WWDC21: evento da Apple para desenvolvedores será totalmente online

A Apple anunciou nesta terça-feira (30) que a edição deste ano de seu evento anual para desenvolvedores, o WWDC, será realizada totalmente online, assim como ocorreu no ano passado.

Gratuito para todos os desenvolvedores interessados, o WWDC21 irá ocorrer entre 7 e 11 de junho e segundo a Apple irá oferecer “uma perspectiva única sobre o futuro dos sistemas operacionais da empresa: iOS, iPad OS, mac OS, watch OS e tv OS.
“Amamos reunir nossos desenvolvedores a cada ano durante a WWDC para que aprendam sobre nossas tecnologias mais recentes e possam se conectar com engenheiros da Apple”, diz Susan Prescott, vice-presidente de Relações Globais com Desenvolvedores, Empresas e Marketing para Educação na empresa.

O WWDC21 vai oferecer à comunidade global de mais de 28 milhões de desenvolvedores Apple, bem como à próxima geração de desenvolvedores de apps, a informação e ferramentas necessárias para transformar suas ideias em realidade.

A conferência deste ano incluirá duas apresentações: Keynote (abertura) e State of the Union (detalhando o estado da plataforma e ecossistema Apple), além de sessões online, laboratórios 1:1 com orientação técnica e novas formas para que os desenvolvedores interajam com engenheiros e designer da Apple para aprender sobre os mais recentes frameworks e tecnologias.

Como evento para desenvolvedores, o WWDC raramente é usado para o anúncio de produtos voltados ao consumidor. Foi durante o WWDC20 que a Apple anunciou a migração de seus computadores para a arquitetura ARM, e é provável que neste ano tenhamos novidades sobre o andamento deste processo.

Foi durante a WWDC de 2020 que a Apple anunciou a migração dos Macs de processadores Intel para chips próprios baseados na arquitetura ARM, chamados Apple Silicon
Foi durante a WWDC20 que a Apple anunciou a migração dos Macs de processadores Intel para chips próprios baseados na arquitetura ARM, chamados Apple Silicon. Imagem: Reprodução

Além das inscrições para o WWDC21, também estão abertas as inscrições para o Swift Student Challenge, onde jovens desenvolvedores podem demonstrar sua habilidade de programação criando um “playground” na linguagem Swift. Vencedores receberão roupas exclusivas do WWDC21, um conjunto de pins personalizados e um ano de assinatura do Apple Developer Program, programa da Apple com recursos para desenvolvedores.

As inscrições para o WWDC21 podem ser feitas através do app Apple Developer, no iOS, ou no site para desenvolvedores da Apple. Interessados em participar do Swift Student Challenge podem obter mais informações na página do desafio.

Fonte: Apple