Dicas incríveis para carreira de TI

Essas dicas, serão importantíssimas para você que já está na área e principalmente para quem está ingressando agora na área de TI e está se sentindo um pouco perdido em meio a tantos assuntos, tecnologias e cursos.

Oportunidade de emprego em TI

São diversas oportunidades de emprego na área de tecnologia da informação, pois a tecnologia da informação possui diversas variantes de área empregatícia, como análise e suporte, redes, banco de dados, desenvolvimento desktop, desenvolvimento web, designer gráfico, helpdesk, entre várias outras em específico. Além das oportunidades de emprego, a área de TI é uma das maiores áreas que possuem prestadores de serviços autônomos, aonde você pode se cadastrar em alguns sites e fechar contratos de trabalho autônomo com clientes de todo o mundo. No final do post citarei alguns destes sites, pois se trata de uma valiosa dica.

Devido a infeliz situação do mundo (Pandemia COVID-19), a área de tecnologia da informação, principalmente na parte autônoma começou a crescer muito e com certeza essa área será a maior com nível de empregabilidade alto e completamente sustentável, pois o mundo caminha para uma base tecnológica na qual é tão grande que não podemos mensurar, só sabemos que todo mundo irá precisar de TI até mesmo numa banquinha de feira.

Estabilidade

Muitas pessoas acham que estabilidade se trata apenas de concurso público, mas a área de TI prova ao contrário, os funcionários da área são os que menos sofrem desemprego no país, pois se você está trabalhando em uma empresa, domina e aprimora o seu serviço a empresa começa a possuir grandes justificativas para não demitir você do seu cargo, pois se trata de um serviço em específico que necessita tempo, prática, experiência e conhecimento específico do local para trabalhar, então torna-se extremamente difícil demitir um funcionário do tipo. Mas a demissão ainda existe, entre tanto, são muitas oportunidades para a área, principalmente para serviços autônomos, tudo isso somado com um pouco de educação financeira, um funcionário/servidor de TI jamais fica sem “dim dim” no bolso.

Estou empregado, o que devo estudar?

Veja a tecnologia que sua empresa mais utiliza, estude a fundo esta tecnologia e se torne um especialista nela, pois será de imensa ajuda, gerando lucro e vantagem competitiva para a empresa, isso cai na questão de estabilidade. Se tornando alguém com maior conhecimento e domínio, você terá chances de promoção e aumento salarial.

Identifique também as áreas que possuem mais problemas e pense em automatizações de processos, com essas informações, estude maneiras de automatizar estes processos, sanando problemas específicos e economizando tempo dentro da empresa.

Meu primeiro emprego, o que devo estudar?

Dessa maneira não tem jeito, e aqui te darei agora a maior dica de todas… Foque em um objetivo e não saia do seu objetivo de estudo, sendo muito específico, por exemplo:

Programação – Desenvolvimento de sistemas: Lógica de programação, banco de dados e uma linguagem de programação. Evolua seus estudos e só mude para outra linguagem de programação quando dominar a primeira que você começou… É sério, vai por mim!

Web: Lógica de programação, escolha entre Back-End ou Front-End e domine a área visando o domínio total. Não misture os assuntos do seu estudo, assim como programação, domine as linguagens que começou.

Análise e suporte: Para entrar na área de suporte basta dominar o assunto “Informática”, atendimento ao usuário, montagem e manutenção de computadores e as tecnologias voltadas ao usuário, porém você necessitará de expertise, então estude Lógica de programação e uma tecnologia de banco de dados.

Designer – UI & UX: Atualmente os sistemas precisam ter a melhor experiência de uso para o usuário final, então essa área foca bastante em montagem de templates e layouts robustos e bem desenvolvidos para sistemas. É bastante estudo como todas as áreas, mas estudará também um pouco de artes, relação das cores, psicologia básica e muito software voltado criação gráfica.

Segurança da informação: Não entre na área pensando no Mr. Robot… É sério mesmo, entre na área pensando em pendrive com dados importantes sendo perdidos em ônibus e até mesmo tela com planilhas de senhas abertas para todos visualizarem. Para trabalhar na área de segurança da informação estude bastante Windows Server, Linux, sendo mais específico LPI 1 e 2. Se possível, invista em certificações como COBOL,  CompTIA Security +, Offensive Security Certified Professional (OSCP) e domine as ferramentas mais importantes de antivírus e teste de penetração.

Redes: Nesta área é muito importante que se estude tanto a parte física quanto a parte lógica, ou seja, aprenda sobre cabeamento estruturado, montagem de equipamentos (roteadores comuns e gerenciáveis, Wi-Fi e Hotspot), se aprofunde ao máximo em protocolos como IPV4, IPV6, Windows Server, GPO, AD, DNS, Linux, Samba, Webmin, Firewall e também é muito importante que entenda sobre os principais equipamentos como Mikrotik e Cisco.

Como estudar?

Essa é a parte mais simples e mais complexa ao mesmo tempo. Ela se torna simples porque é lógico, ou seja, se você estudar você vai aprender, mas a parte complexa é que ela exige disciplina e só assim você alcançará os objetivos.

Antes de sair comprando curso, pegue aquele assunto no Youtube gratuitamente, mastigue as informações, monte o ambiente assim como o youtuber está ensinando e pratique. Após compreender como aquele determinado assunto funciona, vá em plataformas como Udemy, Hotmart ou qualquer local de confiança, pesquise pela matéria, assista os vídeos de introdução e veja se está de acordo com o que você procura e assim assine o curso.

  • Estude NO MÍNIMO 1 hora por dia
  • Não fique dias sem estudar aquele assunto, pois você com certeza esquecerá a matéria
  • Pratique junto com o professor, não assista no celular achando que já estudou, pois quando for fazer não vai conseguir e irá desmotivar
  • Faça exatamente igual o professor está explicando, mas crie um projeto paralelo para fazer experimentos e modificações
  • Conclua o curso e se dedique a estudar tópicos mais avançados sobre o assunto e também estude a documentação do assunto

Como trabalhar de Freelance – Carreira Autônoma

Tenho trabalhado de maneira autônoma devido a pandemia e devo confessar para vocês que foi uma novidade para mim, pois antigamente eu me via preso a uma CTPS sem imaginar que os meus anos de estudo e dedicação poderiam me proporcionar a tal da estabilidade de modo autônomo, por isso é importante que você acumule experiência e expertise em alguns assuntos para que possa trabalhar numa carreira autônoma e fazer seus clientes, fechar contratos e até mesmo abrir sua própria empresa.

No início, eu tive medo, botei a mão na cabeça e pensei: “E agora?” Mas foi mais simples do que eu imaginei então passarei para vocês os sites que utilizo para captar clientes e fazer serviços.

Desejo muito sucesso para vocês!