Tamanhos de Capa Facebook, Instagram 2018: Capa, Perfil, Avatar

Uma dúvida muito recorrente que a maioria das pessoas tem ao criar uma página ou perfil para seu negócio é qual o tamanho correto das imagens de redes sociais. Afinal, é muito frustrante fazer aquela imagem sensacional para ser postada e ela ser redimensionada automaticamente pela rede — ou pior: nem ser aceita.

Esse questionamento é tão comum porque cada uma das redes sociais que podem ser utilizadas por empresas tem um formato de imagem. Uma foto de capa tem dimensões diferentes no Facebook e no Twitter e se você errar no tamanho, o resultado pode ser esteticamente desastroso!

Quais as especificações das imagens das principais redes sociais de 2018? Confira o nosso guia completo para tirar as dúvidas e evitar qualquer retrabalho para que sua equipe possa focar no mais importante: a qualidade!

Ou se preferir, baixe o Infográfico Com O Tamanho Atualizado de Todas As Redes Sociais.

Facebook

Começaremos com a mais usada das redes sociais: o Facebook. Ele reúne cerca de 16 milhões de fanpages, de acordo com o Zephoria.

Para sobreviver entre tantas páginas, é preciso se destacar e imagens bem feitas, no tamanho ideal, ajudam sua empresa a dar um passo à frente. Isso acontece porque o engajamento dos usuários é maior em postagens com gravuras, em qualquer rede social.

O Facebook aceita imagens de 2048 x 2048 pixels. Porém, na maioria esmagadora dos casos, o tamanho a ser exibido para os usuários no desktop é por volta de 1200 x 900 pixels para gravuras sem linkagem externa. Ou seja, não é preciso trabalhar com imagens tão pesadas como as do limite máximo.

É importante considerar também o acesso massivo ao Facebook vindo de smartphones e tablets, que torna esse tamanho adaptável ao formato mobile. No caso de links externos, o Facebook carregará automaticamente a melhor imagem correspondente disponível. Caso a imagem não seja satisfatória, você pode fazer o upload da sua própria ilustração. Além disso, em links que oferecem mais de uma imagem, é possível escolher qual será publicada.

Já no caso do Facebook Ads, é importante notar que a imagem não pode ter mais de 20% de texto. Caso contrário, ela não será aprovada como anúncio pelo Facebook

Imagens da página no Facebook: seu cartão de visitas da rede

A rede social do Mark Zuckerberg tem o próprio “código de posturas” quando se trata dos tamanhos das imagens de perfil e capa a serem usadas nas suas páginas. Primeiramente, assim que você tiver criado sua página, é importante notar que a foto de perfil tem que ser quadrada.

Qualquer imagem fora desse padrão será recortada, o que pode comprometer a qualidade da identidade gráfica da marca. O tamanho padrão a ser exibido é o de 170 x 170 pixels e qualquer outro tamanho será adaptado a esse formato — o que pode não apresentar a aparência desejada.

Já as fotos de capa, devem ter as dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura para serem exibidas em smartphones. Por se tratar de um padrão da rede, as fotos de capa carregam mais rapidamente se forem subidas no formato sRGB JPG contendo 851 x 315 pixels, com menos de 100 KB. Resumindo, os tamanhos de imagens para o Facebook são:

  • Tamanho da capa do Facebook: mínimo 399 pixels X 150 pixels, com tamanho ideal de 852 pixels de largura, 315 pixels de altura e menos de 100 KB;

  • Tamanho da foto de perfil do Facebook ou Avatar: deve ter ao menos 180×180 pixels. Será cortada para caber em um quadrado. Está a 16 px da esquerda e 176 px do topo da foto de capa nos computadores;

  • Tamanho das Imagens do Facebook: 504 X 504 pixels para fan pages.

Twitter

O Twitter continua como uma das redes sociais mais populares entre as empresas que querem conquistar seguidores por meio do engajamento contínuo que a rede oferece. Mesmo que a escrita nesse site seja limitada a 140 caracteres, é possível atingir mais o seu público se for feito o uso de imagens.

