O Mac OS X é hoje um dos sistemas operacionais mais seguros que existe, pois foi construído em cima de uma base Unix que lhe garante diversas camadas de proteção e uma hierarquia de permissões de acesso por usuário bastante profunda.
A menos que a pessoa saiba o que está fazendo, habilitar o “superusuário” — conhecido como root — nem é algo tão fácil assim. Além disso, muitos preferem usar o Mac diariamente com uma conta de usuário comum, que nem sequer tenha privilégios de administrador.
Todavia, tanta proteção também traz riscos, como a possibilidade de você esquecer a sua senha de acesso. Em casos assim, já mostramos em outro artigo aqui no MacMagazine como criar uma nova conta de admin, de maneira a recuperar os seus dados. Na ocasião, comentamos também sobre a forma tradicional de redefinir a senha de um usuário, usando o DVD do próprio Mac OS X. Já que o processo só foi citado, decidimos mostrar aqui como que a coisa funciona, de fato.
Este procedimento pode ser feito tanto com o DVD de restauração da sua máquina (aquele original, que acompanha o Mac) quanto com um DVD convencional do Mac OS X Leopard.
Para isso, insira-o no drive e peça que o sistema reinicie pela mídia (é o mesmo que ligar a máquina pressionando a tecla C):
Quando chegar à tela de boas-vindas, não é preciso nem avançar no assistente.
Observe o menu que aparece no topo. Lá, você encontrará o Reset Password… em Utilities.
Aí, basta escolher o disco de inicialização desejado, selecionar o usuário no menu drop-down e escolher uma nova senha (com dica e tudo).
Simples, assim.
Protegendo a máquina com uma senha de firmware
Esta dica quem lembra é o leitor Takashi, porém só funciona com o DVD do próprio Leopard. Há alguns dias eu havia buscado a opção pelo DVD de instalação do meu MacBook Pro e ela simplesmente não aparece.
Não sei se você observou numa das fotos acima, mas o mesmo menu Utilities também oferece uma outra opção de segurança: Firmware Password Utility. Este nível de proteção existe no sistema operacional da Apple desde a sua versão 10.1, porém é desligado por padrão.
A funcionalidade requer que o Open Firmware 4.1.7 ou 4.1.8 esteja instalado em sua máquina; caso o seu Mac seja antigo, veja esta página e procure saber se não há algum update de firmware disponível. Os seguintes modelos de Macs podem usar o aplicativo Open Firmware Password:
- iMac G3 (Slot Loading) e adiante
- iMac G4 (Flat Panel) e adiante
- iMac G5
- iBook G3 e G4
- eMac
- PowerBook G3 (FireWire)
- PowerBook G4
- Power Mac G4 (AGP Graphics) e adiante
- Power Mac G4 Cube
- Power Mac G5
- Qualquer Mac com processador Intel
Recursos do Open Firmware Password
Para você ter uma ideia do nível de proteção proporcionado por este aplicativo, veja só a lista dos recursos trazidos por ele:
- Bloqueia a habilidade de usar a tecla C para iniciar por um disco óptico.
- Bloqueia a habilidade de usar a tecla N para iniciar de um servidor NetBoot.
- Bloqueia a habilidade de usar a tecla T para iniciar em Target Disk Mode (em computadores que ofereçam este recurso).
- [Somente Intel] Bloqueia a habilidade de usar a tecla D para iniciar do volume de Diagnóstico do DVD de instalação.
- Bloqueia a habilidade de iniciar um sistema em modo “Single-user” usando a combinação Command + S na inicialização.
- Bloqueia a redefinição de Parameter RAM (PRAM) usando a combinação Command + Option + P + R na inicialização.
- Bloqueia a habilidade de iniciar em modo “Verbose” usando a combinação Command + V na inicialização.
- Bloqueia a habilidade de iniciar em modo “Safe Boot” usando a tecla Shift na inicialização.
- Requer a senha para usar o Startup Manager, acessado pela tecla Option na inicialização.
- [Somente PowerPC] Requer a senha para entrar comandos depois de entrar no Open Firmware, acessível pela combinação Command + Option + O + F na inicialização.
Como habilitar o Open Firmware Password
O processo é até mais simples que resetar a senha de administrador: basta habilitar uma caixinha, digitar a senha desejada, confirmá-la e reiniciar a máquina.
Esta é tela que aparece pedindo para você digitar a sua senha de firmware, quando necessário:
Aos paranoicos de plantão, certamente é uma medida de segurança que traz mais tranquilidade, ainda mais se o Mac for um laptop, que anda pra lá e pra cá e pode cair em mãos indesejadas.
Aliás, a dica é ótima, também, pra controlar o uso de crianças que se acham espertinhas demais. 😉