Sabemos que o WordPress além de ser uma maravilhoso CMS (Content Management System), não sendo pesado e de fácil compreensão, ele é também muito fácil de se tornar lento por muitos fatores que as vezes os usuários não dão a devida atenção. Neste post, te mostraremos em alguns passos, como deixar seu wordpress profissionalmente rápido.
Antes de começarmos, tenha sempre em mente os processos básicos de performance e segurança do WordPress, que se baseiam em:
- Atualizações – É necessários fazer atualizações nos plugins e no próprio wordpress, mas leia antes sobre a atualização, verifique se é compatível com seus plugins e projeto antes de baixá-las, pois isso pode causar problemas no seu site inteiro se feito de maneira errada.
- Otimização de SEO – Imagens em boa qualidade e menor peso possível, estrutura H (h1, h2, h3…) padronizada e organizada, nada de conteúdo duplicado, certificado SSL, entre outras questões de SEO.
Agora vamos falar das dicas que podem melhor muito a velocidade do seu site.
Para começar, faça uma análise na velocidade do seu site utilizando o PageSpeed Insights, basta entrar no PageSpeed e digitar o endereço do seu site.
Escolha uma boa hospedagem
A hospedagem é essencial para o bom funcionamento do seu wordpress, não são todas as hospedagens indicadas para WordPress, por isso recomendamos algumas, como: Hostinger, Hostgator e Goddady.
Atualizações do WordPress
Faça sempre as atualizações do wordpress, pois as atualizações possuem grandes e significativas otimizações no código do WordPress, para que o mesmo seja mais rápido e consuma menos banda do usuário e do desenvolvedor, ou seja, ele se torna rápido tanto para um visitante do site, quanto para o criador de conteúdo da página.
Remova temas, componentes e plugins desnecessários
Remova todos os temas, componentes e plugins que não estão sendo utilizados no seu site, eles são peso mortos pois carregam CSS e código, que toda vez o usuário carrega no servidor, sem a necessidade de uso, estão ali apenas para pesar o seu projeto.
Utilize plugins de cache
Essa é uma dica SEO avançada, porque o cache do seu site é uma das coisas mais importantes na questão de segurança para o usuário e principalmente no comportamento de “recarregamento” do seu site, porém super fácil de utilizar. Basta baixar um plugin de cache para gerenciar o armazenamento de cache do seu site e nós recomendamos o mais simples, que é o WP Super Cache ou o mais avançado e com mais funcionalidades que é o W3 Total Cache.
Utilize temas leves
O tema padrão do WordPress, chamado de Twenty Fifteen é um dos mais escolhidos por profissionais WordPress, por ser rápido e prático.
Evite spam e bots
para evitar spam, a recomendação é utilizar plugins como o Akismet(que é muito leve) ou o Captcha.