Perguntas e respostas sobre a migração para o Skype

Colunista responde dúvidas postadas pelos leitores sobre a migração do mensageiro instantâneo da Microsoft.
Desde segunda-feira (08), a Microsoft começou a migrar as contas do MSN Messenger para o Skype. O G1 publicouperguntas e respostas sobre o assunto e também abriu espaço para que os leitores pudessem postar suas dúvidas. Confira abaixo as principais perguntas referentes a migração.
>>> Desbloqueio de contatos
A opção de desbloqueio de contatos que migraram bloqueados do MSN não está disponível. Ela aparece em cinza, assim como a opção para bloquear contatos. Como faço para arrumar?Antonio Pietro
Olá Antonio! A manutenção dos contatos é feita no site “live.com”. Quando você está tentando realizar a restauração ou exclusão, aparece a caixa de seleção? Como se trata de uma página web, é possível que o navegador não esteja conseguindo exibir com sucesso todo o conteúdo. Recomendo que você acesse a mesma página e tente novamente restaurar os contatos, mas usando a versão mais recente do Google Chrome, Mozilla Firefox ou se o sistema operacional instalado no seu computador suportar, teste com a versão 10 do Internet Explorer.
>>> Haverá cobrança no Skype?
Gostaria de saber se terei que pagar para usar o Skype para falar com meus contatos. Mara Silveira
Olá Mara! Para conversar com o seus contatos por texto, assim como por voz e vídeo, é totalmente grátis. O Skype possui uma tarifação apenas quanto você realiza ligações para telefones fixos ou celulares e também para enviar SMS.
>>> Enviar e receber arquivos pelo PC
Eu costumo enviar arquivos do meu computador pelo MSN. Com a migração, poderei fazer isso pelo Skype? Tatiana Silva
Olá Tatiana! Com o Skype você continuará enviando e recebendo arquivos dos seus contatos. Inclusive com a possibilidade de compartilhar a área de trabalho do seu computador. Para enviar um arquivo siga os seguintes passos:
– Selecione a opção Conversa>Enviar>Arquivo.
– Localize o arquivo que você deseja enviar e após clique “Ok”.
>>> Instalar emoticons adicionais
Gostaria de saber se o Skype permitirá o uso de emoticons sem ser os que já vêm por padrão no programa. Pedro Henrique
Olá Pedro! Sim, é possível instalar emoticons e muitos outros recursos no Skype. Está disponível gratuitamente um pacote chamado “Messenger Plus!”, ele traz uma série de recursos interessantes como emoticons, animations (Winks), efeitos de voz, efeitos visuais na webcam, compartilhamento de vídeos, alertas sonoros personalizados e uma barra de utilitários que reúne todas as melhores funcionalidades num único lugar. O instalador do Messenger Plus! está disponível neste link. Vale salientar: para que você possa usar plenamente os recursos adicionais instalados pelo pacote com os seus amigos, eles também terão que tê-lo instalado.
>>> Visualizar documentos recebidos
Quanto aos documentos recebidos no MSN, boleto, faturas, como fazer para visualizá-las e imprimi-las? Volmar Sousa
Olá Volmar! Não haverá qualquer restrição em você visualizar os documentos recebidos por meio do Skype. Em relação a abertura de qualquer tipo de arquivo ou o seu envio para impressão, vai depender se você tiver um programa apropriado para a sua visualização. Por exemplo, se você receber um documento no formato PDF, é preciso ter instalado algum programa como o Adobe Reader. Se você receber um documento no formato “docx”, é preciso ter instalado o Microsoft Office ou o LibreOffice, pois a abertura de qualquer documento é feita por um programa apropriado, e não pelo Skype. Para verificar os arquivos enviados e recebidos, clique emVisualizar>Arquivos enviados e recebidos.
>>> Problemas ao tentar enviar mensagens
Fiz a migração, mas não consigo conversar com meus contatos. Recebo as mensagens, mas não consigo responder. Consigo escrever, mas quando clico em enviar a mensagem não é enviada. O que faço? Renardo Almeida
Olá Renardo! Alguns usuários têm relatado problema semelhante após terem realizado a migração. A solução encontrada é reinstalar o programa. Se o problema persistir, a Microsoft recomenda que a situação seja reportada neste link.
>>> Vantagens de unificar as contas
Possuo uma conta em cada serviço. É possível unificá-las? Quais são as desvantagens? Tiago Merlone
Olá Tiago! As vantagens em unificar os serviços consistem em adicionar os contatos do MSN ao melhor serviço de voz sobre IP, com integração de vídeo chamada pelo PC ou em dispositivos móveis. Lembrando que no final de abril não haverá a possibilidade de permanecer usando o serviço do MSN e necessariamente ocorrerá a unificação dos serviços.
>>> Acessar a conta do Hotmail no iPad
Não consigo acessar pelo iPad com o endereço de e-mail do Hotmail, já no computador eu consigo. O que devo fazer? Joao Fernandes
Olá Joao! Para resolver o problema que você relatou, clique em Ajustes>Mail, Contatos, Calendários. Então, apague e adicione a conta novamente.
>>> Receber e-mail pelo Skype
É possível receber e-mail pelo Skype? Jose Fialho
Olá Jose! Até o momento, não há qualquer integração do Skype com conta de e-mail do Outlook.com. De acordo com a Microsoft, existe a perspectiva que no futuro essa funcionalidade seja implementada.
>>> Unificar dois ou mais usuários do Skype
Não ficou claro o seguinte: tenho dois usuários diferentes, um para o Skype e outro para o MSN. Como farei para que o Skype mescle os meus dois usuários em um só? Alexandre Silveira
Olá Alexandre! Até o momento não existe essa possibilidade, pois cada usuário é único no Skype, assim como a integração com a conta do MSN. O que pode ser feito é adicionar mais de uma conta de e-mail vinculada a uma mesma conta.
>>> Adicionar novos contatos no Skype
Poderei adicionar contatos do MSN no Skype? Fabricio Zamara
Olá Fabricio! Para você adicionar contatos, conectado ao Skype, é preciso seguir os seguintes passos:
– Clique na opção Contatos>Adicionar contato>Buscar no diretório do Skype;
– Digite na caixa de busca o nome no Skype do novo contato. Também é possível pesquisar pelo nome completo ou o endereço de e-mail.
Meu @hotmail vai migrar para @outlook ou meu e-mail vai continuar sendo @hotmail? Sérgio Júnior
Olá Sérgio! O seu e-mail permanecerá inalterado após a migração. A única mudança que será percebida é a nova página do serviço de e-mails da Microsoft.

Fonte: G1 Tecnologia