A grande vantagem para produtores de conteúdo é que o twitter é mais flexível nas regras de dimensões de imagens. As gravuras de perfil precisam ter um tamanho de 400 x 400 e serão exibidas no site com o tamanho de 200 x 200 pixels em forma de prévia. Outro detalhe interessante é que a rede aceita animações no formato GIF como imagem de perfil.

O twitter dá bastante destaque para a imagem de capa. O tamanho recomendado para a ilustração a ser exibida é de 1500 x 500, ocupando boa parte da largura da tela. Então, não deixe de dar bastante atenção para a produção dessa imagem!

As imagens compartilhadas no twitter são exibidas em uma miniatura de 506 x 506 pixels, mas podem ser maiores do que isso. O tamanho ideal para que seja exibida com qualidade em várias plataformas é de pelo menos 1024 × 512 pixels.

Imagens maiores do que isso podem sofrer reduções automáticas. Resumindo, os tamanhos de gravuras para o Twitter são:

  • Foto de Perfil do Twitter: 400 x 400 pixels;

  • Imagem de Capa do Twitter: 1500 x 500 pixels;

  • Imagens De Tweets: 1024 x 512 pixels, preferencialmente.

Google Plus

Mesmo não sendo a rede social mais utilizada pelo “usuário comum”, o Google Plus é o melhor amigo do empreendedor que utiliza o gigante das pesquisas da internet para se promover na web, graças à sua integração com as demais ferramentas Google. O Google Plus possui um tipo de exibição de imagem responsiva.

Isso significa que as imagens que você publicar, inclusive as de capa do perfil, podem se adaptar de dispositivo para dispositivo. Porém, demanda uma atenção especial para determinados tipos de imagem: caso o tamanho não seja o adequado, pode ser que essa adaptação faça com que você perca partes ou informações importantes da foto. No caso da capa, recomenda-se o tamanho de 1080 x 608 pixels.

As prévias das imagens compartilhadas têm o tamanho de 497 x 373 px. Porém, no Google Plus, é possível carregar gravuras de até 2048 x 2048 px, que podem ser exibidas em tamanho original quando clicadas.

Outra peculiaridade dessa rede social é que a foto de perfil é exibida dentro de uma circunferência, diferente do padrão quadrado em outras redes. Apesar das imagens quadradas ainda serem recomendadas, é importante dar atenção especial para que nenhum detalhe da imagem fique de fora por conta dessa diagramação diferenciada. Resumindo, os tamanhos de gravuras para o Google Plus são:

  • Tamanho da Imagem de Capa do Google Plus: 930 x 523;

  • Tamanho da Foto de Perfil do Google Plus: exibida em uma circunferência de 120 pixels, deve ser quadrada;

  • Atualização de Status no Google Plus: 150 x 150 pixels para imagens;

  • Prévia das Imagens do Google Plus: 497 x 373 px mas podem conter até 2048 x 2048 px.

Instagram

Não é possível falar de Instagram, uma das redes que mais crescem em usuários, sem falar em imagens. Apesar disso, é uma das redes com maior nível de preocupação acerca do tamanho das gravuras.

Essa atenção deve ser redobrada, pois o usuário não tem a opção de alterar o tamanho das imagens. A imagem de perfil precisa ter 110 x 110 pixels. As miniaturas precisam ter 291 x 291 e os posts da no perfil são exibidos 600 x 600 pixels, mas o tamanho recomendado para as fotos a serem postadas é de 1080 x 1080 pixels .

Porém, mesmo com a visualização em grade no perfil, exibindo apenas imagens em quadrados, o Instagram passou a aceitar a postagem em formato de retrato e paisagem. É importante notar que, na linha do tempo dos usuários, essas imagens sempre se adequarão à largura da página. Resumindo, os tamanhos de gravuras para o Instagram são:

  • Foto de perfil 110 x 110;

  • Miniatura;

  • Displays: 291 largura;

  • Tamanho da imagem quadrada;

    • Recomendado: 1080 x 1080;

    • Exibição: 600 x 600.

Whatsapp

 

A ferramenta mais popular de troca de mensagens no Brasil também é uma grande aliada nos negócios, principalmente os menores. Com isso, é necessário cuidado também com a sua imagem de perfil ao usar essa ferramenta.

