Veja quais são as principais mudanças do novo Windows 8.1

Após receber várias críticas sobre as mudanças lançadas no Windows 8, a Microsoft se prepara para trazer ao mercado a primeira grande atualização do atual sistema operacional, que será lançado no dia 17 de outubro. Confira as principais modificações que a empresa preparou para o Windows 8.1 e fique preparado para fazer o update de software no seu PC.
Review do Windows 8.1 Preview: sistema evolui, mas Microsoft deve inovar mais
1) Mudanças na tela inicial e volta do botão ‘Iniciar’

Botão Iniciar retorna ao Window na versão 8.1 (foto: Reprodução/Tech Radar)Botão Iniciar retorna ao Window na versão 8.1 (foto: Reprodução/Tech Radar)

O Windows 8.1 vai permitir que os usuários personalizem sua tela inicial com mais cores e imagens fundos, incluindo até alguns deles animados. Também será possível fazer com que o fundo do desktop e da tela inicial com os blocos dinâmicos sejam iguais, se você desejar.
O botão iniciar também está de volta, mas a sua função agora é abrir a tela inicial, e não mais acessar o menu tradicional do Windows com acesso a pastas e programas mais usados. Outra mudança é a possibilidade de iniciar o dispositivo em uma tela diferente da padrão.
2) Slideshows na tela de bloqueio
A Microsoft percebeu que os usuários estavam usando a tela de bloqueio do Windows 8 como forma de mostrar fotos das famílias. Com a atualização, será possível transformar um computador ou tablet em uma moldura que mostra fotos do HD, ou direto do SkyDrive.
3) Tamanhos de ícones diferentes

Ícones com tamanhos variados permitem maior customização da tela inicial (foto: Reprodução/Tech Radar)Ícones com tamanhos variados permitem customizar
da tela inicial (foto: Reprodução/Tech Radar)

A tela inicial possui novos tamanhos de ícones, que poderão ser ordenados facilmente. A ideia é evitar que os usuários reorganizem a tela inicial por acidente ao passar o mouse ou os dedos sobre os blocos dinâmicos.
Para selecionar um aplicativo, será preciso clicar sobre ele e segurá-lo. Será possível agrupar muitos ícones ao mesmo tempo para redimensionar, desinstalar ou arranjá-los. A edição de grupos de apps também foi simplificada.
Outra novidade é que, ao se instalar um aplicativo da Windows Store, ele não será adicionado automaticamente à tela inicial. No lugar, será implementado um menu que possibilitará ao usuário escolher quais aplicativos serão adicionados ao painel principal.
4) Busca agregada
O sistema de busca do Windows 8.1 foi redesenhado. Agora, ele pesquisa a web, arquivos locais e contas do SkyDrive. Ele também faz busca de configurações, o que facilita a customização do dispositivo. Em termos de design, a busca não redireciona mais o usuário para a tela inicial, e sim para uma tela que se sobrepõe ao desktop com novos resultados.

Busca no Windows 8.1 faz pesquisas no computador, na Internet e no Skydrive (Foto: Reprodução/Tech Radar)Busca no Windows 8.1 faz pesquisas no computador,
no Bing e no Skydrive (Foto: Reprodução/Tech Radar)

5) Aplicativos redimensionáveis
Um dos problemas encontrados pelos usuários do Windows 8 foi a necessidade de ter os aplicativos sempre em tela cheia. Para a versão 8.1 corrigir isto, permitiu-se que os apps sejam redimensionados de acordo com a necessidade do usuário.
A partir da atualização, algumas das opções possíveis para organizar os app são: manter os aplicativos usando cada um metade da tela, dividi-los por monitor, rodar várias cópias de um mesmo aplicativo na tela e fixar a tela inicial em um monitor específico.
6) Salvar no SkyDrive
O Windows 8.1 vai permitir salvar arquivos direto no SkyDrive, que foi integrado completamente ao novo sistema operacional. O aplicativo da nuvem também vai receber uma atualização que permite acessar arquivos offline e enviar as edições ao se conectar online.
7) Acesso fácil às configurações
O sistema de edição de configurações também foi melhorado. Atualmente, é preciso abrir a tela inicial e em seguida o Painel de Controle para fazer modificações mas, no Windows 8.1, elas estarão disponíveis já na tela inicial, sem a necessidade de um passo intermediário.
8) Impressão em 3D
A nova versão também vai trazer suporte nativo para impressão em 3D. A tecnologia, que está começando a se popularizar, auxiliará a desenvolvedores interessados criarem aplicativos para o Windows. No canal da Microsoft no YouTube, há um vídeo que mostra como será a intregação do Windows 8.1 com impressoras 3D e a interface de impressão.
9) Alguns aplicativos já existentes, como o Email e o Xbox Music, receberam melhorias, enquanto outros foram criados. Uma versão nova do Office também está sendo preparada.

Aplicativos mudam no Windows 8.1; Fotos perde integração com Flickr e Facebook (Foto: Reprodução/Tech Radar)Apps mudam no Windows 8.1; Fotos perde integração com Flickr e Facebook (Foto: Reprodução/Tech Radar)

 
Uma das mudanças no aplicativo Fotos é a adição de novos recursos de edição que permitem que o usuário ajuste imagens direto do aplicativo. O arquivo de origem pode estar no Email, Skydrive e no Câmera e também será possível criar panoramas. Por outro lado, ele vai perder integração com o Facebook e o Flickr, disponível na atual versão do Windows 8.
Já o Email vai adicionar opções para filtrar mensagens e introduzir uma lista de leitura que colhe links diretamente do Internet Explorer 11. O navegador da Microsoft também recebe uma atualização e a partir do Windows 8.1 passa a ser distribuído em sua versão nova.