As 5 melhores opções de disco de restauração do Windows

Às vezes o Windows “dá pau” e não há muito o que fazer além de rezar. Você já tentou de quase tudo e não tem nada que faça o sistema iniciar novamente e as esperanças de consertar o problema — ou pelo menos recuperar seus dados — parecem cada vez mais escassas?
Calma, ainda há uma solução e ela se chama disco de restauração do sistema. Essas ferramentas nada mais são do que discos que você mesmo cria (antes do problema, é claro) para poder usar quando algo aparentemente incontornável ocorre. Não é a mais simples das soluções, obviamente, mas também pode ser uma ótima saída para que você possa resolver o problema em casa, sem precisar de alguma ajuda profissional – afinal, isso custa dinheiro.
Então, sem medo de ser feliz, vamos à lista com algumas das melhores alternativas quando o assunto é discos bootáveis para recuperação do Windows.

1. Hiren’s Boot

Hiren's Boot
Falou em disco de recuperação, falou em Hiren’s Boot. Provavelmente o nome mais clássico do gênero, este sistema costuma estar sempre no topo das listas dos melhores, pois é uma verdadeira caixa de ferramentas que ajuda você a diagnosticar um problema e, se tudo correr bem, resolvê-lo.
Aplicativos para benchmark, ferramentas para configurar e modificar a BIOS e recuperar dados e clonar discos (recursos muito bem-vindos para aqueles momentos em que a solução completa não vem, mas você ainda pode salvar seus arquivos) são algumas das opções existentes no Hiren’s Boot.
Acesse o site oficial para fazer o download

2. Ultimate Boot CD

Ultimate Boot CD
Conhecido também como UBCD, esta ferramenta também figura entre as mais conhecidas do gênero. Isso quer dizer que ela é uma ótima opção para tentar salvar seu disco com Windows problemático. O UBCD também está cheio de aplicativos para realizar as mais diversas ações no disco, além de dispositivos antivírus para remover basicamente qualquer ameaça do HD antes de você voltar a usá-lo.
Esse sistema de recuperação se destaca por ser leve e por apresentar recursos de basicamente todos os tipos possíveis e necessários para que um sistema seja recuperado — ou ao menos para que alguém tente fazer isso.
Acesse o site oficial para fazer o download

3. Trinity Rescue Kit Linux Live CD

Trinity Rescue Kit
Este pacote é feito com base em um sistema de Linux Live CD e está repleto de funções para ajudar você na hora de solucionar problemas com o seu Windows. Aqui você encontra recursos para clonar discos, vasculhar o HD em busca de vírus, resetar a senha do Windows, recuperar arquivos excluídos e muito mais.
O TRK é uma opção não tão completa como as demais, mas ainda assim leve, fácil de usar e muito funcional. Sem dúvida, pode ser uma saída excelente e definitiva para você ressuscitar o seu sistema ou pelo menos recuperar o que for possível.
Acesse o site oficial para fazer o download

4. Knoppix Rescue CD

Knoppix
Outro nome clássico quando o tema da conversa é disco de recuperação, o Knoppix é um sistema baseado no Debian, uma das principais distribuições Linux da atualidade. Ele é, basicamente, um sistema operacional completo, com navegador, acesso à internet, cliente de e-mail, terminal, ferramentas para análise e administração da rede e muito mais.
Apesar de ser pleno de recursos, inclusive aqueles focados na recuperação do sistema e correção de problemas, o Knoppix pode não ser o mais simples de todas as alternativas desta lista. Ele é mais indicado para quem tem alguma familiaridade com um sistema Linux, especialmente com o ambiente LXDE.
Acesse o site oficial para fazer o download

5. System Rescue CD

System Rescue CD
Assim como o Knoppix, o System Rescue também é um Linux Live CD, mas guarda uma diferença fundamental: o foco. Enquanto o anterior é um sistema operacional completo, este serve apenas para tentar recuperar o sistema, como seu nome deixa bem claro. Isso significa que as opções de programas dentro dele se limitam àqueles capazes de resolver o seu problema.
Nomes como SFDisk, FSArchiver, PhotoRec, IFTP e GParted são alguns dos softwares inclusos aqui. O SR oferece ainda um sistema antivírus para você vasculhar o disco em busca de malwares.
Acesse o site oficial para fazer o download
Matéria completa: http://canaltech.com.br/tutorial/windows/As-5-melhores-opcoes-de-disco-de-restauracao-do-Windows/#ixzz3RSaY6ocM
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Linux: Distribuições para Download

-> Ubuntu 9.10 Desktop ( http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/releases/karmic/ubuntu-9.10-desktop-i386.iso) -> Kurumin 7.0 ( http://mirrors.uol.com.br/pub/kurumin/kurumin-7.0.iso) -> OpenSUSE 11.0 ( http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/distribution/11.0/iso/dvd/openSUSE-11.0-DVD-i386.iso) -> Kernel

Leia mais »