O filtro “Ladrilhos” (Tiles) do Photoshop é capaz de transformar suas imagens numa espécie de amontoado de papel picado. Ele divide a fotografia em pequenos quadrados que se deslocam em direções variadas para dar o efeito de desencaixe entre as peças, como um quebra-cabeça inacabado. O filtro pode ser útil para criar fundos ou montagens divertidas, assim como outros filtros de estilização, como o Extrusão, Cristalizar, Mosaico e Pontilhar.
No tutorial de hoje vamos aprender a utilizar o “Ladrilhos”. Para isso, é só acompanhar nosso passo a passo:
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o filtro usando o comando “Arquivo” > “Abrir” (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.
Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial, para os três filtros, é a seguinte:
Para exemplificar, utilizaremos uma imagem colorida, que combina com a informalidade do efeito.
Passo 2: acesse o filtro “Ladrilhos”
Para o primeiro filtro, acesse o item de menu “Filtro” > “Estilização” > “Ladrilhos…” , (ou Filter > Stylize > Tiles…, se você utilizar a versão em inglês). Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Ladrilhos”:
Selecionando o comando de menu “Ladrilhos” em “Filtro” > “Estlilização”, no Photoshop.
Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Ladrilhos”:
Caixa de diálogo “Ladrilhos”.
Nesta janela, será possível ajustar e pré-visualizar o filtro usando as seguintes opções:
Número de Ladrilhos (ou Number of Tiles, em inglês): determina o tamanho e quantidade de quadrados que serão usados para compor a imagem com o efeito de ladrilhos. Quanto maior o número, mais quadrados teremos, e menores eles serão;
Deslocamento Máximo (ou Maximum Offset, em inglês): determina o escopo de variação de deslocamento dos ladrilhos. Ou seja, quanto maior o número, mais deslocados podem ficar os quadrados. Esse número é “máximo”, pois para que o efeito seja natural, cada ladrilho desloca um espaço aleatório dentro do máximo definido;
Preencher Área Vazia Com (ou Fill Empty Area With, em inglês): diz respeito ao que será feito com as áreas que ficarem vazias, ou seja, os espaços deixados pelos deslocamento dos ladrinhos. Por padrão, a opção selecionada é “Cor do Plano de Fundo” (Background Color), ou seja, a cor secundária selecionada no Photoshop (geralmente branco). Outras opções são “Cor do Primeiro Plano” (Foreground Color), a cor primária selecionada – geralmente preto –, “Imagem Inversa” (Inverse Image), a própria imagem com cores invetidas e “Imagem Inalterada” (Unaltered Image), a imagem original.
Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, basta clicar no botão OK para fechar a caixa de diálogo e aplicar o filtro. Em nossa imagem de exemplo, tivemos o seguinte resultado:
Na imagem acima, utilizamos o Ladrilhos Número de Ladrilhos 20, Deslocamento Máximo 20 e Preencher Área Vazia Com Cor do Plano de Fundo (Branco).
Veja um segundo exemplo, usando diferentes configurações no filtro:
Na imagem acima, utilizamos o “Ladrilhos” com Número de Ladrilhos 10, Deslocamento Máximo 10 e Preencher Área Vazia Com Imagem Inversa.
Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para esta ação.