Falha se dá entre usuários e empresas que fazem uso do recurso Espaços de Armazenamento
Virou tradição: novas versões do Windows 10 também significam novos bugs capazes de causar perda de arquivos. Desta vez, a Microsoft assumiu um bug na versão do sistema com numeração 2004, lançada em maio deste ano, afetando um sistema chamado de Espaços de Armazenamento.
Os Espaços de Armazenamento são uma ferramenta que permite unir múltiplas unidades de disco em “pool” de armazenamento com partições virtuais que podem manter mais de uma cópia dos mesmos arquivos. Eles estão presentes tanto no Windows convencional quanto no Windows Server.
Como nota a página de suporte da Microsoft, usuários que façam uso desse recurso podem ter problemas ao atualizar seus computadores para a versão mais recente. O sistema operacional pode começar a reconhecer as partições de disco no formato RAW, no qual o Windows não é capaz de ler os arquivos gravados. Na prática, os documentos guardados na máquina podem se tornar inacessíveis por causa disso.
A Microsoft não liberou uma atualização para corrigir o problema, mas orienta profissionais de TI a definir os Espaços de Armazenamento como somente leitura para impedir a gravação de dados nas partições, o que permitirá acessar o conteúdo nos volumes não lidos como RAW. Para isso, a Microsoft dá o seguinte passo a passo:
- Abrir o menu Iniciar e digitar “powershell”;
- Clicar com o botão direito em “Windows PowerShell” e escolher “Executar como administrador”;
- Se surgir uma janela de Controle de Acesso de Usuário para o Windows PowerShell, selecione “Sim”;
- Na janela de PowerShell, digite o seguinte comando e pressione Enter: get-virtualdisk | ? WriteCacheSize -gt 0 | get-disk | set-disk -IsReadOnly $true