Como melhorar a velocidade do Wi-Fi

Como melhorar a velocidade do seu Wi-Fi

É fato que existem algumas questões físicas e práticas que você pode estar cometendo erroneamente e terá que mudar no seu ambiente ou costumes, para que estas coisas sejam o mínimo possível pertinentes ao problema, mas em resumo, posso te contar que atualizar os equipamentos e posicionar melhor o seu roteador, ou até mesmo substituir o roteador, caso o mesmo seja muito antigo, pode resolver parcialmente ou completamente o problema.

Dica 01 – Atualize seus equipamentos

Isso mesmo, digo atualizar as configurações como entrar no site do fabricante do roteador que você utiliza e baixar uma nova versão de firmware, ela poderá melhorar tanto as configurações, quanto a segurança assim utilizar melhor a capacidade do equipamento.

Dica 02 – Muitos usuários?

Essa é uma dica importante, pois você pode possuir muitos usuários e está utilizando um equipamento relativamente fraco para isso, NENHUM roteador doméstico ou até mesmo aqueles que chegam pela operadora foram criados para suportar mais do que 15 usuários, caso o seu uso seja superior a isso, é necessário investir em um equipamento de tecnologia AC e que tenha capacidade a nível empresarial, por exemplo:

  • Access point Indoor intelbras AP310
  • Access point Indoor intelbras AP360
  • Access Point Indoor intelbras AP1210 AC
  • Access points Aironet Wave 2 802.11ac
  • Access points Catalyst Wi-Fi 6 (802.11ax)
  • Access point indoor Ubiquiti Networks UniFi UAP
  • Access point indoor Ubiquiti Networks UniFi AC Lite AP UAP-AC-LITE

Dica 03 – Muitas paredes e revestimentos de madeira

Com relação a isso não há muito o que fazer, pois você não vai quebrar as paredes e os revestimentos da sua casa né? “Kkkk” Pois bem, brincadeiras a parte… Separei algumas possíveis soluções, veja a mais adequada ao seu caso:

  1. Melhor Opção: Você pode investir em cabeamento, para que chegue até o local favorável, respeitando os limites que a estrutura cabeada aceita (geralmente 100 metros máximo) e no local, colocar um roteador Wi-Fi.
  2. Segunda Opção: Instale no seu celular o app Wifi Analizer e verifique até aonde está chegando uma média de 40% do sinal e ali coloque um repetidor de sinal. Para isso é necessário o investimento em um repetidor de sinal Wireless.

Dica 04 – Mude o canal do seu sinal

Seu sinal Wi-Fi pode estar conflitando com o sinal do seu vizinho, então essa dica é bastante simples, basta entrar nas configurações do seu roteador e alterar o canal do mesmo, mas aqui vai uma dica importante: Se você possui mais de um roteador, considere colocar todos no mesmo canal, então se for alterar em 1 altere em todos.

Dica 05 – Posicione seu roteador no melhor local possível

Mesmo que o seu roteador não combine com a decoração de sua sala de estar, não é aconselhável que você o esconda atrás de algum móvel. É extremamente importante que ele fique posicionado em um local alto e completamente livre de obstáculos. Afinal de contas, ele é um transmissor de sinal e precisa de espaço.

O ideal é deixar o equipamento no local mais central de sua casa, assim você garante a melhor cobertura de sinal possível até nos cantos mais distantes. Outra dica importante é manter o aparelho em um lugar alto, como em cima de alguma prateleira, ou preso na parede mesmo.

Algo que muitas pessoas fazem ao perceber que o sinal está fraco é posicionar as antenas do roteador em direção ao local em que você está. Isso é completamente errado, afinal de contas, o roteador não é uma antena de TV. Portanto, para garantir a qualidade do sinal, deixe sempre as antenas do aparelho apontadas para cima.

Dica 06 – Livre-se de equipamentos que causam interferência

Olha pro seu roteador e me diz, ele está do lado de telefone sem fio, microondas ou geladeira? Se estiver, por favor, tire de lá… Eles não são amigos “kkkk”, Para evitar esse problema, você pode adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Caso instalar novos equipamentos não seja uma opção, simplesmente posicioná-los longe um do outro pode resolver os problemas na maioria dos casos.

Dica 07 – Livre-se de ladrões de sinais

Essa aqui não terá muito mimimi, vou listar o que você deve fazer AGORA!

Caso você já quis bancar o Hacker ou a Hacker e instalou no seu celular aqueles aplicativos que dizem “descobrir” a senha do vizinho, saiba que ele compartilhou a sua senha também com todo mundo que possui o tal app. Não vou ensinar aqui como verificar se existem intrusos no seu Wi-Fi, mas considere fazer tudo o que está na lista e eliminará qualquer ladrão de sinal.

  • Desinstale esse tipo de app do seu smartphone e proíba que seus familiares utilize também!
  • Mude a senha do seu Wi-Fi e utilize o padrão de segurança WPA ou WPA2
  • Mude o canal do sinal do seu Wi-Fi
  • Mude o SSID do seu Wi-Fi

Dica 08 – Empresa ou Casa?

Como na dica número 02, é necessário que você saiba diferenciar o Wi-Fi em um ambiente empresarial ou Wi-Fi da sua casa. Infelizmente existem muitas empresas que utilizam roteadores domésticos em seus escritórios e querem que o TI faça milagre, infelizmente ciência é ciência e milagre é espiritual, se você está em um escritório, deve-se considerar impressoras a laser, muitos smartphones e notebooks no local, telefones sem fio, sinais Wireless de outras salas, sinais de pessoas pelos corredores e muito mais objetos conflitantes pelo caminho, então neste caso é altamente necessário que utilize-se Access Point nível empresarial, já listados na dica 02, vale lembrar que listei apenas alguns, faça uma pesquisa por alto para considerar preços e capacidades.

Dica 09 – Empresa, definitivamente empresa

Bom, se você está lendo aqui é porque tem uma empresa e para que a rede Wi-Fi da sua empresa tenha sucesso, você deve considerar todas as dicas acima e se atentar a mais um ponto, que é:

Seus clientes utilizarão o seu Wi-Fi?

Se sim, considere o uso de um Access Point com rede para convidados ou, até mesmo, o que é a melhor opção o uso de um Hotspot ou qualquer forma de Check-in que limite a quantidade de usuários e suas respectivas capacidades de uso de banda. A intelbras possuo um equipamento próprio para hotspot, porém você pode pesquisar preços, marcas e capacidades:

  • Roteador Wi-Fi Intelbras Hotspot 300

Bom, espero que estas dicas ajude de verdade no problema, pois sabemos como é chato estar com a internet fraca nesse mundo onde absolutamente tudo depende da internet, desde o lazer até o trabalho.