Deixando o Ubuntu perfeito

Tudo o que você deve fazer depois de instalar o Ubuntu

Se tem uma coisa que temos de diferente é a vontade de ajudar aos outros e digo isso porque este post é um trabalho da @aimeesc, que teve a bondade de traduzir o texto e eu tive a liberdade de meter o bedelho em algumas partes. Thanks!
A maioria das aplicações listadas nesse post podem ser instaladas na central do Ubuntu Tweak ou na Central de Programas do Ubuntu. Instalando nossas dicas abaixo, você terá o sistema perfeito para uso do dia-a-dia. Boa sorte!
AVISO: Você pode adicionar os PPAs via Central de Programas, sem usar o terminal. Olhe aqui como fazê-lo.


1- Não gostou do Unity? Mude para o Ubuntu com gnome clássico
Você instalou o Natty mas sente falta do antigo estilo? É fácil, mude para o Gnome2 clássico um apenas um clique. Para fazer isso, siga as instruções desse post. Se você gostou do Unity mas tem um computador antigo que não suporta 3D, também é fácil, tente o Unity com o suporte 2D. Para a instalação, abra o terminal e digite os comandos:

  1. sudo apt-get update
  2. sudo apt-get install unity-2d

2 – Instale as atualizações

Só porque você instalou a última versão do sistema operacional não signfica que você tem todas as atualizações para os softwares. Abra o terminal (ctrl + alt + T) e execute o seguinte comando para obter as atualizações:

  1. sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

3 – Ubuntu Tweak

Ubuntu Tweak é uma aplicação necessária para o Ubuntu e o Linux Mint, é um programa que facilita a configuração do Ubuntu para todos. Ela oferece muitas opções úteis para o desktop e para o sistema que o ambiente padrão do desktop não fornece.
Usando o Ubuntu Tweak você pode instalar todas as aplicações necessárias com um simples clique, mudar os botões da janela da esquerda para a direita, etc.
Instale o Ubuntu Tweak no Ubuntu via repositório. Abra o terminal e execute os seguintes comandos:

  1. sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install ubuntu-tweak

4 – Adicione os repositórios Medibuntu e ative o repositório parceiro da Canonical
Medibuntu é um projeto de empacotamento dedicado à distribuição de softwares que não podem ser incluidos no Ubuntu por diversas razões, relacionadas a variações geograficas na legislação em relação à propriedade intelectual , segurança e outras questões. Adicionando os repositórios do Medibuntu, você poderá instalar muitos programas, como Google Earth, Opera, Win32codecs, Msfonts e outros pelo comando:

  1. sudo apt-get install nomedoprograma

Clique aqui e siga os passos para adicionar os repositórios do medibuntu no Ubuntu.

5 – Compartilhando pastas no Natty Narwhal

Para conseguir compartilhar pastas no Natty Narwhal com outro computador com Linux ou Windows na sua rede, você precisará instalar e configurar o samba. O samba pode ser instalado na Central de programas ou pelo terminal com o comando:

  1. sudo apt-get install samba

6 – Instale utilitários de Mídia
A menos que você consiga usar o mplayer perfeitamente, eu recomendo que você instale o vlc media player. O VLC é o mais famoso player para Linux. Ele toca quase tudo e tem muitas características que você não encontra em nenhum outro player. Você pode instalar o VLC da Central do Programas ou pelo terminal usando o seguinte comando:

  1. sudo apt-get install vlc

Além disso, instalar alguns codecs extras podem melhorar desempenho e a usabilidade do sistema.

  1. sudo apt-get install non-free-codecs libxine1-ffmpeg gxine mencoder libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview flac libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-dev mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg libmp4v2-0 totem-mozilla icedax tagtool easytag id3tool lame nautilus-script-audio-convert libmad0 libjpeg-progs

Player de Áudio:
O FOOBNIX é o melhor player de áudio, pois além de gerenciar sua biblioteca, mostra as letras, capas dos CDs, tem equalizador gráfico, rádios via web e um diferencial: você pode procurar por uma música e baixá-la para seu PC na hora. Quer mais? :-)

  1. sudo add-apt-repository ppa:foobnix-player/foobnix
  2. sudo apt-get update && sudo apt-get install foobnix

Player de Vídeo:
O UMPLAYER é perfeito para quem quer ver seus vídeos e com suporte a legendas .SRT, que você pode baixá-los da net na hora. Show.

