3 dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi da sua casa

3 dicas para melhorar o sinal do Wi-Fi da sua casa

Imagine a seguinte situação: você quer fazer um upgrade na sua internet e decide comprar um roteador Wi-Fi novo. Você já conversou com um técnico e sabe que essa é uma solução que vai ajudar a melhorar a velocidade da sua conexão.

O produto chega na sua casa, você instala e aproveita as melhorias que esse roteador trouxe para a sua internet, como assistir a filmes e séries sem travamentos, bem como jogar seus games sem lentidão na sala onde o roteador está instalado. Porém, ao se deslocar pela sua casa, você percebe que o sinal da rede Wi-Fi ainda continua ruim em alguns cômodos. Será que ter comprado um roteador novo não resolveu o problema?

 

Na verdade, investir em um novo equipamento para distribuir o sinal da rede Wi-Fi resolveu parte do problema. Por sorte, solucioná-lo pode ser mais fácil do que você imagina. Neste artigo, separamos três dicas para você melhorar a velocidade, desempenho e alcance e do Wi-Fi na sua casa.

1. Instale o roteador Wi-Fi no cômodo central da sua casa

O ideal é instalar o roteador no cômodo mais central da sua casa.O ideal é instalar o roteador no cômodo mais central da sua casa. Fonte:  Divulgação 

Sabe quando você joga uma pedra na água e percebe que o impacto cria ondas que se espalham de forma circular? É exatamente dessa forma que o sinal da rede Wi-Fi é propagado em sua casa: de forma circular e em todas as direções.

O roteador recebe o sinal da internet, por exemplo, por meio de linhas telefônicas ou redes de fibra óptica e transforma esse sinal em ondas de rádio. Parece meio complicado, mas essa tecnologia é muito comum e foi inventada há bastante tempo, no século 19.

É por isso que, para melhorar o sinal Wi-Fi, o ideal é instalar o roteador no cômodo mais central da sua casa, de preferência sobre um móvel um pouco mais alto do que os demais. Assim, as ondas de rádio da rede Wi-Fi conseguem se espalhar de maneira mais uniforme e atingir os outros cômodos com a mesma intensidade.

Também é importante deixar o roteador o mais longe possível de certos objetos que atrapalhem essa propagação circular do sinal, como superfícies de metal ou vidro. Enfeites, espelhos e aquários, por exemplo, podem prejudicar a qualidade do sinal.

2. Utilize a frequência certa no roteador para melhorar o sinal do Wi-Fi

Outra dica importante para resolver o problema de qualidade do sinal da rede Wi-Fi é a utilização da frequência adequada. A maioria dos roteadores modernos oferece a função dual-band, ou seja, esses aparelhos transmitem o sinal do Wi-Fi tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz.

Normalmente, a frequência de 5 GHz é muito veloz, além de ter até 23 canais de transmissão. Na prática, isso significa que dificilmente outro aparelho que também utiliza ondas de rádio vai interferir na qualidade do sinal de Wi-Fi. O lado negativo é que a frequência de 5 GHz não é tão boa em atravessar paredes ou outros obstáculos.

Já a frequência de 2,4 GHz consegue trafegar uma quantidade de dados bem menor, o que acaba interferindo também na velocidade da conexão de internet. No entanto, essa frequência consegue cobrir distâncias maiores ou ambientes com mais obstáculos e divisões sólidas. Outro problema dessa frequência é a quantidade limitada de canais disponíveis. Isso significa que aparelhos muito comuns do nosso dia a dia — como micro-ondas, câmeras de segurança, portões automáticos e telefones sem fio — e principalmente redes Wi-Fi próximas podem interferir diretamente na qualidade da conexão com a internet.

Por isso, dê preferência por roteadores dual-band para melhorar o sinal do Wi-Fi da sua casa, pois com as duas frequências você consegue conectar mais dispositivos na sua rede sem perder qualidade.

Fique atento também se os dispositivos que você usa, como o seu celular e a sua TV, apresentam também uma tecnologia Wi-Fi mais moderna, porque ela permitirá uma navegação mais veloz e estável. Afinal de contas, de nada adianta o roteador Wi-Fi com a melhor performance do mercado se seus dispositivos não tiverem tecnologia compatível para aproveitar tudo isso.

3. Experimente a tecnologia mesh

A tecnologia de rede mesh é uma forma de melhorar o sinal da rede Wi-Fi.A tecnologia de rede mesh é uma forma de melhorar o sinal da rede Wi-Fi.Fonte:  Divulgação 

Se você já tentou as duas dicas anteriores para melhorar o Wi-Fi da sua casa e nada deu certo, ainda não é hora de entrar em pânico. Para esse tipo de situação, existe uma tecnologia de rede chamada mesh a qual tem-se tornado cada vez mais acessível e presente em residências e pequenas empresas.

Para montar uma rede mesh, são utilizados pelo menos dois roteadores, que se comunicam e formam uma grande rede Wi-Fi. A grande diferença nesse tipo de sistema é que a distribuição de ondas de Wi-Fi não é feita apenas a partir do roteador principal, mas sim por todos os roteadores da rede.

Assim, é possível ter sinal Wi-Fi por todo ambiente, conforme for a necessidade. O resultado é uma conexão muito mais estável em todos os pontos da casa.

Clique aqui caso você queira entender em detalhes como funciona a rede mesh.

*****

E aí, o que você achou dessas dicas? Esperamos que com elas você consiga melhorar o sinal de rede Wi-Fi na sua casa! Para conhecer melhor os produtos da Intelbras, acesse o site deles e fique por dentro dos novos lançamentos.

Fonte: TecMundo

URL: https://www.tecmundo.com.br/produto/211978-3-dicas-melhorar-sinal-wi-fi-casa.htm

Veja também