O tamanho mínimo é 140 X 140 pixels e, para dispositivos de maior resolução, 192 X 192 pixels. Resumindo, os tamanhos de gravuras para o Whatsapp são:

  • Tamanho da Foto de Perfil Do WhatsApp: mínimo é 140 X 140 px / 192 X 192 px (para dispositivos móveis maiores).

Youtube

Presente e popular entre as empresas, a rede social de compartilhamento de vídeos também merece uma atenção quando o assunto é imagem estática. A ferramenta permite que o usuário personalize o canal com imagens de capa, de perfil e miniaturas de vídeo.

Para a capa, o tamanho ideal é 1060 x 175 pixels. A imagem de perfil deve ser quadrada, com pelo menos 100 pixels por dimensão.

Também é possível colocar a gravura de vídeo como prévia, no caso com 368 x 207 pixels e uma miniatura de 196 x 110 pixels. Lembre-se, a miniatura pode ser personalizada! Resumindo, os tamanhos de gravuras para o Youtube são:

  • Tamanho da Imagem de Capa do Youtube: 2560 x 1440 pixels;

  • Tamanho da Imagem de Perfil do Youtube: 100 x 100 pixels;

  • Tamanho da Imagem de Vídeo do Youtube: 368 x 207 pixels, com uma miniatura de 196 x 110 pixels.

LinkedIn

Essencial para contatos profissionais, novos negócios e parcerias, o LinkedIn merece também uma atenção especial, assim como as outras imagens de redes sociais. Esta rede tem variadas especificações de imagens que podem ser postadas.

A logo deve ter 110 x 110 pixels; a foto de capa, pelo menos 1400 x 220 pixels. Há também o logotipo da empresa em miniatura (50 x 50 pixels) e o destinado aos comentários da empresa (30 x 30 pixels).

No caso das imagens para a representação de carreiras, o tamanho indicado é 974 x 330 pixels. Já no caso dos Banners de produtos e serviços, o tamanho mínimo é 646 x 220 pixels. Resumindo, os tamanhos de gravuras para o LinkedIn são:

  • Tamanho Foto de Capa do Linkedin: 1400 x 220 pixels;

  • Tamanho da Logo no Linkedin: 110 x 110 pixels;

  • Tamanho Foto de perfil de Empresa no Linkedin: (em Miniatura): 50 x 50 pixels;

  • Tamanho Foto de Perfil da Empresa no Linkedin (em Comentários): 30 x 30 pixel;

  • Tamanho de Banner de Produtos no Linkedin: 646 x 220 pixels;

  • Tamanho de Imagens em posts de Empresas no Linkedin: mínimo (ideal) de 1200 x 627 pixels ou proporção 1,91:1.

Pinterest

A capacidade de reproduzir imagens de obras de arte, inspirações e até mesmo tutoriais de DIY (Do-it yourself, ou faça você mesmo(a) faz com que o Pinterest conquiste bastante espaço entre as redes sociais. As postagens (chamadas de Pin) dessa rede possuem os seguintes tamanhos:

  • As miniaturas se limitam a 70 x 70 pixels;

  • Já os Pins, devem ter 600 pixels de largura, sem limitação de altura;

  • O tamanho das fotos de perfil é de pelo menos 200 x 200 px, sendo que a miniatura terá 70 x 70 px.

Saber o tamanho certo na hora de produzir uma imagem para uma rede social é essencial para que sua equipe trabalhe com muito mais eficiência na hora de promover o conteúdo de sua marca na internet. O importante é criar material de qualidade, boa resolução e que tenha tudo a ver com a mensagem que sua empresa quer transmitir para os usuários!

PROCURANDO PELO TAMANHO DE MAIS REDES SOCIAIS?
BAIXE O INFOGRÁFICO COMPLETO DE TODAS AS REDES SOCIAIS 2018 AQUI

Curtiu nosso guia? Não deixe de assinar nossa newsletter, a partir dela, você ficará sabendo todas as novidades e melhores dicas sobre o mundo do Marketing digital!