Veja como instalar e testar a beta do Windows 10 Lean, o “Windows magrinho”

Microsoft vem trabalhando em uma versão “mais magra” do Windows, o chamado Windows 10 Lean, criado para caber em dispositivos de entrada de 16 GB de armazenamento interno, a exemplo de laptops e tablets. A versão alternativa do sistema operacional foi distribuída junto com uma prévia do Build Redstone 5, o próximo update do Windows 10. Confira abaixo como fazer o download e ver como ele funciona.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a edição atual está cheia de bugs e, claro, pode causar problemas. Portanto, estejam certos de tomarem as devidas precauções para restaurar sua máquina caso necessário, certo? Vamos lá:

  • O arquivo está hospedado no Windows Blog Italia. Você precisa fazer um registro, que é meio chatinho porque está em italiano, mas é só traduzir com o Chrome e preencher com email e nome de usuário.
  • Depois disso, entre neste link para a versão 64-bits ou neste link para a 32-bits
  • Com o arquivo você poderá criar uma versão .ISO para queimar um CD ou usar em um drive virtual. Depois disso, é só executar o arquivo de instalação como qualquer outra versão do Windows e aguardar seu término

windows 10
Novamente: esse é um modelo inacabado e, por isso, ainda cheio de erros.

Uma pequena tour sobre o que o Windows 10 Lean oferece

A novidade na verdade ainda não tem um nome certo e foi apenas apelidado de “lean” porque a ideia é ser mesmo uma versão mais “magra” em relação à original. Contudo, no sistema ela é identificada como 10 S Insider Preview e CloudE. O espaço total ocupado é de 6,50 GB, dos quais 6,27 GB ficam para as operações do sistema e 175 MB são dedicados a aplicativos e jogos.

Para conseguir esse corpo “fininho”, a Microsoft precisou limar drivers, apps, programas e alguns recursos. Foram mais de 50 mil arquivos deixados de lado, em relação à edição Pro. Quem quiser dar uma olhadinha na lista,  acesse este endereço. O desempenho foi otimizado com a retirada do plano de fundo da área de trabalho e a presença de ferramentas embutidas no próprio Windows 10 Lean. Isso permite performance de 64-bits ocupando somente 1,5 GB de RAM e muita agilidade, mesmo em máquinas virtuais.
windows

Quem também sofreu uma grande redução foi o Painel de Controle. Ele ficou resumido a oito itens e mesmo as opções internas também foram simplificadas. Ao contrário do Windows 10 S, o Lean permite o uso de softwares clássicos do Win32, ainda que algumas opções, como o Editor de Registros e o Windows PowerShell, estejam ausentes. Para finalizar, a Gigante de Redmond reduziu ao máximo os programas pré-instalados, retirando os que você confere abaixo:

windows

Por enquanto, ainda não há a confirmação de qual nome a companhia vai escolher e se até se ele realmente será lançado. Ficam também dúvidas sobre qual seria o mercado-alvo dessa frente. As respostas devem vir quando ele for lançado, o que analistas esperam que isso aconteça junto com o próximo update do Windows 10, o Redstone 5.

Fonte: Tecmundo

Link oficial: https://www.tecmundo.com.br/software/129723-veja-instalar-testar-beta-windows-10-lean-windows-magrinho.htm