Gestão de TI: Como Aumentar a Produtividade da Sua Equipe de Suporte de TI

Com a Gestão de TI é possível aumentar a produtividade da sua equipe de suporte de TI.
O crescimento econômico e o aumento dos custos tornam a produtividade um dos elementos mais importantes para as empresas se manterem competitivas no mercado de hoje. Com o intenso volume de tarefas que uma equipe de TI deve lidar diariamente, é muito comum que tanto ela como os demais setores da empresa fiquem atolados de serviço. Nesse caso a prática da gestão de TI torna-se mais do que necessária.
A prática de gestão de TI destina-se a alinhar os serviços oferecidos no setor com as necessidades da empresa, destacando os benefícios para os clientes, com foco sempre na produtividade.
Mas eu devo investir em gestão de TI mesmo em tempos de crise?
A resposta é: sim! As boas práticas de gerenciamento desses serviços trazem um maior retorno sobre o investimento, economia de custos gerais e processos de TI mais aprimorados.
Você gostaria que sua empresa crescesse e aumentasse a sua produtividade, além de tornar seus processos mais organizados e autônomos, sem perder o controle das tarefas a serem realizadas?
E mais, você gostaria de manter o mesmo número de funcionários, mas otimizar os processos de maneira tal que fosse possível atender a um volume maior de clientes, gerando assim, mais lucro para a sua companhia?
 Esse artigo com certeza irá te ajudar a aproximar dos seus objetivos, apresentando orientações de gestão de TI que podem ser facilmente implementadas na sua empresa visando aumentar a produtividade e melhorando os resultados. Confira!
Há uma pressão crescente sobre gerentes de TI para entregar produtos de qualidade e fornecer lucro para a organização. Incumbir o pessoal de suporte de TI de todo e qualquer tipo de tarefa- incluindo atualizações de rede, recuperação de desastres, detecção de intrusão e manutenção de soluções de segurança – provavelmente irá sobrecarregar e atrapalhar o rendimento de uma equipe, seja lá qual for o tamanho que ela apresenta.
 Felizmente, existem várias maneiras de tornar uma equipe de TI mais produtiva, fornecendo estratégias de tecnologia essenciais para o sucesso dos negócios. Este artigo traz os 3 passos primordiais para aumentar a produtividade da sua empresa e assim garantir excelentes resultados para o seu negócio.

Como uma boa gestão de serviços de TI pode melhorar a eficiência da minha equipe?

  • As orientações de gerenciamento de TI permitem que as companhias criem fortes estruturas internas de alinhamento, integração e eficiência.
  • Essas estratégias podem ajudar a otimizar projetos da sua empresa gerando inúmeros benefícios.
  • Você verá que uma gestão de TI centralizada melhora a fluidez do trabalho e resulta em métodos mais eficientes de controle e monitoramento.

Você tem dificuldade em fazer sua empresa crescer? Cuidado com a descentralização dos serviços
As plataformas para gestão de TI vêm se tornando cada vez mais complexas e, ao mesmo tempo, cada vez mais cruciais para a execução dos objetivos de uma empresa. Se a sua companhia não possui uma plataforma bem estruturada você está indo pelo caminho errado.
Uma abordagem fragmentada – usando diferentes métodos para uma mesma tarefa ou para tarefas de natureza semelhante – não é recomendável e pode gerar complicações entre os diferentes sistemas. Isso porque você pode acabar perdendo o controle dos processos que estão sendo executado e apresentar dificuldade em identificar os erros.
A descentralização dos serviços te impede de se organizar o suficiente para suportar o aumento da demanda de clientes, exigindo um maior número de funcionários do que o necessário e gerando, consequentemente, menos lucro.
Agora que você tem consciência do problema, continue sua leitura pois este artigo irá centrar nas seguintes medidas para aumentar a produtividade da sua empresa:
►1º passo: Centralize as atividades da sua empresa
►2º passo: Automatize as tarefas
►3º passo: Invista nas ferramentas de gestão de TI
1º passo

