Comparamos os principais antivírus pagos. Descubra qual o melhor!

Na jogada entraram Kaspersky, BitDefender, Norton, McAfee e NOD32. Confira qual se saiu melhor na interface, recursos e eficácia.

Leia a matéria na integra

Não tem jeito: seu computador precisa ter um antivírus. Pode até ter uma das versões gratuitas, mas é nos módulos pagos que você encontra mais segurança e recursos. Então, vamos ver qual software de segurança mais faz jus a seu rico dinheirinho…
Testamos 5 antivírus. O critério para a escolha das marcas foi um só: popularidade entre os internautas que visitam o Olhar Digital. Experimentamos o Norton, o McAfee, o BitDefender, o Kaspersky e o Nod 32.Testar esse tipo de software não é tarefa fácil e, para isso, contamos com a super colaboração do engenheiro Wellington Watanabe, responsável pela Bug Busters. Ele baixou da internet um conjunto de vírus, analisou várias fontes independentes de testes, como o AV Test e o AV Comparative, e explorou as interfaces dos diferentes antivírus para saber se elas eram fáceis de usar ou um bicho de sete cabeças para quem não é expert. Trabalhamos, em todos os casos, com as versões de testes – ou trial – que são oferecidas nos sites de todos os fabricantes de antivírus.
Interface: Para quem não é especialista, a interface é fundamental. Se ela for simples, vai tornar o software mais fácil de usar. Se for complicada, você vai ter até preguiça de mexer nele. Nesse quesito, quem largou na frente foi o BitDefenter, com design limpo super intuitivo. Logo em seguida, veio o Kaspersky, que também apresenta uma interface muito boa. Depois, veio o NOD 32, quase todo fácil de usar, mas com algumas complicações se você quiser funções mais avançadas.
O Norton ficou em quarto lugar. A interface é bonita, mas é pesada. Além disso, você precisa estar online para ver algumas partes da ajuda… Mas, a que deu mais trabalho pra utilizar foi a solução da McAfee. A interface é meio confusa: as telas oferecem muitas informações, mas navegar entre elas é meio complicado.Consumo de recursos: Pode apostar: esse é um item que vai fazer diferença na sua vida. Especialmente se seu computador não for um super micro de última geração. Quanto mais recursos um antivírus consome, mais ele afeta o desempenho do micros. Aqui, os louros vão para o NOD 32. Ele é quem menos exige da máquina e menos interfere no funcionamento da máquina. Em 2º lugar, um empate: Kaspersky e BitDefender. Norton e McAfee também empataram no 3º lugar.
Recursos adicionais:Já que você está pagando, tem que exigir vários complementos, como Firewall integrado e outros acessórios. Aqui, quem se deu melhor foi o Kaspersky. Mesmo na versão mais simples, teclado anti-fraude, mecanismo anti-phising e um recurso específico para quem adora jogar no micro estão presentes. No 2º lugar desse quesito, ficaram os outros 4, empatados. Eles oferecem recursos diferentes, mas acabam se equivalendo no final das contas.Eficácia: Chegamos ao item que todos esperam: afinal, qual dos antivírus faz melhor a remoção das pragas virtuais? No combate ao nosso pacote de vírus padrão, o melhor soldado foi o Kaspersky: ele detectou 91,6% das ameaças. Os outros ficaram bem próximos desse número, mas não tiveram a mesma eficácia.
Instalação:O último item de avaliação nesse Laboratório é a instalação. Aqui, quem se deu bem foi o NOD 32, o mais fácil de instalar. Depois, veio o Kaspersky, seguido de perto pelo BitDefender. Fechando a fila, vêm Norton e McAfee.Conclusão: Depois de todos os testes, chegamos a um veredicto: a escolha do Olhar Digital como melhor software de antivírus na versão paga vai para o Kaspersky Anti-Virus 2012. Ele foi mais eficaz nos testes de detecção de malwares, e apresentou ferramentas adicionais uteis e fáceis de usar. Logo em seguida, ficou o BitDefender, seguido por NOD 32, Norton e McAfee.
Se você pensa em instalar um antivírus gratuito no seu micro, aproveite para conferir nossos testes com essas versões de antivírus: experimentamos os melhores e escolhemos qual é o mais efetivo. Acesse e confira!