Neste tutorial vou ensinar como instalar o MacOS Sierra direto do Windows, usando nossa imagem de instalação aqui do blog, como recebíamos muitos pedidos para alterar o formato da imagem, nessa versão ela esta no formato ISO, e deve ser mais pratico transferi-la para o pendrive ou um DVD de 8GB.
Se você não gostaria de perder o Windows e ou instalar os dois sistemas no mesmo HD é bom ler este guia de dual boot Dual Boot Mac Windows
Do que precisaremos?
- Imagem do MacOS Sierra aqui do blog
Baixar: http://curte.eu/131a19 - SUSE Studio Image Writer
Programa para Windows responsável por criar o pendrive bootável com a imagem indicada acima, vem junto com o pacote da imagem. - Clover EFI Bootloader
Baixar: http://curte.eu/2c79a0
Informação: http://hackintoshworld.info/clover-bootloader/ - Pendrive 8GB
- Computador Intel
Gravando a Imagem no pendrive…
A imagem baixada pode ser transferida para o pendrive com o programa Suse Studio Image Writer sem perder o a capacidade de boot.
Bom não faz parte do tutorial, mas vou deixar um plus aqui, quem usa Linux pode seguir esse tutorial também, e para gravar a imagem no pendrive pode usar o programa Image Write.
Ok independente de Windows ou Linux agora com imagem gravada no pendrive iremos para o proximo passo…
Configurando a BIOS…
Para alguns computadores com BIOS UEFI é necessários desativar algumas opções para que o pendrive possa ser enxergado na hora do boot:
Desativar: Lauch CSM
Desativar:Fast Boot
Ativar Modo:AHCI
Também deve ser modificado a opção de UEFI para Sistema Operacional, como se vê na imagem abaixo
Estas são as principais mudança que você precisa fazer na BIOS, a ausência de uma ou mais opções das listadas acima na BIOS não é desesperador e nem marca o fim da iniciativa Hackintosh, provavelmente o MacOS ainda pode ser instalado em seu computador.
Iniciando o Instalador MacOS
Algumas BIOS pode apresentar teclas diferentes quanto ao menu de escolha de inicialização (seleção de boot), busque descobrir a tecla que funcione para você.
Ainda é preciso dizer que esta imagem de instalação tem opções de inicialização com Clover EFI ou com Chameleon.
Clover EFI
No menu que exibe as opções de boot do Clover EFI você seleciona o pendrive de que gravou e inicia o processo de carregamento da imagem com a tecla Enter.
…
Fechou o Disk Utility (Utilitário de Disco) , escolha a partição q o instalador do MacOS vai abrir e a instalação irá iniciar.
continue…continue…selecione a partição criada na etapa anterior e instale o MacOS nela…
espere cerca de 20 minutos e por fim temos o MacOS instalado em seu computador…
MacOS Instalado, vamos iniciar o MacOS com o mesmo pendrive de instalação, porem nesse momento escolha o HD que você instalou o MacOS em questão.
Se tudo deu certo você vai acessar as configurações de conta de usuário e iniciar o sistema estará funcionando.
Por fim pode ser visto a área de trabalho do MacOS…
Se faltar algo para configurar pode ser baixado as kexts (drivers) necessários e adicionados a partição EFI, neste momento ela deve estar oculta e para montar a mesma siga essas etapas abaixo…
5- Configurando o Boot e demais coisas
Evidentemente eu não sei qual hardware você tem, mesmo dando dicas da peças mais compatíveis, ainda é difícil saber, então vou dar as coordenadas de como você pode obter sucesso na sua instalação.
Boot
Para resolver o Boot, vamos precisar instalar o Clover EFI na partição EFI, para isso sugiro a leitura do seguinte post, para aprender sobre ele.
http://www.hackintoshworld.com/clover-efi-bootloader
Depois de ter uma ideia de como funciona o bootloader, abra o terminal do Mac e digite:
“sudo -s” (vai pedir senha)
“diskutil list” (vai exibir todas as partições de seu HD, inclusive a partição EFI)
Pra você entenderem melhor na imagem abaixo que tirei no terminal do meu Hack a partição EFI é a de 209MB disk1s1, com base nisso você precisa achar a sua partição EFI, você vai usar a informação “Type” e “IDENTIFIER” para o enderço ou numero do disco, mas uma vez no meu é disk1s1 no seu pode ser outra especificação.
