geral, a primeira coisa a fazer é remover ou, pelo menos, desativar os plugins desnecessários quando estiver otimizando o WordPress.

O ideal é que seu site tenha apenas os plugins que são essenciais para o funcionamento. Veja nosso guia de como instalar e desinstalar plugins no WordPress.

8. Minificando CSS, HTML e JavaScript

Minificar é uma das técnicas mais úteis se você quer melhorar o desempenho do seu site. Essa prática visa a reduzir o tamanho dos arquivos do front-end scripts (HTML, CSS, JS) ao remover caracteres, como espaços e comentários destes arquivos.

O resultado é exatamente a mesma funcionalidade sem o volume adicional. E alguns plugins podem ajudar na minificação, como Autoptimize e W3 Total Cache.

Para uma explicação aprofundada deste processo de minificação, veja este tutorial.

minificando css

9. Dividir Conteúdos Longos em Páginas

A paginação é outra forma de acelerar seu site WordPress.  Isso significa dividir a página com conteúdos muito grandes em partes menores. Essas partes podem ser visualizadas uma por uma em páginas separadas.

Paginação é normalmente utilizado para seções de comentários em sites que carregam milhares de comentários simultaneamente utilizando muito tráfego.

Você pode facilmente ativar paginação nos comentários de um site WordPress. Em Configurações, acesse a seção Discussões.

Ali você pode determinar o número máximo de comentários por página. Um número balanceado é o recomendado. Não muitos por página, mas também, não pouco para que os usuários não precisem ficar clicando constantemente em próxima página.

configuração de comentários por página no WordPress

Falando nisso, a paginação pode também ajudar a dividir um post ou página em páginas separadas. Isto pode ser muito útil para posts longos, pois os usuários não se identificam muito com textos grandes a primeira vista.

10. Otimizar WordPress Com Plugin de Cache

Cache é o mecanismo conhecido por diminuir as cargas dos servidores. Ele é um sistema que armazena as informações que são utilizadas com frequência pelo sistema dos clientes para que o navegador não precise ficar solicitando as mesmas informações repetidamente ao servidor.

O cache pode melhorar substancialmente o desempenho de um site, WordPress, sendo uma das principais técnicas para acelerar um site WordPress.

Uma variedade de plugins estão disponíveis para WordPress com diferentes tipos de cache, incluindo WP-Rocket e W3 Total Cache. Recomendamos visitar nosso guia de como utilizar WP Super Cache para ativar cache no seu site WordPress.

11. Otimizar Banco de Dados

O banco de dados do seu site armazena todos os tipos de dados e informações que chegam até ele. Isso inclui conteúdos, logins, senhas, arquivos baixos e enviados a servidores, comentários e spams. É por isso que você precisa limpá-lo de vem que quando.

Da mesma forma como fizemos antes com a desinstalação de plugins e temas desnecessários, apagar estes tipos de dados vai diminuir o peso exigido sobre o banco de dados e melhorar o desempenho geral do seu site.

Para fazer isso, você pode instalar um plugin de otimização de banco de dados, como o WP-Optimize ou o Advanced Database Cleaner. Ambos vão automaticamente remover dados desnecessários do seu site, além de compactar tabelas e imagens numa hora programada.

Recomendações de Leitura

Se você está em busca de mais maneiras para melhorar o desempenho do WordPress, estes artigos vão de ajudar a encontrar o caminho certo:

Crie Seu Site WordPress Para o Futuro

Sites que são capazes de se adaptar a melhorias tecnológicas têm maior probabilidade de sobreviver na próxima década do mundo web. Da mesma forma, desenvolvedores que querem conquistar o sucesso devem estar preparado para mudanças.

Fique sempre atento às novas atualizações, plugins e tendências para otimizar WordPress, para que você possa estar sempre na frente. O desempenho do WordPress pode ser complicado às vezes, mas ao implementar as dicas acima, você já terá uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Fonte: Hostinger

URL: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/acelerar-seu-site-wordpress-em-9-passos-faceis#Por-Que-Otimizar-WordPress-E-Tao-Importante-em-2021