Centralize as atividades da sua empresa

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COMO A CENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM UMA PLATAFORMA ÚNICA PODE CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA
A natureza integrada de uma única plataforma permite o gerenciamento concentrado de todos os servidores e componentes dentro do setor.
Contudo, a descentralização dos serviços de uma empresa gera a necessidade de uma supervisão excessiva e diminui o tempo real disponível para dedicação aos projetos.
Quantos sistemas diferentes você está utilizando para realizar uma mesma tarefa? Como são priorizados os esforços de trabalho?
O não esclarecimento dessas questões leva à:
1- Utilização de diversos métodos para uma única tarefa de forma desnecessária.
2- Ausência de monitoramento e notificações preventivas.
3- Gasto indevidos de recursos.
4- Desperdício de tempo.
A primeira coisa que você precisa fazer é fornecer à companhia o que ela precisa. Isso pode ser alcançado com uma plataforma de TI única, capaz de centralizar os serviços prestados.
A segunda coisa que você precisa fazer é avaliar os objetivos e resultados da sua empresa em intervalos periódicos. Dessa forma você reestrutura seu plano de ação, determinando o que é ou não necessário para a convergência das tarefas e eliminando os obstáculos que atrapalhem ao progresso dos negócios.
A terceira coisa que você precisa fazer é contribuir para a construção de uma equipe mais produtiva. Com um melhor gerenciamento da rotina é possível reduzir os custos e direcionar melhor os investimentos, garantindo não só mais economia para a empresa, como também o aumento no potencial de atendimento, com mais clientes e rentabilidade.
2º passo

Automatize as tarefas

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A AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS NA GESTÃO DE TI E O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Não adianta exigir velocidade e eficiência da equipe, se ela não possui recursos e uma infraestrutura que permita a execução de um bom trabalho.

Você pode estar fazendo muita coisa manualmente quando poderia utilizar da tecnologia a favor do seu negócio.

Isso porque:
1- A falta de processos definidos leva a empresa a fazer muitas coisas manualmente
2- Você executa tarefas manualmente que poderiam ser automatizadas
3- Com isso, você acaba perdendo tempo que poderia ser empregado para melhores fins.
Para isso, existem três dicas infalíveis:
A primeira coisa que você precisa fazer é fornecer as condições apropriadas conforme a necessidade de execução das tarefas de trabalho.
A segunda coisa que você precisa fazer é investir em ferramentas de gerenciamento de serviços de TI para melhorar a entrega de soluções e a eficiência operacional da sua empresa.
A criação de valor para usuários de negócios é um componente importante para atender às novas demandas de TI e as ferramentas de gerenciamento de serviços criam um retorno sobre o investimento, garantindo que os problemas de tecnologia não atrapalhem o trabalho dos funcionários.
A terceira coisa que você precisa fazer é automatizar e agilizar tudo o que puder, otimizando procedimentos e integrando processos múltiplos. O negócio vai agradecer.
3º passo

Invista nas ferramentas de gestão de TI

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 INVISTA EM FERRAMENTAS DE GESTÃO DE TI E USE-AS A SEU FAVOR
A tecnologia desempenha um papel crucial no aumento da produtividade e no controle dos processos de uma companhia. Computadores, tecnologia móvel e processos automatizados permitem que as empresas realizem cada vez mais tarefas em menos tempo e exigindo menos esforço.
Analise o seu setor de TI e pense por um momento nos serviços que você fornece. Será que a sua empresa é realmente produtiva nos atendimentos técnicos que realiza? Já parou para pensar que a falta de produtividade em seu suporte está afetando não somente os seus negócios, mas também sua relação com os clientes?

Quanto tempo, esforço, suporte e dinheiro você gasta nos sistemas para fornecer a funcionalidade básica de solicitar serviços de TI?

