Dual Channel: o que é e como habilitar

Responsável pelo armazenamento dos dados da máquina que serão enviadas aos processadores, as memórias atendiam perfeitamente as necessidades das CPU’s. No entanto, com a intensa evolução da informática e o aumento da velocidade dos processadores atuais, a habilidade de um sitema em trocar e informações com as unidades de processamentos – e tratá-las -, ficou mais rápida do que o suportado pelas memórias, comprometendo a agilidade dos computadores. Para solucionar o impasse, foi desenvolvida a tecnologia Dual Channel, capaz de aumentar a largura da banda de memória, através de canais duplos de pentes de memória, inseridos na placa mãe.

Dual Channel (Foto: Divulgação)O Dual Channel aumenta a largura da banda de memória, aumentando a agilidade do computador (Foto: Divulgação)

O recurso possibilita a geração de um novo caminho para transmissão de dados da memória ao processador e vice versa, atingindo o dobro da velocidade de comunicação entre a memória RAM e o processador ou chipset. No entanto, o Dual Channel só funciona com a utilização de canais pares de memória, que devem ter tamanho, frequência e temporizações idênticas.
Como habilitar o Dual Channel?
Para habilitar o Dual Channel é necessário atentar a alguns itens:
– O modelo da sua placa mãe: O chipset pode não suportar o Dual Channel. Verifique no manual da placa mãe se a mesma é compatível com a tecnologia.

O CPU-Z indica se a sua máquina já funciona com Dual Channel  (Foto: Reprodução)O CPU-Z indica se a sua máquina já funciona com
Dual Channel (Foto: Reprodução)

– Habilitação para Dual Channel – Verifique se a sua memória já não está habilitada para trabalhar em Dual Channel. Para confirmar, basta fazer o download de programas que informam dados do seu processador, como o CPU-Z, por exemplo. Se o programa indicar “dual” é porque a sua máquina já trabalha com a tecnologia.
Caso a sua memória não esteja trabalhando em Dual Channel, verifique quantos slots a sua placa mãe possui. Se contar com dois slots apenas, é possível que a sua máquina já funcione com a tecnologia. Do contrário, basta plugar os módulos nos dois espaços disponíveis.
Se a placa mãe tiver quatro slots, verifique no manual, quais os soquetes utilizados para o Dual Channel. Caso a informação não conste no guia, combine os módulos nos slots 1 e 3 ou 2 e 4.
Pronto! Seu computador já está apto à tecnologia Dual Channel!