Palavra do ano, “selfie” é o ato de tirar fotos de si mesmo e publicá-las em redes sociais como oInstagram. Mania entre famosos e anônimos, o autorretrato tem alguns segredos para que as fotos saiam boas e recebam muitas curtidas na rede social de fotos e vídeos.
Antes disso, veja a lista dos dez piores tipos de “selfies” do Instagram
Confira o tutorial preparado pelo TechTudo para sair bem no “selfie” e garantir muitos likes.
1) Iluminação
O “selfie” perfeito requer boa iluminação. Aproveitar a luz natural do dia é um bom truque para ajudar no sucesso da foto, além de evitar ambientes escuros. Se a imagem for feita em casa, o segredo é se posicionar próximo a uma janela e usar essa luz para capturar seu melhor ângulo. Outra boa dica é ficar perto de cortinas ou aparadores naturais que ajudam a
difundir a luz do sol sem deixá-la muito “dura” e itensa mantendo o ambiente claro para foto.
2) Fundo
De nada adianta encontrar o ângulo perfeito, se o fundo detona sua “selfie”. Escolha locais com paredes lisas para retratos mais tradicionais. Se estiver ao ar livre, opte por espaços com vegetação natural que enriqueçam a imagem. Praia e campo podem ser boas opções.
3) Nada de espelhos
Use a função “front camera” (câmera frontal) do smartphone para checar se o ângulo e expressões faciais estão corretas. Não ceda à tentação de tirar fotos olhando para o
espelho pois é muito comum resultar em um reflexo de luz e objetos não esperados na foto.
4) Descontração é a palavra
Sorriso aberto, meio sorriso, caras e bocas engraçadas costumam fazer sucesso e ganhar muitas curtidas nas redes sociais. Invista em poses descontraídas demonstre naturalidade para a câmera.
As meninas devem ficar atentas ao brilho do rosto (oleosidade) e ao excesso de maquiagem – um bom truque é checar com um espelhinho se a face não está muito brilhante e usar um lenço de papel macio para resolver problemas. Independente do gênero, atente também ao cabelo, garanta que os fios estejam no lugar. Afinal, a ideia do “selfie” é mostrar o seu melhor.
5) Cheque a foto antes de publicar
Os smartphones permitem que você veja e edite as fotos antes da publicação. Aplicativos comoPhotoshop Express (disponível para iOS e Android) e Camera+ (somente para iOS) ajudam no trabalho de edição de imagens. As duas opções são fáceis de usar. O Camera+ ajusta a exposição e foco, além de te um estabilizador para deixar o iPhone mais firme.
O aplicativo possui também um flash frontal, função claridade que analisa fotos
e faz ajustes, além de modos de cena e efeitos como o HDR. Já o Photoshop Express permite cortar fotos, rotacioná-las, fazer ajustes de contraste, balanço, exposição, entre outros. O aplicativo também ainda insere bordas e filtros nas imagens, como o Instagram.
6) Smartphone com câmera frontal
A câmera traseira costuma ser padrão nos smartphones. Porém, a maioria dos modelos novos já tem recursos para fazer clique de frente. “Selfies” exigem que você cheque ângulos e fundos, o que só pode se feito com a câmera frontal. Invista em um telefone com o recurso para melhorar suas fotos e evitar que seu braço ou mão apareça quando virar o aparelho.
7) Teste diferentes opções de filtros
O Instagram possui 20 filtros, mas você pode querer algo diferente. Aplicativos como o Retro Camera Plus(disponível para Android), Hipstamatic (para iOS), Vignette (Android) e Pudding Camera (Android e iOS) oferecem filtros que emulam câmeras vintage como Lomo, Diana, Polaroid, Holga, Pinhole e a soviética Little Orange Box; faça diferente.
8) Incline seu rosto para baixo
Ao posicionar a câmera acima do rosto você consegue fotos nas quais aparecerá com o rosto mais fino, é um ótimo truque para quem quer disfarçar o tamanho do
nariz. Inclinar levemente a cabeça para o lado ou para baixo também ajuda; e nada de flash.
9) Encontro seu melhor ângulo
O que funciona para os outros pode não servir para você. Portanto, use a câmera para testar em quais ângulos você fica melhor. Treine com a câmera fronta e faça testes até sentir que chegou a um bom resultado. Nada de sair clicando sem critério; o resultado pode ser ruim.
10) Evite o “duck face”
Esqueça aquele biquinho que algumas moças fazem com os lábios em todas as fotos que publicam. O chamado “duck face” (ou biquinho de pato) é motivo de risada em nove a cada dez fotos publicadas em redes sociais. Arrisque o biquinho apenas se ele for irresistível.