1- Muito esforço é dedicado para manter a infraestrutura do setor de TI em funcionamento.
2- Por vezes, a falta de produtividade ocorre devido a ausência de uma ferramenta capaz de identificar os problemas e o mau uso do tempo, gerando questões ainda maiores.
3- Sem um programa de solução inteligente sua equipe de suporte de TI não será capaz de solucionar esses problemas nem evitá-los antes que se agravem, sem falar dos custos adicionais que surgirão como consequência dessas questões.
Agora, acompanhe as dicas:
A primeira coisa que você deve fazer é procurar um software que seja flexível e que se adapte às necessidades da sua empresa, contribuindo para um melhor desempenho das tarefas.
A segunda coisa que você deve fazer é alinhar seu negócio estratégico e a gestão de TI.  Vários estudos sugerem que as empresas se tornam mais competitivas com ao fazer isso.
A terceira coisa que você deve fazer é investir em indicadores de desempenho. Eles ajudam a ilustrar o quão bem uma unidade organizacional (como a de gestão de TI) está indo no cumprimento de seus objetivos. Além disso, são um meio de avaliar as características de produtos, serviços, processos e operações da companhia, sendo a maneira mais fácil de identificar falhas em processos operacionais.
A quarta coisa que você deve fazer é buscar procurar programas capazes de acompanhar os tempos de chamados de cada cliente, verificando, a partir disso, qual cliente é mais rentável e viável para a companhia. Dessa forma, esses programas são capazes de contribuir positivamente para as estratégias de atuação e tomadas de decisão da empresa.
Ao investir em uma ferramenta de gestão de TI você terá um rápido retorno simplesmente reduzindo o custo associado com suporte, tempo, recursos e falhas recorrentes. Ela permitirá que você simplifique seu processo de suporte e até automatize algumas de suas tarefas manuais, como monitoramento, relatórios de métricas e comunicação sobre os serviços fornecidos à companhia.

Conclusão

Pronto para investir na produtividade da sua empresa?
Agora digamos que você esteja pronto para reorganizar a sua empresa, e queira decidir sobre uma ferramenta de gestão de TI para te ajudar.
Primeiramente, escolha uma plataforma capaz de concentrar os objetivos da sua empresa e auxiliar na otimização do trabalho. Em seguida, reveja a distribuição de tempo para cada tarefa e analise o que pode ser automatizado. Finalmente, aposte nas ferramentas de gestão e nos indicadores de desempenho. Eles podem ser usados para avaliar o tempo médio de chamadas de atendimento, a quantidade de erros operacionais e o impacto destes nos investimentos.
Se você gostou desse artigo e quer mais dicas sobre gestão de TI acompanhe as estratégias a seguir:
6 estratégias para melhorar a produtividade dos funcionários de TI:

  1. Dedique tempo para agilizar o fluxo de trabalho e remover tarefas desnecessárias.
  2. Forneça a todos os membros da equipe um objetivo principal na empresa e o papel que cada membro da equipe desempenha.
  3. Realize reuniões regulares e produtivas da equipe para garantir o nivelamento dos funcionários, atentando-se sempre para o foco da reunião.
  4. Forneça o máximo de feedback em tempo real possível para corrigir problemas rapidamente e prover a cada funcionário o domínio de seu trabalho.
  5. Programe horários durante o dia sem mensagens ou reuniões, para permitir que a equipe se concentre apenas em seus projetos.
  6. Ofereça bônus para os funcionários que cumprem determinados objetivos de desempenho.

Ao incorporar as propostas sugeridas neste artigo você irá permitir que sua empresa crie fortes estruturas internas de alinhamento, integração e eficiência de TI. Ponha em prática essas orientações e invista em uma gestão de TI eficiente para garantir a prosperidade da sua empresa.
Fonte: https://milvus.com.br/blog/gestao-de-ti-produtividade-da-sua-equipe/