  1. sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
  2. sudo apt-get update && sudo apt-get install umplayer

Habilitando o suporte para DVD:
Para tocar DVD’s protegidos, o pacote libdvdcss2 é essencial. libdvdcss é uma biblioteca simples, feita para acessar DVDs com algum dispositivo de bloqueio, sem ter que removê-lo.
Se você já adicionou os repositórios do Medibuntu, você pode instalar pela Central de programas ou usar o terminal, seguindo os comandos abaixo:

  1. sudo apt-get install libdvdcss2 && sudo /usr/share/doc/libdvdread4/./install-css.sh

Habilitando o suporte de Flash nos seus navegadores
Para Ubuntu 32 bit e 64 bit: Para conseguir assistir vídeos e visualizar sites em flash no seu navegador (Firefox, Chrome, Opera, etc), você precisa instalar o plugin do flash player. Vá até a Central de programas, procure pela palavra “flash” e instale-o.
Nota: Para S.O de 64 bits, você pode instalar o flash square seguindo esses comandos:

  1. sudo add-apt-repository ppa:sevenmachines/flash
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install flashplugin64-installer

O Adobe Flash Player Square ainda está em fase de desenvolvimento. Instale por sua conta e risco.

7 – Quer instalar jogos e aplicações do Windows?

Se você veio do windows antes de mudar para o Ubuntu ou está apenas testando o sistema, o Wine pode ser uma ferramenta interessante para se ter. Você pode jogar um grande número de jogos através do PlayOnLinux.
PlayOnLinux é um software que permite que você facilmente instale e use um grande número de jogos e programas feitos para rodar no Microsoft Windows. Você pode instalar muitos jogos feitos para Windows, como Call of Duty, Doom e programas como Microsoft Office 2007, Msfonts, Itune, (veja nosso tutorial de como instalar o MS Office 2007 no Ubuntu usando PlayOnLinux). Você pode instalar o PlayOnLinux pela Central de Programas ou pelo comando:

  1. sudo apt-get install playonlinux

8 – Jogar no Ubuntu fica fácil com o PlayDeb

Se você gosta de se divertir jogando, é importante adicionar o Playdeb à lista de repositórios do seu sistema. Playdeb é um repositório de jogos para o Ubuntu que visa oferecer títulos que já estão disponíveis no getdeb.net de um jeito mais fácil de instalar e atualizar. Você pode instalar diversos jogos em um simples clique. Você pode adicionar os repositórios de jogos no Natty instalando o pacote do playdeb.

9 – Centros de mídia: XMBC

XBMC é um premiado player de mídia open source e gratuito e está disponível para Linux, OSX, Windows e o Xbox original.
Enquanto XBMC funciona muito bem como player padrão de aplicações no seu computador, ele também tem sido projetado para ser um perfeito companheiro para o seu HTPC.
Suportando uma gama quase infinita de controles remoto e combinando isso com a interface bonita e um poderoso mecanismo de temas, o XMBC te dá o conforto para ser usado do sofá e é a solução ideal para o seu cinema em casa.
Abra o terminal e execute os seguintes comandos para instalá-lo:

  1. sudo add-apt-repository ppa:team-xbmc
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install xbmc

10 – Editores de Vídeo: Openshot

Meu editor de vídeo favorito é o Openshot, o melhor da atualidade para Linux. Você pode instalar ele pela Central de programas do Ubuntu, mas se quiser a última versão, você pode instalá-lo pelo terminal adicionando os seguintes repositórios:

  1. sudo add-apt-repository ppa:jonoomph/openshot-edge
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install openshot openshot-doc

11 – Ferramentas de backup: Deja Dup
Déjà Dup é uma simples ferramenta de backup. Ela elimina a complexidade de fazer backups da “maneira correta” (encriptada, off-site e regular) e usa duplicidade como backend.
Características do Deja Dup.
–  Suporte para localização remota ou local de backup, incluindo Amazon S3,
– Agenda Backups regulares.
–  Boa integração com seu desktop Gnome.

  1. sudo apt-get install deja-dup

12 – Clientes de BitTorrent
1 – Deluge
Deluge foi feito para ser um cliente de BitTorrent completo. Ele usa libtorrent em sua backend, PyGTK para sua interface do usuário e está atualmente utilizável em S.O POISX compliant. Ele tem a intenção de trazer um cliente completo de nativo para desktops GTK, como o Gnome e o XFCE. Uma versão oficial para Windows também está disponível. Abra o terminal e digite os seguintes comandos:

  1. sudo add-apt-repository ppa:deluge-team/ppa
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install deluge

2 – Vuze
Vuze é um cliente de bitTorrent que é usado para baixar e compartilhar arquivos usando a rede P2P.

