Qual é o melhor: iPad 2, Galaxy Tab ou Xoom?

Testamos os três tablets mais populares do momento. No Laboratório Digital, veja qual deles sai na frente.

Tarefa difícil essa! Durante as últimas 3 semanas, testamos tudo que pudemos dos principais tablets à venda no país. E a disputa entre eles não foi fácil. Em cada canto do ringue, um adversário forte. Num canto, o iPad 2, fenômeno da Apple. Num outro, o Xoom, aposta de peso da Motorola. No terceiro corner, o Galaxy Tab, a surpresa da Samsung. Vamos ao combate!
Sistema operacional. É aqui que boa parte dos segredos repousam. O sistema operacional que controla os tablets é responsável por uma boa parte do sucesso ou do fracasso de qualquer máquina. O iPad 2 traz o iOS, sistema criado pela Apple inicialmente para o iPhone e que evoluiu para o iPad. Ele praticamente só tem pontos fortes: é fácil de usar, é super leve e estável. Além disso, ainda tem a segurança. O iOs ainda está invicto quando o assunto são vírus e outras pragas virtuais. No segundo degrau, fica o Xoom. Ele traz o Android 3.0, apelidado de Honeycomb – ou favo de mel. O pessoal do Google gosta de dar nomes doces ao seus softwares. Ele é a primeira versão do Android para tablets. É verdade que ele oferece recursos super interessantes, como a integração com os mecanismos do Google. Mas… esse é um sistema menos intuitivo que o iOs do iPad. Não dá para dizer que seja complicado, mas é menos simples. Por último, chega o Galaxy, da Samsung. Ele é controlado pelo Android 2.2 – uma versão do sistema que já está ficando velhinha… Resumindo, no quesito sistema operacional, o iPad sai na frente.
Navegador. Se a Apple saiu na frente com o sistema operacional, no quesito seguinte, levou a pior. O Safari é um bom navegador. Mas, nos tablets e smartphones, ele não exibe vídeos ou animações em Flash. E isso pode ser irritante na hora de procurar aquele restaurante que resolveu fazer seu site cheio de animações em flash. Além disso, enquanto o navegador do Android já oferece a possibilidade das abas, o Safari ainda não pensou nisso. Ou seja, nesse quesito, o brinquedinho da Apple amarga o último lugar.
Hardware. Esse quesito tem muito a ver com o anterior. De nada adianta ter um hardware super poderoso se o sistema operacional não ajuda. Aqui, iPad 2 e Xoom se equivalem. Ambos têm processadores com dois núcleos, que conferem boas velocidades de operação. Mas… o iPad acaba passando uma sensação de mais agilidade graças ao sistema operacional mais eficiente. Até por ser de uma geração anterior de tablets, o Galaxy vem um pouco atrás. Mas, o desempenho do pequenino da Samsung não é ruim. Ele também é ágil em tarefas menos complicadas.
O iPad e o Xoom trazem câmeras frontais e traseiras. O Galaxy, apenas frontal. O iPad começa com 16 giga de armazenamento e pode chegar a 64 giga. O Xoom, sai de 32 e também pode chegar a 64. O Galaxy tem apenas a opção de 32 Giga.
Quando o assunto são conexões, o Xoom ganha de lavada. O tablet da Motorola oferece USB, entrada para cartão de memória e até saída HDMI. Bem legal. O Galaxy oferece conexão USB. Já o iPad, continua nessa segunda versão do aparelho, a não oferecer conexão quase nenhuma. Só mesmo o dock para ligar no USB do micro. Uma pena.
Mas, a Apple se recupera quanto o assunto são as telas. Além do iPad oferecer a melhor tela em termos de nitidez e reprodução de cores, ela também é a que responde com mais precisão e velocidade ao toque. O Xoom fica em segundo lugar com uma tela muito boa, mas não tão precisa no toque. Por fim, fica o Samsung, com uma nitidez e resposta menores.
Recepção. Esse é um item que, provavelmente, você não viu avaliado em outros lugares. Mas, a verdade é que os tablets dependem muito da sua capacidade de conexão. Seja pelo 3G, seja pelo Wi-Fi. Cá entre nós, não dá para levar a sério o 3G no Brasil… as conexões são lentas e instáveis – para não dizer vergonhosas… Então o jeito é se contentar com o Wi-Fi, onde ele está disponível. E aí, a surpresa. Como era de se esperar, o iPad 2 mostrou a que veio, conectando-se rapidamente e mantendo a conexão estável. O Galaxy também foi bastante bem: rápido e estável. A decepção veio com o Xoom. Enquanto os outros dois já estavam dando play em vídeos, o Xoom ainda estava tentando se conectar. Ponto negativo para a Motorola.
O design é a primeira coisa que você vê, e é uma das que mais pode te causar aborrecimento. O Xoom é o maior, o mais largo e o mais pesado, com 730 gramas. Em seguida, vem o iPad, mais fino e leve, pesando 600 gramas. E aqui, novamente, a surpresa do Galaxy. Com seu tamanho diminuto – a tela dele tem apenas 7 polegadas, contra 10,1 polegadas do Xoom e 9,7 do iPad – ele se mostrou muito prático para levar para cima e para baixo. Pesa apenas 380 gramas! Agradou principalmente as mulheres – já que é super fácil levá-lo na bolsa.
Preço. Esse quesito é difícil de explicar em qualquer lugar do mundo. Os tablets vendidos no Brasil são os mais caros do mundo! É mole? O iPad 2 começa em 1.650 reais e pode chegar a 2.600 reais! Para você ter uma ideia, nos Estados Unidos, os preços começam em 500 dólares, algo perto de 800 reais, menos da metade do que pagamos aqui. Mas, se você acha isso ruim, o pior é que – na sua versão mais básica – o iPad 2 é o tablet mais barato. O Xoom da Motorola começa em 1900 reais. E o Galaxy começa em 1750 reais.
Conclusão. Somando prós e contras, a escolha do Olhar Digital como melhor tablet à venda no Brasil vai para o iPad 2, da Apple. O aparelho de Steve Jobs se deu melhor em praticamente todos os quesitos. Só perdeu nas conexões e no navegador de internet. E, supresa das supresas, na sua versão mais básica, ainda é o mais barato. Aí, fica difícil derrubar a maçã.
Em breve, a Samsung deve lançar aqui no Brasil a segunda geração do Galaxy. Quando chegar, vamos colocá-lo no ringue para enfrentar os competidores. Nos links acima, separamos vários aplicativos super bacanas para o iPad e também para os tablets que rodam o Android. São opções gratuitas. Aproveite!