Revelando detalhes e aumentando a nitidez das suas fotos no Photoshop

Já discutimos sobre os diversos tipos de desfoque, termo usado quando se fala sobre uma imagem sem foco, criando o efeito “embaçado” ou “borrado”, onde os detalhes são difíceis de distinguir.

Se por um lado, é possível produzir desfoque nas imagens com o Photoshop, por outro também é possível reduzí-lo ou até removê-lo. Para isso, o software da Adobe possui vários filtros dentro da seção “Nitidez”, sendo a principal opção a “Nitidez Integente”, que aplica automaticamente mais nitidez às áreas que mais precisam.

Neste tutorial, vamos aprender a utilizar o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” do Photoshop, usado para obter este tipo de efeito. Para isso, acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o filtro através do comando “Arquivo” Tutorial Símbolo 1 > “Abrir” Tutorial Símbolo 2 (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Photoshop Abrir

Selecionando o comando “Abrir” no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Nitidez Inteligente

Para exemplificar, utilizaremos uma imagem com muitos detalhes (pêlos), porém com pouca definição.

Passo 2: acesse o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez”

Agora que a imagem foi selecionada, abra o filtro “Aplicação Inteligente de Nitidez” pelo comando de menu “Filtro” Tutorial Símbolo 1 > “Tornar Nítido” Tutorial Símbolo 2 > “Aplicação Inteligente de Nitidez…” Tutorial Símbolo 3, (ou Filter > Sharpen > Smart Sharpen…, se você utilizar a versão em inglês).

Menu Nitidez Inteligente

Selecionando o comando de menu “Aplicação Inteligente de Nitidez” em “Filtro” > “Tornar Nítido” no Photoshop.

Passo 3: configure a nitidez inteligente

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando “Aplicação Inteligente de Nitidez”.

Diálogo Nitidez Inteligente

Caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez”.

Nesta janela, será possível ajustar a melhora de nitidez da imagem através das seguintes opções:

  • Intensidade Tutorial Símbolo 1 (ou Amount, em inglês): determina a quantidade ou força do efeito de nitidez aplicado. Quanto maior a porcentagem, mais aguçados ficarão os detalhes da imagem;
  • Raio Tutorial Símbolo 2 (ou Radius, em inglês): determina o tamanho da área que será considerada para a aplicação de nitidez. Quanto maior o número, maior a área da imagem afetada pelo filtro;
  • Reduzir ruído Tutorial Símbolo 3 (ou Reduce Noise, em inglês): o aumento da nitidez pode fazer com que alguns detalhes e texturas fiquem superexpostos, efeito que pode ser atenuar com a redução de ruído integrada ao filtro. Quanto maior a porcentagem, mais intensa será a redução de ruído;
  • Remover Tutorial Símbolo 4 (ou Remove, em inglês): especifica o tipo de desfocagem que o filtro irá remover – a causada pela lente da câmera, gaussiana; ou de movimento, quando a foto fica tremida;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção “Visualizar” Tutorial Símbolo 5 (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real;
  • Predefinição Tutorial Símbolo 6 (ou Preset, em inglês): lista as predefinições salvas do filtro. Também lista outras opções, onde é possível salvar e excluir predefinições salvas;
  • Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização, você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela. A opção “Sombras/Realces” permite que se aplique o filtro seletivamente aos tons claros ou escuros.

Em nossa imagem de exemplo, o resultado da aplicação de nitidez foi este:

Resultado Nitidez Inteligente

Na imagem acima, utilizamos a Aplicação Inteligente de Nitidez com Intesidade 200%, Raio 1,0px, Reduzir ruído 10%, e Remover Desfoque de Lente.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo “Aplicação Inteligente de Nitidez” e aplicar o ajuste.

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu “Arquivo” > “Salvar”, (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

 
Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/photoshop/Revelando-e-aumentando-a-nitidez-dos-detalhes-das-suas-fotos-no-Photoshop/#ixzz3BWJyGSHz
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.