  1. sudo apt-get install vuze

13 – Filezilla, o melhor cliente ftp para Linux

Filezilla é o melhor cliente ftp para Linux. Instale pela linha de comando:

  1. sudo apt-get install filezilla

14 – Comunicação: Mensageiros instantâneos

– Pidgin é o melhor cliente messenger e de 30 outras protocolos, você pode aproveitar a conversa com seus amigos usando voz e vídeo.

  1. sudo apt-get install pidgin

– aMSN é um clone gratuito do Windows Live Messenger. O aMSN tem a intenção de emular o estilo do Windows live messenger e possui a maioria das suas características. O aMSN tem funções que não estão presentes no Windows Live Messenger. Os usuários podem definir alarmes, ver se alguém o removeu da lista de contatos e abrir mais de uma conta ao mesmo tempo. Também é muito customizável, com extensões e temas disponíveis no site oficial.

  1. sudo apt-get install amsn

– Skype
Se você quer conversar por voz ou é apenas um simples usuário do skype, substituir a aplicação original é impossível. Desde a versão 10.04 (Lucid Lynx), o Skype é parte do repositório oficial parceiro* da Canonical. Para instalar o skype, primeiro ative o repositório parceiro, então instale o Skype pela Central de Programas ou pelo terminal:

  1. sudo apt-get update && sudo apt-get install skype

15 – Instalando a última versão do Java run time JRE

JRE é a sigla para “Java Runtime Environment”. É uma aplicação necessária, da qual outras aplicações “dependem”.

  1. sudo add-apt-repository ppa:ferramroberto/java
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install sun-java6-jre sun-java6-plugin sun-java6-fonts

16 – DropBox

DropBox é um serviço gratuiro que permite que você carregue suas fotos, documentos e vídeos para qualquer lugar. Significa que qualquer arquivo salvo no Dropbox automaticamente será salvo em todos os seus computadores, celulares e até no site do Dropbox. Ele também facilita o compartilhamento com outras pessoas, mesmo que você seja um estudante ou profissional, pai ou avô.
Baixe o pacote do Dropbox:
Ubuntu (x86_64 .deb)
Ubuntu (x86 .deb)

17 – VirtualBox

Se você quer rodar outro sistema operacional em uma máquina virtual, o melhor é instalar o Virtualbox, via Central de Programas Ubuntu.
18 – Editores de imagem
Independentemente de saber se você precisa editar imagens diáriamente em um nível profissional ou apenas como um hobby, GIMP é uma ferramenta essencial para todos.

  1. sudo add-apt-repository ppa:matthaeus123/mrw-gimp-svn
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install gimp gimp-data gimp-plugin-registry gimp-data-extras

19 – Instale algum estilo

Conky é um leve monitor de sistema para Linux. Você pode instalar o Conky pela Central de Programas ou pelo terminal:

  1. sudo-apt get install conky

Configurar ele é fácil e existem milhares de configurações disponível. Google nelas ;)
– Adicionando screenlets no seu Desktop.
Screenlets são pequenas aplicações que podem ser descritas como “a representação virtual de coisas estáticas/fixadas em volta de seu desktop”. Notas adesivas, relógios, réguas… as possibilidades são infinitas. Os Screenlets podem ser instalados na Central de Programas, mas se você quiser a última versão lançada é melhor instalar pelo repositório oficial. Abra o terminal e execute os comandos:

  1. sudo apt-add-repository ppa:screenlets/ppa
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install screenlets

20 – Instalando aplicações de gestão de arquivo

Se você costuma baixar aquivos da internet, você sabe que existem vários tipos de formato de arquivo. Instalando os seguintes aplicativos, você poderá lidar com a maioria dos formatos.

  1. sudo apt-get install unace unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar sharutils rar uudeview mpack lha arj cabextract file-roller

21. Y PPA Manager

Y PPA Manager é uma ferramenta com interface que permite adicionar PPAs facilmente, procurando o pacote em todos os Launchpads PPAs, removendo PPAs duplicadas (apenas funciona com arquivos .list separados), fazendo backup das PPAs e outras tarefas relacionadas.

  1. sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager
  2. sudo apt-get update
  3. sudo apt-get install y-ppa-manager

Outras aplicações úteis para internet

Opera: O navegador mais rápido da terra está ainda mais rápido. Mas não é só isso. Use o Opera turbo para dobrar a velocidade de download da página em conexões lentas.
Google Chrome: Navegador do Google
Thunderbird: Cliente de email e notícias da Mozilla
Google Earth – Viaje pelas cidades ao redor do mundo, mergulhe fundo nos oceanos, explore ilhas remotas e voe até as galáxias mais distantes.