Que o Mac permite ler e modificar arquivos em formatos do Windows com facilidade todos sabem. No entanto, alguns usuários podem descobrir que o contrário não é equivalente. Se você precisa saber como ler HD de Mac no PC, ainda não há drive ou uma solução nativa no sistema da Microsoft para o formato HFS+.
A boa notícia é que existem métodos para driblarem o problema e habilitar o Windows a fazer leitura e edição de arquivos do Mac no PC. Você pode efetuar a instalação manual de drivers, ou usar um programa de desenvolvedores para a tarefa. Lembre-se de que não nos responsabilizamos por quaisquer problemas que possam ocorrer durante o processo, este tutorial tem apenas fim informativo.
Antes de começar, remova a unidade USB do Mac no computador para evitar avisos de que ela deve ser formatada e arriscar perder seus arquivos. Então, veja abaixo como ler o formato HFS+ do Mac no Windows com dois métodos alternativos.
Instale os drives no Windows
Se você não quiser instalar um programa no seu computador para ler o formato HSF+, é possível instalar drivers da Apple manualmente no Windows. Para isso, busque na internet pelos arquivos ApplsHFS.sys, AppleMNT.sys e Add_AppleHFS.reg para proceder com a tarefa. Note que este método irá habilitar apenas a leitura de arquivos de um HD ou unidade externa com Mac.
Com todos devidamente baixados, siga as etapas abaixo:
- Selecione e copie os drives ApplsHFS.sys e AppleMNT.sys;
- Abra o Explorador de Arquivos, vá em “Este Computador” > “C:” (ou unidade que o Windows esteja instalado) > “Windows” > “System32” > “drivers”;
- Cole os drives selecionados neste pasta;
Adicione os drivers da Apple no Windows para ler formato HFS+ do Mac (Imagem: Thiago Furquim) - Abra o arquivo Add_AppleHFS.reg e mescle-o no registro do Windows.
É importante que nenhum aplicativo que reconheça o formato HSF+ esteja instalado no computador para que tudo funciona corretamente.
Instale um programa de terceiros
Para modificar, copiar ou inserir arquivos em uma unidade externa com formato HSF+, você precisará instalar um programa para isso. Indicamos o software do Paragon, visto que ele tem uma das maiores referências de uso e confiabilidade entre os demais programas que fazem esse trabalho. Ao baixá-lo, é possível escolher a opção gratuita de testes. Se gostar e desejar obter o programa integralmente, o seu valor atual é de R$ 61,99.
A vantagem de utilizar o Paragon está na sua ampla compatibilidade com diferentes formatos e sistemas operacionais:
- Compatível com Windows 10 (32/64-bit), Windows 8 / 8.1 (32/64-bit), Windows 7 SP1 (32/64-bit), Windows Server 2008 R2 SP1 (64-bit), Windows Server 2012 (64-bit) e Windows Server 2016 (64-bit.
- Lê os formatos HFS + e HFSX.
- Se o volume não estiver em modo de apenas leitura, você pode ler, editar, deletar, renomear e criar.
Veja, abaixo, como usá-lo.
- Faça o download HFS+ for Windows do Paragon e instale-o no PC;
- Ao fim da instalação, escolha a opção “Start 10-day Trial” para iniciar o período de testes gratuito e reinicie o computador;
- Insira a unidade USB em formato do Mac no compuador e aguarde o software reconhecê-lo;
Instale o software do Parabon para ler HSF+ do Mac no Windows (Imagem: Thiago Furquim) - Clique no botão de três pontos, canto extremo direito da tela, e selecione “Open in File Explorer” para ver arquivos da unidade.
Fonte: CanalTech