Facebook Pixel: o que é e como configurar?

O Facebook Pixel é uma ferramenta analítica que o Facebook disponibiliza para ajudar a mensurar o sucesso de uma campanha patrocinada a partir de um código inserido em cada página de seu site.

Assim que o código do Facebook Pixel for incluído em suas páginas, é possível criar públicos para anúncios e, desta forma, você já se certifica de que seus anúncios serão exibidos para as pessoas certas.


Eventos personalizados com o Facebook Pixel

Logo após de incluir o pixel do Facebook em suas páginas, será possível criar 3 eventos personalizados, que irão contribuir com a otimização de seus anúncios e campanhas. São eles:

A fim de trabalhar com aqueles que ainda não converteram, você pode criar ações de remarketing para todo o público que acessou sua landing page e não converteu, mas lembre-se, esta é uma ação que pode ser configurada somente quando você possui o Facebook Pixel em suas páginas.

Por exemplo: identifico pessoas que navegaram em um produto específico de meu site, mas não compraram e, logo após, exibo para esse público um anúncio no Facebook com uma nova chamada para esse produto.


O Facebook Pixel permite que você acompanhe as conversões de suas páginas, isto é, qualquer ação que envolva seu site, como por exemplo: uma compra, o cadastro em sua newsletter ou a entrada de um novo lead.

Assim que for possível mensurar as conversões de seu site, você saberá quanto gastou em anúncio para atrair um contato e quanto você recebeu de retorno.


Com o pixel em suas páginas, o Facebook passará a analisar suas conversões a fim de encontrar pessoas com perfis similares às que já converteram. Dessa forma, será possível otimizar seus anúncios de maneira mais efetiva.


Atualização: tipos de cookies utilizados

Uma nova atualização do Facebook pixel permite a utilização de cookies internos. O que diferencia os cookies internos dos cookies de terceiros (opção disponível anteriormente) é a sua origem. Os internos pertencem ao site que o usuário está visualizando no momento, enquanto os de terceiros são de um site diferente do que é acessado no momento.

De acordo com o Facebook, esta opção é indicada para os que desejam utilizar o pixel para publicidade. Por isso contar com ambos os tipos de cookies resulta em maior alcance de público e também uma maior precisão nos levantamento de dados.

Contudo, a opção padrão para os pixels do Facebook conta com a utilização de cookies internos e de terceiros. Esta opção passou a valer a em 24 de outubro de 2019. Mas o interessante é que, nela, você pode desativar os cookies internos, e utilizar apenas os de terceiros.

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Como criar e configurar um pixel do Facebook

1 – Para criar um pixel do Facebook, acesse o Gerenciador de eventos. Depois que estiver entrado nessa área, vá ao canto superior direito, localize o menu Adicionar fonte de dados e escolha a opção Pixel do Facebook:

Como criar um pixel do Facebook e configurá-lo

2 – Agora, informe o Nome do pixel. É possível definir um pixel por conta de anúncios. Portanto, defina um nome que identifique facilmente sua marca. Feito isso, clique em Criar.

informar o Nome do pixel

3 – Depois de criar o pixel do Facebook, serão disponibilizadas algumas opções para instalação do código de pixel em seu site.

opções para instalação do código de pixel

4 – Para incluir o pixel do Facebook no módulo de landing pages em nossos sistemas, é necessário guardar o número de identificação do pixel, que é disponibilizado logo depois da sua criação no passo anterior.

número de identificação do pixel

E então, informe-o na aba de Documento de sua landing page no campo Facebook Pixel. Agora basta seguir com a publicação de sua landing page normalmente.

aba de Documento de sua landing page

Pronto! Sua landing page está customizada com o pixel do Facebook!

Você poderá realizar ações customizadas, como impulsionar um post patrocinado para este público.

Ou, caso prefira, poderá criar conversões personalizadas clicando em Criar conversão personalizada.

Criar conversão personalizada

Logo após, configure as condições para suas conversões personalizadas. É possível cadastrar diferentes conversões personalizadas para uma melhor mensuração de seus anúncios.

condições para suas conversões personalizadas

Com o rastreamento da conversão configurado, você poderá mensurar o sucesso de seus anúncios através de um painel com informações de eventos recebidos, atividades e até dispositivos utilizados para acesso ou conversão.

mensurar o sucesso de seus anúncios

Dinamize Mail e Dinamize Automation já possuem o módulo de landing pages, totalmente integrado com o Facebook.

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A história do PHP

O PHP como é conhecido hoje, é na verdade o sucessor para um produto chamado PHP/FI. Criado em 1994 por Rasmus Lerdof, a primeira encarnação do PHP foi um simples conjunto de binários Common Gateway Interface (CGI) escrito em linguagem de programação C.

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