Desenvolvendo um painel de redes com PHP

Um painel de redes pode ser muito útil para a rede de sua empresa, ou mesmo para sua rede doméstica. Com o PHP podemos criar um painel de redes de forma fácil, nesse artigo não irei desenvolver todo um painel, mas sim passar os conceitos básicos para a criação de um.
Uma das forma de descobrir se um computador está online, é através do famoso comando PING, mas lembrando se houver um firewall bloqueando o comando ping, o código abaixo poderá não funcionar.

Vamos entender o comando acima; definimos o ip primeiramente e após isso pingamos ele. NoWindows quando utilizamos o comando ping, caso o computador esteje online a resposta sempre iniciara com “bytes=”, portanto se na resposta houver “bytes=” deduzimos que o computador está online, caso contrário, está offline.
Mas há também outra forma de descobrir se um computador está online, e ainda saber qual porta está aberta, é através do fsockopen();

Mas enfim, como eu irei criar meu painel de redes?
Bom com os conceitos acima juntamente com as estruturas de laço – while(), for(), foreach() – será possivel criar o painel.
Por exemplo, podemos armazenar os IPs em um array() e verificar todos eles. O mais correto seria ter uma tabela no banco de dados com os nomes dos computadores da rede e seus respectivos IPs, mas vamos ao código:

Podemos verificar o status de várias portas seguindo o mesmo conceito:

Pronto agora você já tem conhecimento o bastante para criar seu próprio painel de redes. Utilizando apenas o comando PING/FSOCKOPEN e as estruturas de laço já é possível verificar status de vários IPs/Portas. Espero que tenha sido útil esse artigo a você, até o próximo artigo.