Achou a sua partição EFI certinho, ok vamos voltar ao terminal e digitar “diskutil mount /dev/disk1s1“, pronto sua partição EFI vai aparecer no Finder.
(Se você seguiu meu conselho e instalou o Windows primeiro é bem provável que o partição EFI esteja sem nome, algo parecido com isso :
#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER
0: GUID_partition_scheme *750.2 GB disk1
1: EFI NO NAME 104.9 MB disk1s1
)
Na janela do Finder tem duas opções EFI uma removível e outra não.
1-Entre na removível que é do pendrive encontre a pasta “EFI”, dentro dela copie as pastas “Clover” e “Boot”.
2- Abra o partição EFI do HD dentro dela abra a pasta “EFI” e salve as pastas “Clover” e “Boot” dentro.
Reinicie a maquina e no Menu do Clover encontre a opção Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option. A partir de agora você conseguirá iniciar sem o pendrive, pelo Clover da partição EFI.
Entre na BIOS, nas opções de boot é bem provável que tenha uma nova entrada de boot chamada Clover, ou até mesmo MacOS, deixe ela como primaria e fim . (imagem abaixo é exemplo do que estou falando)
(Parte atualizada)
6-Configurando o restante do Hackintosh
1ª Opção
Ao instalar o sistema MacOS em seu computador é importante que você tenha conhecimento sobre:
- Placa de vídeo de sua maquina
- Placa WIFI (se tiver)
- Codec de Áudio
- Placa de rede
- Processador
- Placa Mãe
Vou deixar aqui alguns links sobre como configurar os itens básicos de seu hackintosh:
http://www.hackintoshworld.com/audio-um-guia-pratico
http://www.hackintoshworld.com/solucao-para-videos-nvidia/
http://www.hackintoshworld.com/ativando-graficos-intel-com-clover-efi
http://www.hackintoshworld.com/editando-e-instalando-kexts/
Com esses dados você pode procurar na internet as kexts responsáveis por cada dispositivo, por exemplo você instalou o Sierra em seu computador os termos de busca para áudio codec ALC887 : YSierra ALC887, Sierra ALC887 kext. ou hackintosh ALC887 , e por ai vai sempre relacionando o modelo do hardware com os termos hackintosh ou modelo do MacOS.
No site Hackintoshosx.com, tem a área de downloads onde você pode encontrar uma infinidade de kexts.
Com as kexts em baixadas você pode salvar ela em “EFI/Clover/kexts/10.10 ou 10.9 ou 10.8”, depende do MacOS instalado, o MacOS Sierra é 10.12, Yosemite 10.11,Maverisks é 10.9 e assim por diante.
Para isso você deve montar a partição EFI novamente, já foi ensinado acima.
2ª Opção
A segunda opção é usando programas como Multibeast de Tonymac ou Hackintosh Vietnan, se você fizer uma busca aqui no blog vai encontrar uma infinidade de posts explicando como eles funcionam, e para quem esta começando esses programas podem ser bem mais fáceis de configurar o sistema no Hackintosh.
http://www.hackintoshworld.com/hackintosh-vietnam-tool/
http://www.hackintoshworld.com/dpcimanager/
http://www.hackintoshworld.com/multibeast-6-guia-definitivo/
No post vimos que criar um sistema de dual boot não é tão simples quanto fazer uma instalação limpa, é preciso ter cuidado com os arquivos e sistemas já instalados na maquina. Mas se tudo correu bem, como planejado agora você tem dois sistemas operacionais em seu computador de plataformas completamente diferentes.
Obrigado a todos por ler até aqui!
Todos possuímos um grande poder interior. O poder da auto-confiança. Há de fato uma postura para vencer. Você precisa se ver vencendo antes de vencer.
Fonte: Hackintosh World